A Calibração rastreada corresponde ao ISO 9001 e refere-se às Normas utilizadas em conjunto ou indústrias de segmentação alimentícia, segurança no trabalho, farmacêutica, entre outras.
Já a Norma relacionada ao Sistema de Qualidade deve ser feita pela calibração RBC, somente quando necessária.
A calibração rastreada tem baixo custo e é mais rápida.
Por não exigir tantos controles de documentos, pode ser executada por qualquer técnico ou profissional com um bom treinamento.
Os procedimentos dessa calibração são escritos pela empresa contratada, na maioria dos casos, podendo ser efetuadas em campo.
Essa facilidade permite o aumento da velocidade do serviço, liberando o instrumento para ser utilizado no mesmo dia, resultando em um custo operacional considerável.
Vale ressaltar que, o certificado de calibração rastreada deve conter conteúdo igual ao realizado pela RBC. Os padrões usados também devem ser os mesmos para garantir a qualidade do serviço.
Entre as certificações necessárias estão: inclusão da frequência de calibração constando o tempo definido entre uma calibração e outra; e o Limite de Erro, referente aos critérios de aceitação informados pelos usuários.
Esse fator é considerado o grande facilitador para as empresas subcontratadas para o serviço de gerenciamento futuro de calibrações e na validação dos certificados.
É importante lembrar que todo o gerenciamento de calibrações deve ter a validação dos certificados apresentados de maneira clara perante às auditorias. Caso haja qualquer dúvida, solicite a ajuda de um profissional do ramo.
Fique por dentro da calibração de equipamentos de medição
Realizar uma Calibração de equipamentos de medição auxilia a verificar se o equipamento está em plenas condições de uso.
Esse é um processo realizado por comparação entre os valores apresentados pela ferramenta de medição e os valores considerados padrão, baseadas em condições específicas.
Executar com excelência a calibração de equipamentos de medição é fundamental para garantir a qualidade na produção e do produto final.
Caso a medição tenha algum erro, o produto terá consequências que afetarão os procedimentos de produção e/ou rebaixando a qualidade de um produto ou processo.
A medição atribui vantagens como:
- Menor variação dos resultados;
- Prevenção de defeitos;
- Certificado de qualidade;
- Paquimetro.
A menor variação dos resultados obtidos refere-se a realização adequada da calibração de equipamentos de medição, obtendo uma maior precisão nas medições feitas.
Esse fator resulta na qualidade final produto de forma que ela fique intacta.
A prevenção de ocorrência de defeitos evita que a medição seja feita de forma incorreta, pois, se o fizer, existem muitas possibilidades de os equipamentos apresentarem defeitos.
A calibração é uma manutenção prévia que ajuda no funcionamento correto dos aparelhos em questão.
O certificado de qualidade precisa ser emitido, pois permite o controle dos prazos e comprova a qualidade e funcionamento dos aparelhos.
Além disso, há um instrumento que pode ajudar no processo de medição: o paquímetro.
Esse equipamento é utilizado por muitos profissionais que necessitam saber a medida exata dos produtos.
O paquímetro é uma ferramenta que tem precisão para medir a distância entre dois lados opostos de pequenos objeto simetricamente como as dimensões de peças como: tubos, parafusos, porcas, entre outros.
Em caso de dúvidas, consulte sempre um especialista no assunto.
Calibrando uma balança digital
A balança digital é um instrumento muito usado no cotidiano de comércio, indústria e em serviços de saúde.
Ela é importante para dosar a medida certa de produtos, resultando em uma precisão de valores e, para isso, é necessário a realização periódica da balança.
Antes de calibrar a balança é preciso fazer uma limpeza com um pano úmido e limpo. Retirar qualquer resquício de sujeira e resíduos é necessário pois esse fator pode alterar o valor da leitura na pesagem.
A calibragem inicia-se apertando o botão CAL, aperte-o até mudar a mensagem da balança. Depois, coloque um peso sobre ela (pode ser qualquer objeto), para verificar o peso e não ocorrer equívocos.
Em seguida, acione o botão de calibragem até o display marcar o valor exato do peso.
Desligue e ligue a balança novamente, assim ela estará pronta para uso.
Se, por acaso, apresentar algum problema é necessário requisitar um conserto de balança. Solicite a ajuda de um profissional caso tenha alguma dúvida sobre o produto e calibração.