O setor industrial é repleto da utilização de equipamentos que tornam os procedimentos de montagem e de produção mais rentáveis, práticos, seguros e qualificados.
Isso pode ser obtido, principalmente, pela adoção de métodos de eficiência, pelo emprego contínuo de utensílios devidamente sincronizados na produtividade, também pela implementação de máquinas de elevado desempenho.
Por isso, é importante conhecer os itens que são mais empregados nos ambientes produtivos das fábricas e indústrias, e entender como eles podem contribuir de forma direta e segura para o aprimoramento da qualidade, da precisão e dos resultados obtidos em cada segmento.
No artigo que você confere a seguir, fique por dentro de algumas informações que podem ser de extrema relevância quando estamos falando do desempenho de máquinas e utensílios industriais. Além disso, acesse também dicas imperdíveis para assegurar um funcionamento mais adequado dos itens.
Centrífugas
A chamada Centrífuga industrial, que pode ser encontrada no mercado do segmento sob o nome de separadora centrífuga, é um dos equipamentos mais importantes para o contexto de produção de diversos segmentos industriais.
Ela é empregada especialmente para que seja feita a separação segura e eficiente de dois líquidos ao mesmo tempo em que, de forma simultânea, os sólidos são retirados de um determinado mícron.
Dessa forma, podemos dizer que as máquinas centrífugas utilizadas nas fábricas e indústrias de todo o mundo são as mais ideais para a separação de sólido/líquido, líquido/líquido e sólido/líquido/líquido.
Não é por acaso que é possível contar com diversos modelos de acordo com a aplicação que será feita para o equipamento quando instalado em um ciclo produtivo.
Vale lembrar que existem diferentes nomes para os utensílios de centrifugação, de modo que é possível encontrar variações distintas no mercado, tais como purificadores e separadores.
Além disso, vale a pena fazer uma avaliação da demanda existente antes de escolher o modelo mais indicado para o seu caso de aplicação. Seja manual ou automática, o mais importante é garantir seu desempenho eficaz.
A Centrífuga Alfa Laval é extremamente indicada por conta de sua aplicabilidade extensa e também por ser um separador de líquido/sólido que garante uma força centrífuga elevada, motivo pelo qual estamos falando de um item conhecido pela precisão e pela alta performance.
Alguns dos processos onde esse tipo de centrífuga pode ser utilizado são:
- Tratamento de águas e efluentes;
- Processamentos químicos de matéria-prima;
- Processos farmacêuticos e fabricação de medicamentos;
- Produção de combustíveis;
- Processamento de alimentos;
- Mineração.
Juntas e uniões
Existem ainda as juntas e uniões que fazem parte da composição dos itens giratórios, que são muitos em um contexto produtivo industrial.
Por isso, a junta e a Uniao rotativa utilizada devem ser sempre de qualidade garantida, fornecendo um selo eficiente entre um tubo de alimentação e um tambor ou cilindro giratório, por exemplo.
Isso permitirá que o material de transferência exerça um fluxo para transferir seu calor entre o rolo giratório ou mesmo que saia dele.
Isso inclui, na geração, a utilização de vapor de água, óleos térmicos, óleos hidráulicos e, até mesmo, componentes resfriadores.
Além disso, vale chamar a atenção para a importância de um selo mecânico de qualidade, ou seja, que possa promover a mais alta performance na prevenção contra vazamento em componentes que possuem formato cilíndrico e contam com desempenho em movimentação rotativa.
Outro item que não poderia ser deixado de lado quando estamos falando da qualidade dos itens empregados nas operações giratórias, em geral, é a escova rotativa, que tem a fabricação feita em aço carbono, latão ou, até mesmo, nylon.
Seu movimento em torno do eixo principal da máquina favorece a sua limpeza, sendo muito comum em segmentos como:
- Alimentício;
- Siderúrgico;
- Metalúrgico;
- Automobilístico.
Qualidade total das vedações
Falando em juntas vale a pena destacar também o desempenho dos anéis de vedação que garantem muito mais eficiência e segurança para os sistemas hidráulicos e pneumáticos no cotidiano das fábricas e indústrias.
Um exemplo de modelo ideal para muitos casos é o chamado anel oring, desenvolvido como junta tórica e no formato de um anel.
Sua composição é feita por elastômeros e esses anéis possuem diversos perfis de acordo com a aplicação que será dada ao item.
Vale sempre lembrar que, independente da peça ou da máquina sendo aplicada, o trabalho especializado é um quesito primordial, sem falar na obediência a todas as normas regulamentadoras vigentes no setor industrial.