Corte e dobra de chapa: Como funciona?

A Chapa de ferro possui um papel importante na indústria siderúrgica e em diversos outros setores. Os materiais feitos com esta chapa são versáteis e resistentes, pois passam por vários processos como laminação, dobra, corte e conformação, que facilitam sua aplicação nas diversas áreas industriais.

Ela ainda pode ser galvanizada, se tornando um material com melhor custo-benefício no mercado. A galvanização cria uma camada de zinco que prolonga sua durabilidade e protege contra intempéries e ação corrosiva.

Quando a chapa de ferro passa pelo processo, ela aumenta sua demanda, já que se torna resistente a corrosão, raios UV e mudanças climáticas.

Existe uma grande variedade de processos que podem modificar a chapa de ferro de modo que ela tenha maior potencial, aplicação e estruturas distintas.

Além disso, as chapas de Ferro e aço são populares por serem feitas de um material de alto custo-benefício, viabilizando projetos de valores acessíveis com qualidade e garantia de segurança.

Sua versatilidade quanto ao uso faz com que diversas áreas na indústria busquem propriedades específicas para seus projetos.

As chapas de aço também podem passar pelo processo de galvanização, de modo que prolongue sua vida útil e garanta durabilidade ao produto que será feito a partir do seu material.

O modo que são produzidas também é um diferencial, pois apesar de resultar em materiais parecidos, possuem estrutura, potenciais e aplicabilidades distintas.

Elas podem passar por outros processos, como a laminação a frio ou a quente, além de serem classificadas como grossas ou finas, determinando-as adequadamente para cada utilização.

Ainda é possível passar as chapas pelo processo de Oxicorte, que é uma técnica de corte de objetos metálicos, como as chapas de ferro ou aço.

É um procedimento muito comum no setor industrial e consiste em fazer o corte do material através da erosão térmica.

É um processo que consiste em fazer o corte dos metais através do calor e uma forte reação de oxidação com oxigênio puro.

O procedimento é feito a partir da aplicação de uma chama para aquecer o metal até que ele atinja seu ponto de ignição.

Depois disso, aplica-se um jato de oxigênio puro na área para que se formem óxidos líquidos de metal.

Mas, além do processo de corte através do oxicorte, também há o Corte de chapa a laser. Esta medida é mais rápida e altamente silenciosa.

O corte com o laser proporciona altos níveis de precisão, o que permite realizar cortes extremamente delicados, possibilitando maior aproveitamento da chapa com um acabamento mais detalhado.

Vantagens do corte a laser de chapas

Algumas das vantagens do corte a laser são:

  • Não distorce as peças;
  • Produz menos sucata;
  • Flexível e versátil;
  • Trabalha com peças já puncionadas;
  • Não danifica a superfície das peças;
  • Processa grande variedade de espessuras.

A precisão do corte a laser influenciou até mesmo na produção de jóias em aço inox. Isso porque ele permitir a fabricação de peças mais complexas com maior junta de corte mínima, menor influência do calor durante a produção e maior qualidade do corte.

Pois como dito, o corte a laser não produz tanta sucata, fazendo com que haja economia de chapas e de dinheiro. Este processo se tornou mais famoso que o oxicorte, por sua simplicidade e por não envolver o uso de altas temperaturas para a produção de devidos produtos.

Por fim, entenda o corta e dobra de chapas

Além das diversas probabilidades já citadas de modificações nas chapas, ainda é possível fazer o Corte e dobra de chapas.

É um processo simples, mas que requer atenção, pois a má execução da medida pode comprometer a qualidade do produto final.

Geralmente, a dobra é feita com o auxílio de máquinas específicas como a Dobradeira de chapa, que prende os produtos de acordo com a preferência do cliente. Já o corte pode ser realizado utilizando máquinas com guilhotinas ou por meio do oxicorte.

Para realizar qualquer um destes processos, é recomendável contratar uma empresa qualificada, de modo que os resultados finais estejam de acordo com o pedido do cliente e que não haja problemas com a má execução dos procedimentos.

Por isso, é importante fazer uma pesquisa de mercado, comparar a reputação e preços de diferentes empresas, garantindo a contratação do serviço da melhor delas.

redator Autor