A produção industrial surpreende não só por seus equipamentos e mecanismos de funcionamento, mas desde o mais simples método de Conexão entre peças, por exemplo, até um Cilindro hidráulico capaz de movimentar peças com muito peso. Algumas peças são muito utilizadas em motores de carro, outras em produções de segmentos específico da indústria, mas todas elas pensada para facilitar a linha de produção e tornar o trabalho mais eficiente. Vamos conhecer alguns dos produtos mais interessantes usados em diferentes linhas de produção industrial:
O poder de um sistema de Hidráulica
Peças que trabalham com a força da água são capazes de movimentar massas e pesos enormes. Um dos equipamentos que usa a água como fonte de força e energia para gerar uma potência mecânica é o Cilindro hidráulico. Quanto maior o diâmetro do equipamento, maior a força para determinado procedimento.
A peça também é conhecida no meio industrial pelo nome de “motor hidráulico linear”. Esse motor está normalmente acoplado à máquinas complexas, que necessitam de uma força para impulsionar ou movimentar certas partes. Algumas dos equipamentos dentro das linhas de produção que utilizam o Cilindro podem ser citados a seguir:
- Retroescavadeiras;
- Tratores em geral;
- Empilhadeiras;
- Injeção de prensas;
- Máquinas de produção de automóveis;
- Máquinas de elevação de automóveis para conserto;
- Guindaste de caminhões;
- Máquinas de construção;
- Equipamentos de mineração.
O equipamento funciona por meio de um pistão que está conectado a uma haste. Ao receber óleo no Cilindro acoplado, o movimento do fluído por meio de bombas faz com que o tubo do pistão se movimente para dentro e para fora, gerando força e impulsão.
As principais peças do Cilindro Hidráulico são: êmbolo, que faz movimento linear; vedação, que cobre o êmbolo; anel raspador; Conexão; haste e uma câmara para a haste.
Existem alguns tipos deles:
- Equipamento simples, em que a o pistão retorna do movimento linear por meio de uma mola ou pela própria gravidade;
- Equipamentos com dupla ação – que são os mais comuns no mercado;
- Equipamentos telescópicos – com mais de uma haste.
Válvula termostática que previne danos
A chamada Válvula de alivio é um dispositivo usado para desviar pressão de algum sistema que tem muito aumento de pressão durante o seu processo, portanto, funciona como um sistema de segurança. Esse mecanismo pode ser usado, por exemplo, para prevenir o vazamento de um sistema de aquecedor de água.
Quando há aumento considerável da pressão e temperatura, a tendência é que a água vaze, danificando o equipamento em que estava. Neste caso, a válvula termostática forneceria saída para o acúmulo da pressão no líquido.
Esse equipamento pode ser configurado para começar a funcionar em uma temperatura pré-definida. Se a válvula abrir para liberação do líquido ou gás, o sistema pode ser configurado para desligar automaticamente.
Segurança ao Retificar um problema no motor
O cabeçote é uma peça essencial para todo e qualquer motor. É uma peça que tem corpo maior e algumas peças agregadas a ele. Essa peça trabalha no meio das explosões do motor, e essas explosões acontecem de forma intermitente e em altíssima temperatura, a cerca de 500 graus Celsius.
Estando expostos à essa temperatura, peças ao redor do cabeçote, principalmente aquelas que são feitas de alumínio se expandem e acabam se deformando.
É para isso que serve a peça Retifica de Cabeçote. Esta máquina tem o trabalho de Retificar, ou seja, trabalha “reformando” e arrumando o formato que foi danificado devido à temperatura atingida ao redor.
Para que o cabeçote seja corretamente retificado, é necessário que essa peça tenha um pedaço a mais de material, ou seja, uma sobra. Dessa maneira o rebolo da máquina de retificação consegue ir modelando este pedaço do cabeçote para torná-lo plano novamente.
As opções dentro dos processos industriais
As tecnologias avançam e auxiliam cada vez mais nos processos de produção. Mesmo assim, as máquinas antigas com sistemas tradicionais, como os acima citados, são sempre eficientes dentro de cada processo.
Atualmente, as misturas de procedimentos tradicionais com as novas tecnologias têm feito da indústria uma área bastante potencial de investimento, e tem permitido que as empresas avancem, aumentem a sua produção e, consequentemente, as suas vendas.