A fabricação de peças industriais é extremamente importante para que vários processos sejam possíveis.
E não só nas indústrias! Afinal, as peças estão presentes no cotidiano de todas as pessoas, mesmo que elas não percebam.
Além disso, a utilização de muitos tipos de objetos, artigos funcionais e prático do ambiente de trabalho e até de aparelhos eletrônicos, fundamentais no mundo atual, só é possível graças à produção das variadas peças que fazem parte de diferentes mecanismos modernos.
Confira no artigo a seguir alguns métodos extremamente importante para esse tipo de confecção e como os procedimento empreendidos no setor contribuem para o bom funcionamento de diversas máquinas e operações.
Ferramentaria
Para que uma peça seja criada, antes de qualquer coisa, é preciso desenvolver seu formato, seu tamanho e a composição.
Isso porque cada peça é criada para um tipo de aplicação, de forma que é preciso contar sempre com o trabalho qualificado de um profissional que projeta o desenho dessa peça com o objetivo de criar ferramenta mais útil e otimizadora possível.
No caso de muitos tipos de objetos de plástico, o uso de peças é recorrente, de forma que é preciso um método específico para que elas sejam fabricadas. Uma das técnicas mais conhecidas é a de injeção, mas até que a peça fique pronta para uso ela precisa passar por alguns processos.
O mais importante deles, com certeza, é a definição de formato.
Afinal, uma peça que não se encaixa simplesmente não tem utilidade alguma. Nesse contexto, Ferramentaria moldes de injeção desenvolve moldes que possibilitam a confecção precisa de peças para diferentes aplicações, tais como em:
- Indústria moveleira
- Indústria automobilística
- Brinquedos
- Artigos de escritório
- Artigos de decoração
- Aparelhos de plástico diversos
Eletroerosão
Outro procedimento extremamente essencial é fabricar peças por meio de descargas elétricas.
Sendo assim, esse método térmico remove o material resultante das variadas reações que ocorrem entre a peça e o eletrodo por meio de um líquido dielétrico chamado Eletrical Discharge Machining, ou EDM.
Indicada para a fabricação de peças isoladas e pequenas séries, Usinagem por eletroerosão consiste na submersão da peça sem força de corte em um líquido, de modo que não há a formação de tensões que podem ser um transtorno indesejado na usinagem mais tradicional.
Essa é, certamente, a maior vantagem de optar por esse tipo de método que é capaz de remover as micropartículas de metal do material usinado, de forma que a forma do eletrodo é transferida para a peça ou há o recorte do perfil de acordo com o formato desejado.
Por meio das descargas elétricas, os condutores elétricos passam por fusão e vaporização, o que possibilita a produção de peças mais complexas.
Equipamentos
Com o objetivo de moldar, perfurar e rotear, em especial os metais, fresadora é uma máquina muito importante na fabricação das peças.
Isso porque ela realiza a moldagem de materiais sólidos e, principalmente, de superfícies planas e irregulares.
Existem dois tipos desse dispositivo, de modo que ele pode ser categorizado como vertical ou horizontal. As principais tarefas que essa a máquina de fresagem é capaz de realizar são:
- Roteamento
- Perfuração
- Engrenagem de corte
- Chato
- Produção de ranhuras
- Planejamento
Tornos
Existem diferentes tipos de torno, como torno mecanico, que contribuem diretamente para uma produção mais otimizada e eficiente das peças que serão utilizadas nos mais variados segmentos das indústrias.
Afinal, esse tipo de dispositivo confere a possibilidade de tornar a produção automatizada, ou seja, menos dependente das ações humanas, em especial do esforço braçal.
Com estrutura de alta rigidez e guiado por guias lineares e roletes, uma opção para que a fabricação apresente ainda mais alto desempenho com a garantia de produtos de qualidade e eficiência é Torno CNC com ferramenta acionada.
Entre suas principais características, estão:
- Diâmetro torneável
- Torre hidráulica
- Avanço rápido
- Controle eficiente
Existem tantas maneiras de se chegar a variados tipos de peças quanto existem formas de aplicar cada uma delas de acordo com a demanda da fabricação de cada setor.
Com isso, é fundamental que os procedimentos executados sejam de alto desempenho e garantam peças de performance satisfatória.
Sem peças eficientes e de qualidade, seria impossível fazer uso de tantas possibilidades do mundo contemporâneo, em especial no que diz respeito aos processo industriais que geram uma série de facilidade do cotidiano de muitas pessoas.