Entenda como fazer manutenção de rolamentos

O primeiro registro de rolamento foi encontrado na década de 1930, porém acredita-se que seu surgimento tenha sido antes mesmo da invenção da roda. Alguns pesquisadores encontram dois tipos de rolamentos: com esfera de bronze, e outro com esfera de madeira em alguns navios do Imperador Romano Calígula entre o ano 12 d.C e o ano 41 d.C.

O que é rolamento?

Um rolamento refere-se a um dispositivo controlado por duas ou mais partes, constituído por corpos rolantes e anéis, os quais compõem os trilhos das roldanas e uma caixa interposta entre os anéis. O rolamento tem o objetivo de reduzir o atrito entre a superfície dele e a superfície que está sendo rolada.

Existem os mais variados tipos de rolamento citados a seguir:

  • De rolo cilíndrico;
  • De rolos cônicos;
  • Rolamentos Autocompensadores;
  • Rolamentos Rígidos de esfera;
  • De esfera de contato angular;
  • Rolamentos axiais;
  • Rolamentos magnéticos;

Essa grande variedade de modelos acontece devido às diferentes cargas, como, por exemplo, a radial, a de empuxo, ou até mesmo a combinação das duas. Ou seja, os rolamentos são projetados para lidar com a quantidade diferente de pesos.

Quais os tipos de rolamento?

O rolamento cilíndrico é formado, geralmente, por rolos com gaiola, porém se pode encontrar sem gaiola, de duas carreiras, de várias carreiras ou ainda, nenhuma. São indicados para suportar cargas pesadas e de velocidades elevadas.

Já os de rolos cônicos, são constituídos por pistas de anel, interno e externo, cônicas e rolos cônicos. Podem suportar cargas combinadas, ou seja, cargas axiais e radiais atuando simultaneamente.

Há também os rolamentos autocompensadores, que possuem duas carreiras de esferas, com uma pista esférica no anel externo e duas pistas no anel interno inclinadas.

Eles são frequentemente usados em máquinas industriais e em objetos do cotidiano. Sua principal função é em fazer duas ou mais peças se moverem de maneira rotacional ou linear.

Outros modelos, como citado a cima, são os rolamentos rígidos de esfera, que são conhecidos pela sua versatilidade e são indicados para velocidades muito elevadas. Além disso, são extremamente resistentes e não necessitam de muita manutenção.

O rolamento axial pode ser encontrado de vários modelos, como, por exemplo, rolamentos axiais de esferas de escora simples, ou de escora dupla, que não podem ser submetidos a cargas radiais; e o os rolamentos axiais autocompensadores de rolos, que possuem uma disposição inclinada e podem até suportar cargas radiais.

Há, ainda, os rolamentos magnéticos. Eles são adaptáveis em diversas aplicações específicas, tais como a geração de energia elétrica e refino de petróleo. Eles são um dos componentes principais, pois fornecem a função de apoiar outra peça.

Como manter o funcionamento dos rolamentos?

É importante ressaltar que são necessários alguns cuidados na troca de rolamentos, e para isso, é indispensável a verificação no catalogo de rolamentos dos fabricantes para seguir as especificações recomendadas. Existem alguns defeitos comuns em qualquer tipo de rolamento, sendo eles: o desgaste, a fadiga e as falhas mecânicas.

O desgaste é ocasionado pela escassez na lubrificação, sendo necessárias graxas especiais para rolamentos, ou também pela ferrugem; e o desgaste por patinação, também conhecido como girar em falso. A fadiga é causada pelo desalinhamento das peças, ovalização, ou conificação do alojamento.

Os defeitos causados por falhas mecânicas podem ser por diversos motivos, tendo como exemplo, a presença de fragmentos que ficam prensadas pelo rolete, a batida de ferramentas sobre a pista rolante, ou até mesmo à queima da corrente elétrica.

Uma maneira de auxiliar no funcionamento é a utilização do mancal de rolamento, que é um elemento de máquinas que serve de apoio fixo para eixos, e são indicados para projetos que exigem maior velocidade e menor atrito.

É muito comum a pesquisa por enrolamento de motores preço, pois o enrolamento tem finalidade de produzir campo magnético em equipamentos elétricos.

Ele é composto por espiras de fio magnético enroladas em forma de mola sobre um eixo metálico. O preço pode variar entre 50 reais até 200 reais, dependendo da quantidade de polos e RPM.

Portanto, os rolamentos têm a função de reduzir o atrito entre sua superfície e o que está sendo rodado, tendo uma importante participação em diversas máquinas.

Possuem diversa variedade no mercado para melhor atender os consumidores, que devem ser considerados. Além disso, também é indispensável a manutenção destes com os produtos, ideia e o auxilio da tabela de rolamentos.

redator Autor