Conectores impedem saída de fluidos em emendas

A aplicação de sistemas hidráulicos é um dos principais projetos, nos mais diferentes ramos de atividade. Está presente na construção civil, e em diferentes setores, como setor industrial, comercial e residencial, em projetos de veículos, como carros, motos e caminhões, e, até mesmo, na indústria naval e de aviação.

Flexibilidade facilita a instalação

Quando há a necessidade de flexibilização deste tipo de sistema, diversos materiais estão disponíveis no mercado, podendo ser adaptado aos mais diferentes motores e aplicações.

Isto se deve à funcionalidade, de fácil apelo, para transportar elementos como combustíveis, óleos, graxa e água, em diferentes estágios, com diferentes temperaturas.

Para isto, basta adaptar um sistema hidráulico a um material bastante resistente, que sua função será cumprida de acordo, seguindo as especificações técnicas que se apresentam no momento de escolha de determinada matéria-prima.

Por isso a indústria investe em pesquisas que forneçam, de maneira satisfatória, qual o melhor material que pode ser usado, em diferentes ambientes.

Encontrado em diversos planejamentos de sistema hidráulico no setor industrial, a mangueira hidráulica alta pressão permite a movimentação, unida ao material resistente à ferrugem, produzida pela oxidação, e a corrosão, muito comum em diversos materiais.

Como ela pode ser fabricada em diferentes diâmetros, com tamanhos diferenciados, ela tem como características principais o uso de materiais sintéticos, entrelaçado por aramas, que reforçam a estrutura e permite a passagem de diversos produtos, sob alta pressão.

Seu uso é incentivado em setores da indústria, que precisam garantir um equipamento de segurança, quando necessário em casos de acidentes ou incêndios, pois o material é resistente a altas temperaturas, tendo alta durabilidade e pode ser aplicada em diversas situações adversas.

Na área residencial, a necessidade de um produto não precisa atender a tantos quesitos de segurança. Utilizada para a lavagem de veículos e regas de jardins, a mangueira cristal trançada é encontrada comumente em casas e em empresas que oferecem serviços de limpeza.

Na parte externa, este equipamento é liso, evitando o acúmulo de sujeira, e na sua composição, possui alto grau de resistência a eventos da natureza, como raios ultra violeta, chuvas e ventos.

Apesar de não ser ideal realizar a emenda destes produtos, em alguns casos é possível realizar a ligação, estendendo o tamanho, até que se chegue a um ponto ideal, com o uso de gaxeta de borracha, vedando os espaços de entrada e saída dos elementos, nas extremidades das mangueiras.

Na indústria, é possível encontrar este material na vedação de componentes do interior das máquinas, suportando atritos entre as peças que se movimentam, conforme a pressão exercida, alternando entre baixa e alta.

Como há diversos modelos disponíveis no mercado, o ideal é verificar quais as características atendem melhor a que trabalho será destinado.

As condições serão determinantes para a escolha de um tipo, portanto deve-se atentar para:

  • Haste ou êmbolo que será aplicado;
  • Tipo de sistema, entre pneumático e hidráulico;
  • Pressão a ser suportada;
  • Alternância de temperatura do sistema.

A passagem de fluídos também vai influenciar em qual o melhor tipo para ser melhor aplicado, assim como a presença de folgas, que deverão ser suprimidas, em caso de necessidade.

Presença marcante no setor industrial

Apesar da maioria das pessoas não se dar conta, há um elemento que está presente no setor industrial, que tem grande importância no funcionamento das máquinas, assim como em sistemas de isolamento elétrico, para manter a segurança nos ambientes de trabalho.

A vedação, o acabamento e emendas fixadas com a borracha parecem estar em todos os setores, de toda a cadeia construtiva.

As aplicações a que estão destinadas este tipo de produto, podem ser observadas por diferentes aspectos. Em uma empresa, muitos pisos contam com a borracha, como uma maneira de oferecer um conforto acústico, impedindo que a vibração das máquinas cause ruídos estridentes.

E funciona também como um isolante elétrico, impedindo o risco de acidentes.

Na área residencial, muitas vezes, a borracharia é empregada no uso de calçados e em equipamentos que ajudam na fixação de móveis, junto ao piso.

É importante observar que este tipo de produto também está presente nos veículos que utilizamos, nos pneus fabricados com este tipo de material, das bicicletas aos ônibus, em diferentes espessuras e perfis.

A indústria da borracha atinge também os setores da medicina. As borrachas compõem os pares de luvas que são utilizados por médicos e enfermeiros, em uma cirurgia, por exemplo.

É preciso estar atento a este material, tão presente em nossas vidas, e que pode trazer muitos outros benefícios, quando devidamente descartados.

redator Autor