A seladora de caixas de papelão é utilizada para maximizar a agilidade e segurança no embalamento e transporte de grandes e pequenas caixas, aumentando consideravelmente o processo de produção de uma empresa. Também conhecida como fechadora automática, esse tipo de máquina utiliza ar comprimido como forma de fechamento da caixa de papelão, ou seja, tem o funcionamento ativado por um sistema pneumático.
O fechamento que estes modelos de máquina seladora realizam envolve o fechamento superior e inferior simultaneamente, garantindo assim, extrema rapidez e economia de tempo no fechamento final de embalagens em geral.
O que nem todas as máquinas pneumáticas podem oferecer, otimizando a produção e a aumentando o número de embalagens fechadas por minuto, causada pela alta qualidade de adesão que essa máquina proporciona.
Por que investir em caixas de papelão seladas?
A adoção desse equipamento é um grande diferencial para a otimização da produção de uma indústria, já que aumenta consideravelmente o tempo de produto embalado por minuto. Ainda, a máquina pneumática dá ao seu proprietário diversas opções de tipos de fechamento.
Sendo assim, é possível que a seladora automática contínua sele apenas as abas inferiores, possibilitando que o usuário adicione outros itens ao interior das caixas, como itens de segurança para o seu produto, como almofadas de ar, flocos de isopor, cantoneiras internas, papelão ondulado que formam divisórias, entre outros.
Uma ótima dica para o transporte de objetos menores é investir na aquisição da caixa de papelão com divisórias, que é mais uma solução simples muito utilizada para mover pequenos objetos de caráter mais frágil.
Não passa de uma caixa simples, com abas para o fechamento, e que contém em seu interior uma estrutura de placas de papelão entrecruzadas que formam divisórias para a melhor acomodação dos produtos a serem encaixotados, impedindo assim, o choque dos produtos entre si, e garantindo que cheguem ao seu destino sem causar estragos e até perdas das unidades do produto durante o seu deslocamento.
Entenda mais sobre os tipos de seladora
Atentando-se novamente para a seladora a vácuo, além das vantagens já mencionadas, a máquina ainda conta com um processo de regulagem automática por meio do sistema pneumático de correias de tração lateral e trilhos direcionáveis e roldanas, o que faz com que a máquina possa se ajustar aos diferentes tipos e tamanhos de caixa, facilitando o processo ainda mais, já que não é necessário ficar realizando o regulamento manual.
Além disso, essas roldanas que fazem parte do sistema, ainda direcionam a caixa na direção exata do fechamento antes, durante e depois do fechamento.
Substituindo a seladora manual que era usada anteriormente, esse processo faz assim uma grande evolução no processo de fechamento de caixas em linha de produção.
Quais as vantagens de utilizar uma seladora?
Quando se é construída com a mais alta tecnologia e utilizando os materiais certos, como os componentes em aço inoxidável, a seladora automática se adapta a qualquer condição climática, podendo assim, ser utilizada em diversos tipos de ambiente, como o dos frigoríficos, onde há um grande nível de umidade já que o seu material não se deteriora.
Outro ponto é que o uso da máquina seladora substitui operários da indústria e os direciona diretamente à área produtiva de toda e qualquer fábrica, economizando tempo e investimento, já que os funcionários podem ser realocados para outras funções.
Com a substituição do trabalho manual, há ainda uma uniformidade nos detalhes da produção, já que com cada funcionário haverá um produto final diferente, e com a máquina o processo robótico de produção faz com que o produto final sempre tenha exatamente a mesma configuração, sem nenhum tipo de individualidade do resto da produção.
Podemos, ainda, apontar as seguintes vantagens que o fechamento da máquina seladora traz para uma grande produção industrial da seguinte maneira:
- Há uma grande economia no uso de fitas adesivas nesses modelos que chega a 48% em comparação ao fechamento manual, onde se gasta uma maior quantidade de material;
- Possui rodinhas para locomoção e travas que permitem a movimentação do equipamento no local de produção;
- Necessita de um baixo índice de manutenções, peças simples e rápidas de serem trocadas com um custo baixíssimo, além de uma fácil operação, já que não requer nenhum tipo de regulagens complexas;
- Redução de mão-de-obra humana, já que uma máquina equivale a cinco pessoas trabalhando fechando caixas, que podem ser realocadas para outras funções e ainda evita a fadiga do operador;
- Padronização de fechamento, caixas fechadas uniformemente, além do baixo consumo de energia elétrica;
- E ainda há um aumento em 200% na capacidade produtiva da linha.