Confira mais sobre empresas de chiller

A tarefa de uma indústria é transformar matérias-primas em mercadorias prontas para serem comercializadas ou consumidas.

Por conta disso, é preciso empregar uma série de processos químicos e/ou físicos que permitam tal transformação. Para fabricar um compressor, por exemplo, é preciso fundir os metais que serão usados para confeccionar as suas peças.

O problema é que, enquanto alguns destes processos são relativamente simples, outros devem acontecer sob condições muito específicas de variáveis como temperatura, umidade e pressão.

Na prática, isso significa que é preciso empregar aparatos que ajudem a controlar tais aspectos, como um regulador de pressão ou de temperatura.

A boa notícia é que tais itens não são difíceis de se encontrar: há vários deles no mercado, permitindo que o gestor industrial escolha o melhor para as necessidades do seu estabelecimento.

Neste post, você aprende mais a respeito de um dos mais usados pelas fábricas: o chiller. Confira, a seguir, o que ele é, para que serve e como aproveitá-lo ao máximo:

O que é um chiller?

Como o seu próprio nome diz, um chiller é um item que tem como finalidade o resfriamento de fluidos, sejam eles líquidos ou gasosos. Assim, eles são usados para manter sua temperatura sob controle, o que pode ser útil em certos processos industriais.

Além disso, tais aparatos também podem ser usados para climatizar ambientes industriais. Isso, por sua vez, garante que a equipe possa trabalhar de modo mais confortável e que os equipamentos fiquem menos vulneráveis a episódios de superaquecimento.

Como o chiller funciona?

O mecanismo de funcionamento do chiller é relativamente simples: ele contém um líquido resfriador que reduz a temperatura dos fluidos que passam por dentro dele.

Por conta das regras da física, o ar ou a água resfriados fazem com que o ambiente fique mais frio como um todo, tornando-o mais agradável e seguro para a operação de algumas máquinas.

Apesar disso, é preciso estar atento ao fato de que há alguns modelos que têm fatores distintos uns dos outros, como a quantidade de circuitos.

Assim, o chiller preço não é o único fator que deve ser levado em conta na hora da aquisição: é preciso garantir que o modelo escolhido seja capaz de suprir as necessidades do local onde será instalado.

Quais cuidados devem ser tomados com o chiller?

Assim como praticamente todos os outros equipamentos de uso industrial, o chiller requer alguns cuidados, desde o momento da compra até do uso, passando pela instalação.

A boa notícia é que eles são relativamente simples e fáceis de se entender, assim, não causam grandes contratempos. Confira alguns deles a seguir:

  1. Preferência por modelos de marcas reconhecidas

Com o crescimento da automação industrial e o barateamento da tecnologia, cada vez mais fábricas investem em maquinário para a realização de atividades que anteriormente eram realizadas de modo manual. Entre estes itens, estão:

Entretanto, usar tais tecnologias sem critério algum não é o suficiente: é preciso fazer o devido planejamento para a sua implementação.

Além disso, é essencial que todos os equipamentos sejam obtidos junto a fornecedores de confiança, que tenham uma boa reputação no mercado.

O chiller não é exceção, é preciso que a sua instalação seja planejada, e que o aparato seja fabricado por uma empresa experiente no ramo. Assim, evita-se surpresas e aumenta-se a vida útil do objeto.

  1. Aquisição de um modelo ecológico

A sustentabilidade é um assunto que está em voga em todos os setores econômicos. No caso da indústria, ela requer não apenas a gestão inteligente de resíduos, como, também, o uso de equipamentos que consumam menos energia.

Isso, por sua vez, também se aplica ao cooler: há modelos mais modernos, que consomem menos energia. Da mesma forma, eles podem ser instalados de maneira estratégica, de modo a aumentar a sua eficiência.

Ambas as tarefas podem ser realizadas com a ajuda de uma consultoria ambiental SP: as empresas que atuam neste ramo contam com profissionais qualificados que ajudam a escolher máquinas econômicas e a torná-las ainda mais eficientes.

Vale ressaltar que, além disso, o impacto causado por máquinas ecológicas é menor. Isso, por sua vez, ajuda a passar por uma das principais fases dos procedimentos burocráticos necessários à abertura de um negócio: o licenciamento ambiental.

  1. Uso de controladores

O objetivo do chiller é manter um ambiente em uma temperatura controlada e determinada por sua configuração. Contudo, outros fatores podem fazer com que ela se eleve, o que, consequentemente, fará com que todo o local se aqueça.

Felizmente, existe um aparato que pode ser usado de forma complementar ao cooler, de modo a evitar esse tipo de incidente: o controlador de temperatura.

Além de fazer a medida do calor, ele pode estar conectado a outro equipamento, de modo que, quando a temperatura sair do nível determinado, ele entra em ação automaticamente.

redator Autor