Hoje iremos falar sobre um termo não tão desconhecido pelas pessoas, o compressor. Esse serviço proporciona uma grande ajuda tanto no ambiente industrial quanto construção civil e qualquer outro lugar que se encontra.
O compressor de ar comprimido é um equipamento conhecido pela maioria do público, mas muitas vezes sabemos mais o nome do que todas as suas funções e seu funcionamento, justamente porque seu nome se tornou popular.
E, em locais industriais ele não é somente conhecido pelo nome, mas pela sua enorme função e feitos que faz com que algumas necessidades nunca faltam, quando se relacionam com esse dispositivo.
E hoje falaremos sobre ele e tudo o que pode fazer como equipamento. Além disso, falaremos sobre algumas peças principais que fazem com que ele possa ser seu funcionamento e potência da forma que são.
Compressor de ar
O compressor de ar é um equipamento pneumático, ou seja, que trabalha com o ar pressurizado em seu interior. Ele capta o oxigênio que está em todo o ambiente e o armazena em alta pressão em seu reservatório.
Com essa pressão, esse ar se comprime e faz com que seu interior entre em uma combustão que proporciona seu funcionamento, fazendo com que gere energia elétrica. Ou seja, seu grande feito é produzir energia.
Ele é usado para serviços como:
- Gerais
- Industriais
- Refrigeração
- Vácuo
- Entre outros
Até quando você for se divertir em um local como a quadra de paintball, existirá um compressor fazendo pressão nas bolas de tinta que esse esporte proporciona. Ou seja, ele pode ser usado para muitos fins.
Compressores na indústria
Os compressores, como já citamos, são extremamente variáveis e podem ser usados por muitos motivos. Já no ramo industrial ele possui algumas funções, como dar suprimento de ar em unidades industriais.
Esses já têm um formato muito maior e são mais caros, mesmo que seu funcionamento seja basicamente o mesmo que os outros. Mas, como a indústria é muito grande, necessita de equipamentos diferenciados.
Hoje em dia há dois tipos de compressores usados no ramo industrial, o volumétrico e o dinâmico. O volumétrico faz com que a elevação da pressão seja captada pela redução do volume que é ocupado pelo gás em seu interior.
Ele é do tipo alternado, que tem um ou mais pistões, peças que se movem no interior do compressor que aspiram o ar para poder deixá-lo em um reservatório. Assim poderá ser usado quando for desejado. Esse modelo faz com que a vida útil das peças para compressor dele seja maior e promove vedação e eficiência volumétrica.
Os compressores dinâmicos possuem uma elevação de pressão por meio de conversão da energia que se encontra que é a cinética para energia de pressão, isso enquanto passar o ar pelo compressor.
Principais peças
Primeiramente falaremos do pressostato para compressor, que é um instrumento de medição de pressão, usado para a proteção do equipamento e de todos os processos relacionados a ele.
Ele protege a integridade física de todos os equipamentos que estão sob pressão e aplica seu funcionamento em todo esse mecanismo com o ajuste de setpoint e uma chave de duas posições. Ou seja, ele faz com que a pressão não exploda o equipamento ou possa acontecer qualquer algo do tipo.
Há também o filtro de ar para compressor, que é utilizado para tirar todas as impurezas, fluídos e afins que possam atrapalhar o uso do compressor, principalmente quando ele é usado para pinturas e jateamentos.
Aluguel é a melhor opção
Hoje em dia, principalmente na indústria, é possível ter a escolha de compra de um compressor ou a de locação de compressor de ar. E, a segunda escolha é a que mais é cotada atualmente.
Isso porque ela facilita muito todos os tipos de trabalho que as empresas teriam se fossem elas que tivessem o compressor comprado. Ou seja, por alguns motivos que serão citados, os empresários começaram a achar essa ideia muito melhor.
O preço de manutenção de compressores e todos os seus reparos é sempre muito alto, deve ser feito diariamente, além de ter outros tipos de análises mensal e anualmente.
E para que seja mais fácil isso, o aluguel se torna mais válido, pois as máquinas serão de última geração, os técnicos serão profissionalizados e você não se preocupará com mais um serviço, pois tudo isso será feito por uma empresa especializa.
Enfim, essas foram as elucidações sobre as peças principais de um compressor e também o seu funcionamento.