Você está pensando em como transportar materiais delicados e difíceis de locomover, como placas de vidro?
Além de arriscado, o manuseio indevido desses produtos pode gerar consequências graves para as pessoas envolvidas no transporte e causar danos irreversíveis ao material.
Por isso, além dos equipamentos obrigatórios de proteção individual (EPIs), muitas empresas e fábricas recorrem a Ventosas para vidro.
Uma ótima maneira de garantir a locomoção segura e o manuseio correto deste tipo de material sem colocar em risco a segurança das pessoas e do próprio produto.
Com os avanços da indústria, grande parte dos processos de movimentação e armazenamento de vidros já se encontra automatizada.
No entanto, algumas técnicas são ainda indispensáveis nos serviços cotidianos oferecidos tanto pelas pequenas quanto pelas grandes vidraçarias.
Do que são feitas as ventosas e como conservá-las?
Ventosa para vidro é um item fundamental, já que fornece a estabilidade necessária para que o material não seja danificado durante a movimentação claro, para que ninguém saia machucado.
Apesar de serem feitas de tipos de material diferentes, a maioria é composta por alumínio ou plástico bem sólido.
O local onde é feita a sucção, que fica preso a vácuo na placa de vidro, é feito de borracha.
Para conservá-las, você precisa utilizar as ventosas da maneira adequada, cuidando para não causar danos e não prejudicar o produto e todos os processos que dependem que ele permaneça intacto.
Antes de adquirir ventosas, você pode consultar as instruções de uso dos fabricantes e tomar alguns cuidados especiais, como evitar deixá-las na mesma posição de sucção por muito tempo.
Tipos, formatos e materiais
Na hora de levantar uma placa de vidro, que pode ter sido construída para uma infinidade de fins dentro de uma indústria, de um estabelecimento ou até mesmo do seu lar,
Ventosas industriais a vácuo garantem equilíbrio e sustentação.
Da mesma forma, elas são fabricadas em vários tamanhos e formatos, podendo ser manuais ou automáticas.
No caso das ventosas manuais, existem principalmente três tipos, sendo eles: ventosas simples, contendo apenas um ponto de sucção; ventosas duplas, com dois pontos de sucção; e ventosas triplas, que possuem três pontos de sucção.
E existem, ainda, as ventosas automáticas, que são utilizadas pelas empresas de locomoção de vidro para içamento e movimentação dos produtos transportados.
Ou seja, você precisa primeiro definir o tamanho do material e, depois, procurar uma fábrica de Ventosas industriais.
O melhor tipo deve ser escolhido de acordo com o tamanho da placa de vidro a ser transportada.
Quantos quilos ventosas suportam?
As ventosas agem a partir de um processo de sucção a vácuo feito pelo contato com a superfície do material a ser movimentado.
Como o vidro, fazendo com que as forças sejam igualmente distribuídas durante o transporte e garantindo a segurança do produto.
Ou seja: mais sucção significa mais retenção e mais capacidade de carga.
Ventosas manuais, sejam duplas, triplas ou simples, podem suportar cargas de, no mínimo, 20kg.
Já as automáticas, algumas com até 12 pontos de fixação, podem transportar mais de uma tonelada.
Isso porque elas realizam um processo de sucção simultânea, quando várias ventosas estão acopladas numa mesma chapa de modo a garantir a sustentação uniforme sem colocar em risco sua estrutura, mesmo que seja frágil.
Confira algumas variedades:
1. Ventosa simples
Ponto de sucção: 1
Capacidade: 70kg
Dimensões: 120x120x100mm
2. Ventosa tripla
Pontos de sucção: 3
Capacidade: 175kg
Dimensões: 330x235x100mm
3. Ventosa 4GB
Pontos de sucção: 4
Capacidade: 600kg
Dimensões: 300x300mm
4. Ventosa 8GB
Pontos de sucção: 8
Capacidade: 1.200 kg
Dimensões: 300x300mm
Como adquirir ventosas de qualidade? Quanto custa?
Certifique-se de comprar um produto que funcione para a sua necessidade.
Se você precisa de Ventosa para vidro pequena, por exemplo, não há motivos para adquirir ventosas que suportam grandes cargas.
Os produtos que você vai encontrar na fábrica de Ventosas para vidro podem variar desde ventosas feitas de aço ou borracha até aquelas produzidas a partir de componentes eletrônicos, como na tensão de 220V monofásica.
Isso determina também Ventosa preço.
Para se certificar de que você está adquirindo ventosas de qualidade, solicite material com garantia em uma fábrica que ofereça assistência, de preferência em sua região.
Além disso optar por produtos nacionais facilita em caso de reposição, principalmente se a necessidade for imediata. E bom transporte!