São muitas as demandas Industriais que fazem parte do cotidiano desse setor tão importante para o mundo contemporâneo. Existe uma grande variedade de dispositivos, equipamento e sistemas voltados para a otimização diária na produção de diversos materiais e itens, como é o caso das pontes rolantes.
As criações das indústrias afetam diretamente a vida humana, mesmo que muitos não percebam isso. Afinal, a construção civil é um dos segmentos que mais se beneficiam os avanços nas linhas de produção.
Nesse contexto, as chamadas pontes rolantes são essenciais, pois elas são responsáveis pelo transporte de itens de forma segura e prática, otimizando a manutenção e a produção como um todo.
Vamos conhecê-las melhor? Para isso, continue acompanhando este artigo e confira mais detalhes em torno desses dispositivo tão fundamentais e eficientes.
O que é?
A ponte rolante é um meio de transporte utilizado na produção e na manutenção de equipamentos, peças e sistemas, sendo muito indicada por vários motivos, dentre eles seu alto desempenho e a possibilidade de conferir mais economia aos projetos.
Desse modo, ela é utilizada quando o porte de itens (no caso, seu peso ou volume) é muito maior do que aquele suportado pelos operadores ou até mesmo por outros mecanismos de locomoção de carga.
Além disso, as pontes rolantes realizam o transporte de diversos Equipamentos industriais que não necessitam de uma locomoção cuidadosa, pois são mais robustos e resistentes. Alguns exemplos são:
- Macacos mecânicos;
- Macacos hidráulicos;
- Talhas;
- Empilhadeiras;
- Veículos diversos.
O uso desse dispositivo, portanto, é voltado para todas as ocasiões e demandas dentro das fábricas, indústrias de diversos segmentos e até canteiros de obras onde há a necessidade de transporte seguro, eficiente e que não comprometa a agilidade dos procedimentos conduzidos.
Dessa forma, essas pontes, movidas por motores elétricos, fazem parte do cotidiano de muitas linhas de produção.
Como funciona?
A partir do uso do Trilho para ponte rolante que é um mecanismo de locomoção adequado pode ser conduzido em diversos procedimentos. Afinal, essas pontes são estruturas formadas por pilares, que sustentam a fixação e por esses trilhos, dos quais conduzem os caminhos do rolamento desejado.
Com relação ao seu desempenho dinâmico, o transporte seguro e controlado é resultado da alta performance dos trolleys e balancins, componentes móveis essenciais.
A mobilidade se dá, por sua vez, graças à ação de um Guindaste, que corre de forma transversal e pode se mover de acordo com o caminho desejado a partir dos eixos laterais (eixos X), verticais (eixos Y) e de profundidade (eixos Z). Para que a estrutura que permite essa atuação seja bem fixada e segura, a construção precisa ser feita com vigas bem suportadas.
Por isso, as plataformas são essenciais para que as pontes rolantes possam apresentar seu melhor desempenho em flexibilidade sem o risco de acidentes, danos ou quedas.
A Montagem de ponte rolante deve ser realizada apenas por profissionais devidamente capacitados e instruídos para a execução desse tipo de atividade, pois as práticas que envolvem o funcionamento e a instalação correta das pontes são altamente complexas e exigem o conhecimento qualificado. Para isso, que tal fazer um curso profissionalizante?
Profissionalização na área
A qualificação profissional é extremamente importante em qualquer área nos dias de hoje, especialmente porque o número de cursos profissionalizantes têm aumentando bastante nos últimos anos e também pela competitividade no mercado, que cresce exponencialmente.
Por isso, a demanda pela capacitação adequada é uma exigência para quem quer consolidar uma carreira de forma mais eficaz.
Ao lidar com o mecanismo e a montagem das pontes rolantes, a necessidade de formação é ainda maior, pois o uso desses dispositivos pode tanto beneficiar os variados processos produtivos onde são utilizados como, da mesma forma, podem gerar uma série de prejuízos e transtornos quando mal empregadas ou instaladas de modo negligente.
Assim, o Curso ponte rolante é extremamente necessário. Com ele, é possível acessar conhecimento técnicos sobre a identificação das pontes, as nomenclaturas utilizadas, os limites de capacidade, as sinalizações empregadas, falhas possíveis, segurança ocupacional, mecanismo de funcionamento, etc.
O mais importante é sempre lançar mão de peças e dispositivos de alta qualidade que possam oferecer o máximo desempenho na estruturação e sustentação das pontes rolantes.
Isso vai garantir não só o melhor funcionamento do sistema, agilizando a produção, como também otimizando os processos de forma a garantir mais segurança aos operadores.