As conexões são aparatos utilizados para fazer a união de tubulações de diversos tipos na indústria ou para fazer o controle de passagem de substâncias em diferentes sistemas, como é o caso das válvulas.
As conexões podem ser de diversos tipos, conheça alguns:
Conexões pneumáticas
As Conexões pneumáticas são usadas para unir tubulações em sistemas de ar comprimido. A principal diferença entre esse tipo de conexão e as usadas em sistemas hidráulicos é que elas são mais apertadas e operam com níveis de pressão mais baixos.
As conexões pneumáticas mais utilizadas no mercado são os tipos:
- Acoplamento: Serve para conectar dois tubos por meio de uma rosca;
- União: Une acoplamentos que podem ser desconectados sem corte;
- Cotovelo: Serve para mudar o fluxo de direção;
- T: Serve para conectar três partes diferentes de fluxo, fazendo com o fluido seja combinado ou dividido;
- Nipple: Permite a conexão de dois aparatos;
- Válvula: Exerce o controle da passagem dos fluidos.
Outro aparato que pode ser utilizado nos sistemas pneumáticos é o Flange sobreposto, que é ideal para aplicações que operam com níveis mais baixos de pressão.
Esse aparato precisa ser soldado à tubulação, pois não é possível conectá-lo de forma direta a ela. Esse acessório é muito utilizado em indústrias como, construção naval, metalúrgica, petroquímica, de papel e celulose, etc.
Conexões hidráulicas
Uma instalação hidraulica, seja ela de água quente ou fria, residencial, comercial ou industrial também tem grande necessidade de conexões.
No entanto, há especificidades para cada um dos sistemas, pois existem materiais que se adéquam melhor à água fria e materiais mais apropriados para passagem de água quente.
Para a condução de água fria, por exemplo, a recomendação é que sejam utilizados materiais de composição plástica, como tubos e conexões em PPR e PVC. O PVC é um material que pode se apresentar nas variáveis rígida ou flexível.
O PVC só não é recomendado para instalações expostas a temperaturas maiores que 60ºC. Há ainda um tipo de PVC mais resistente, o CPVC, que, na verdade, é o PVC revestido com cloro, podendo ser usado para condução de líquidos em condições de temperatura e pressão mais elevadas.
Devido à sua maior resistência, esse equipamento já tem sido usado para condução de água quente também.
No entanto, o material mais comum para instalações de água quente é o cobre, devido à sua alta resistência e durabilidade.
Na adoção deste tipo de material para instalações, é recomendado que seja feito um bom revestimento para evitar perda de calor desnecessária
Outro material que pode ser usado nesse tipo de tubulações é o aço carbono, um material altamente resistente e que pode ser usado nos mais diversos tipos de tubulações industriais.
Válvulas
Uma das conexões mais utilizadas na indústria é a válvula. Ela regula o volume de passagem dos fluidos, ou pode ser usada, ainda, para liberar ou travar totalmente a passagem deste fluido de acordo com o tipo de sistema.
As válvulas são recursos muito úteis em instalações industriais, mas também podem ser encontradas em sistemas de uso domésticos como distribuição de água e gás.
As válvulas podem ser encontradas nos tipos:
- Válvula gaveta;
- Válvula globo;
- Válvula agulha;
- Válvula borboleta;
- Válvula de retenção;
- Válvula reguladora de pressão;
- Válvula solenóide.
A válvula gaveta é a mais usada na indústria. Ela faz uma liberação completa do fluido. Já a válvula globo é usada para controlar a quantidade de fluido que está sendo liberado Esse tipo é muito usado em gasodutos.
A válvula agulha é uma variação da válvula globo, mas com ela é possível fazer um controle mais refinado da quantidade de fluido que é liberado.
A válvula do tipo borboleta também é usada para controle do fluido mas possui certas limitações nesse nível de controle.
A válvula de retenção visa evitar que o fluido volte ao sistema pelo mesmo caminho que foi liberado, ou seja, evitar uma espécie de refluxo.
A válvula reguladora de pressão é usada para regular a quantidade de pressão em um sistema. A valvula solenoide é um aparato eletromecânico usado para controle de fluidos como líquidos e gases na indústria.
As conexões são aparatos extremamente importantes, pois são elas que fazem a junção entre os tubos de sistemas para passagem de fluidos como água, gás e fluidos de aplicações industriais diversas.