Para a promoção de segurança dentro do ambiente laboral é importante contar com uma grande variedade de medidas de proteção que agem de forma direta na prevenção de acidentes e na minimização de riscos.
No contexto das fábricas e das indústrias dos mais diversos segmentos de produção do setor, portanto, esse tipo de demanda é ainda maior, especialmente por falarmos em estruturas que dependem diretamente de eletricidade.
Outra questão que também deve ser levada em conta é a otimização interna do consumo. Afinal, o desperdício de energia elétrica não é bom para as fábricas e também não é bom para o planeta, de modo que existem formas de garantir o consumo mais racional dentro do setor.
No artigo que você confere em seguida, conheça algumas das maneiras de aprimorar a produtividade ao mesmo tempo em que se garante a redução de riscos e a promoção de mais segurança.
Além disso, confira também como garantir o fornecimento de eletricidade contínuo, o que gera um ciclo de produção ou mesmo de montagem muito mais duradouro e efetivo. Confira:
- Normas importantes;
- Componente elétricos;
- Medição de consumo;
- Geração de energia independente.
Normas regulamentadoras
As normas regulamentadoras estão presentes em todos os contexto. No setor da construção civil, por exemplo, elas estão direcionadas para a qualidade dos procedimentos construtivos, da mesma maneira que, no setor das fábricas e indústrias, o objetivo das normas é evitar acidentes relacionados com a jornada de trabalho, seja na produção ou na montagem.
Nesse caso, a analise de risco nr 12 é uma das normas mais importantes. Afinal, a primeira e mais importante demanda industrial é pela prevenção de acidentes, de modo que será feita uma avaliação completa dos riscos envolvidos em cada espaço e procedimento.
Para que seja possível chegar a essa informação, os profissionais técnicos especializados vão avaliar não só as habilidades do operador como os critérios normatizados.
Desse modo, é possível saber quais são as possibilidades e os riscos reais. Por isso essa é uma das normas regulamentadoras mais conhecidas quando o assunto é a rotina laboral dentro do setor das indústrias.
Por meio de sua execução, a referência obtida permite a prevenção de acidentes e torna o ambiente produtivo muito mais seguro e otimizado.
Consumo de energia
O consumo de eletricidade é muito elevado por parte das fábricas e indústrias, o que se deve ao fato de que elas utilizam uma enorme variedade de máquinas e equipamentos em seu contextos cotidiano de montagem e produção.
Dessa forma, é importante contar com o desempenho oferecido pelo chamado medidor de energia digital, que é um aparelho capaz de medir a energia que está sendo consumida e informar por meio de um visor digital os dados identificados.
Esse registrador da utilização de recursos elétricos é, portanto, indispensável dentro do setor industrial e pode ser utilizado também em demandas corporativas e até mesmo residenciais.
Por meio dele é possível acompanhar e monitorar os índices de consumo, que são emitidos pelos ponteiros e pelo medidor cíclico. O visor de marcação, por sua vez, se assemelha bastante aos marcadores de quilometragem dos automóveis.
Outro item muito importante no contexto de consumo de energia elétrica é o transformador de energia, que é um dispositivo empregado para a transmissão de eletricidade ou de potência elétrica entre dois circuitos, o que induz tensão, corrente e pode até mesmo causar a modificação nos valores de impedância elétrica de um circuito.
Vale lembrar, ainda, que todos os componentes elétricos devem estar devidamente em dia com os serviços de reparos e manutenção, o que vai garantir segurança.
O painel de comando, por exemplo, é um dos itens que deve ser avaliado regularmente, pois ele tem como uma de suas principais funções proteger os componentes elétricos de um sistema.
Geradores de energia
Para quem está em busca de produtividade contínua e ininterrupta, garantindo muito mais rendimento e qualidade nos ciclos de produção dentro das fábricas e indústrias dos mais diversos segmentos, é fundamental contar com o gerador energia, que fornece eletricidade a todo momento mesmo sem nenhuma ligação com a concessionária convencional.
Existem diferentes tipos de gerador e eles devem ser escolhidos com base nas demandas de cada segmento. O gerador a diesel é um dos mais indicados por conta de sua eficiência, de modo que também é importante se atentar para a necessidade da manutenção preventiva geradores diesel, garantindo ainda mais benefícios, o rendimento total e a proteção.