Diversos dispositivos são compostos de mecanismos, que fornecem funcionalidades que agregam atuações mecânicas essenciais, entre elas a válvula.
Alguns itens, não tem as suas características tão reconhecidas, mas fazem total diferença nos resultados proporcionados em seus sistemas de atividade.
O desempenho das válvulas são compostas por diversos formatos e finalidades, que incluem abrir e fechar os fluidos em tubulações e recipientes.
Basicamente, o seu objetivo é garantir o controle do fluxo de pressão de líquido e gases, para potencializar a capacitação do acionamento dessa estrutura.
Tipos de válvulas para diversas finalidades
As funcionalidades das válvulas são semelhantes em suas atuações mas, cada composição é direcionada para atender uma finalidade específica.
A válvula proporcional tem como característica estar presente no setor industrial e o seu acionamento ser executado por um sistema de eletricidade, com a liberação de óleo hidráulico.
Mas, também existem diversas outras composições desse controle de fluxos. Segundo as informações técnicas apresentadas pelo site Manutenção e Suprimentos, é possível definir os termos técnicos.
A válvula esfera tripartida é constituída por um corpo esfera oca com interruptor da circulação de fluidos garantindo uma passagem mais suave.
Esse dispositivo é utilizado na indústria de papel e celulose, química, petroquímica, óleo e gás, saneamento, fertilizantes, geração de energia e automobilístico.
Outro conceito estabelecido por essa fonte, é determinado como uma válvula borboleta que é usada para gases e líquidos à baixa pressão. Tem uma ação bastante rápida e de baixo custo, e apresenta baixa queda de pressão.
O seu formato é um corpo tipo anel circular, tendo em seu interior um disco com dois mancais, que faz a função de obturador.
A sua utilização é direcionada para água potável, esmaltes, tinturas, mel, refrigerantes, azeite, sucos, ácidos, entre outros. Além disso, também pode ser utilizado em segmentos prediais e agrícolas.
A válvula hidráulica também faz parte de suprimentos industriais, que controlam e monitoram o fluxo e sua pressão hidráulica dentro de um sistema.
O tamanho das válvulas hidráulicas pode variar de menos de uma polegada de um pé de comprimento. Basicamente, as possuem duas fases: a de abertura e de fechamento.
Durante o fechamento, o fluido consegue passar pelas tubulações. Porém, quando a aberta, a válvula permite que o fluxo flua sem interrupções.
Já a válvula gaveta flangeada, é usada em ampla faixa de temperatura e pressão, ainda sobre as informações disponíveis no site.
Funciona com o deslizamento de um disco, por dentro do fluido. As válvulas de gaveta ou registros de gaveta, são utilizadas em instalações industriais.
E também com possuem aplicações domésticas, podendo ser produzidas em ferro fundido, aço inox, bronze e demais ligas de metais.
Normalmente, são desenvolvidas e projetadas para utilização em engenharia sanitária, em canalizações de esgoto, trabalhando em perfeitas condições, quando está sob pressão e em temperaturas que não ultrapassem os 60 graus Celsius.
Como é realizado a instalação das válvulas?
As válvulas são componentes de equipamentos e suprimentos muito importantes para as indústrias realizarem as suas funções diárias.
Normalmente, eles respondem por entre 5 e 10 por cento das despesas de capital, na maioria dos setores de produção, por ser uma ferramenta importante no resultado final de diversos produtos.
As indústrias de processo podem ser consideradas a maior fatia de usuários finais de todos os tipos de válvulas, podendo ser divididas em três categorias.
Os fabricantes de processo (química, refino de petróleo, alimentos e bebidas, papel e celulose e outras indústrias relacionadas), indústrias de recursos (petróleo bruto e gás natural, além de mineração).
E serviços de utilidade pública (eletricidade, gás, água, esgoto e saneamento). Outros usuários finais de válvulas industriais, incluem os setores de construção naval e siderúrgicas.
Quando a válvula é colocada em processo de funcionamento, é aconselhável seguir todas as instruções e uso do dispositivo.
Mesmo para profissionais que já estão habituados a lidar com todos os tipos de válvulas industriais, como:
- Válvulas solenoides;
- Válvulas de pé;
- Gaveta;
- Macho;
- Hidráulicas;
- Pneumáticas;
- Válvulas de retenção;
- Controle;
- Entre outras.
Elas podem apresentar algumas características peculiares, de acordo com seu modelo e especificações do fabricante. Após a instalação ou manutenção das válvulas, o operador deve se preocupar em testar o dispositivo de acionamento.
Para saber se atende aos requisitos de fechamento e abertura da forma adequada. Os testes de vedação precisam demonstrar resultados satisfatórios.
Caso contrário, isso significa que o dispositivo não é capaz de cumprir com as especificações necessárias, colocando os equipamentos e risco.