O compressor de ar é um aparelho que sua função é obter o ar que está em determinado local e o armazena, em reservatórios próprios, sob alta pressão.
Ou seja, esse ar fica guardado dentro do próprio equipamento e é utilizado para impulsionar uma elevação da pressão.
Em seu funcionamento se assemelha igual a uma bomba, no entanto, suas diferenças ficam em evidências nas propriedades dos líquidos, incompreensíveis, mais densos, e dos gases, compreensíveis densos.
Os compressores são feitos para auxiliarem ferramentas pneumáticas, calibrar pneus de veículos e ajudam na limpeza.
Também são usados como um dispositivo de bombeação que produz uma rarefação onde o ar comprimido vai para a saída de acumulação.
Ele é uma máquina que tem alta durabilidade se for bem cuidado e utilizado, por isso, é necessário muito cuidado na hora de sua manutenção.
Em suma, os compressores são aparelhos que transformam a operação mecânica em energia atrelada em um gás que gera uma energia de pressão.
No que resulta no deslocar de longas distâncias em tubulações, armazenamento de energia e auxilia no funcionamento de outras máquinas, equipamento como, por exemplo, motores de ar comprimido.
A história do compressor
A necessidade de uma máquina de ar comprimido surgiu por volta do ano 3.0 AC (Antes de Cristo), pois o homem, ao começar a trabalhar com o metal, não conseguia suprir a demanda utilizando seus pulmões (soprando) e, nisso, passou a utilizar o vento como fonte de ar para concluir o seu trabalho.
Em 1.500 AC, no Egito, foram acoplados foles, tipo de uma sanfona, que com os movimentos dos pés ou mãos armazenavam ar comprimido.
Isso supria, na época, a necessidade de um compressor. Esse invento dos egípcios foi utilizado por mais 2.0 anos.
Foi em 1762 que John Smeaton registrou a primeira patente de um compressor ativado por uma roda d’água.
Já em 1857 aconteceu a primeira experiência bem-sucedida no transporte de energia por intermédio de ar comprimido, na obra do túnel Mont Cenis, localizado no Alpes Suíços.
Em Paris de 1888 foi feita a primeira planta de distribuição de ar comprimido e era usado desde o funcionamento de geradores e relógios até distribuição de cerveja.
Até que Mannesmann, em 1935, construiu um compressor de ar alternativo, resfriando a água, duplo efeito e duplo estágio.
O aumento da pressão de fluidos compreensíveis e o escoamento foram realizados por diversas máquinas, compressores, ventiladores, sopradores e bombas de vácuo, por exemplo.
Isso contribuiu muito ao aprimoramento do aparelho que ganhou mais adaptações como mangueira que auxilia na condução do ar para dentro do aparelho e, também, no fabricar de várias ramificações de compressor.
Conheça alguns tipos de compressores de ar e suas aplicações
Atualmente no mercado há alguns compressores que atendem serviços diferentes dependendo da demanda que ele se encaixa. A seguir, veja alguns tipos.
- Compressor hospitalar;
- Compressor de serviço ordinários;
- Compressor industriais
- Compressor de gás;
- Compressor de refrigeração.
Compressor de ar comprimido hospitalar ajuda na geração de oxigênio medicinal para o tratamento do paciente.
O tratamento pode ser simples, respiração mecânica ou até mesmo em cirurgias, precisa estar enquadrado nas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estabelece que este tipo de aparelho precisa ter dois sistemas para garantir a qualidade do ar do paciente:
- O secador de adsorção;
- Catalisador HOC.
Eles são fundamentais, pois o secador de adsorção elimina toda água dentro da compressão evitando a proliferação de bactérias e o catalisador HOC converte o monóxido e dióxido de carbono em não prejudiciais.
A Mangueira para ar comprimido deve estar sempre limpa também.
O compressor de ar para serviços ordinários são máquinas de custo baixo, inicialmente, e normalmente se usa em serviços de pintura, limpeza e pequenas máquinas pneumáticas.
Os compressores de ar para sistemas industriais são máquina de grande porte, tanto o custo com a máquina como o operacional tem custo elevados. A função dele é dar o suprimento necessário de ar em unidades industriais.
Compressor de gás, ou de processos, são mais maleáveis na condição de uso, pois depende de como será aplicabilidade.
Nesse caso, se destaca compressores de caráter anormal como, por exemplo, o soprador de ar do forno de craqueamento catalítico das refinarias de petróleo. Essa máquina tem grande potência e vazão, precisa de uma concepção igual a um compressor de gás.
Compressor de refrigeração são equipamentos que auxiliam na refrigeração, ou seja, funciona por meio de fluídos em condição de sucção e descarrega variáveis no que induz a produção em massa e fornecimento isto inclui os aparelhos do sistema de refrigeração.
Independentemente do tipo de compressor de ar é imprescindível manter corretamente a Inspeção de compressores em ordem, porque isso garante o bom funcionamento do aparelho e sua execução.
E antes de adquirir um compressor de ar, cheque qual é o melhor e que atenda suas necessidades tanto domésticas ou empresariais.