As montagens mais comuns dentro do ramo industrial

Não importa o segmento, toda indústria tem uma série de equipamentos e acessórios que são fundamentais para esse ambiente. Uma coisa que não pode faltar nesses ambientes é energia elétrica para o funcionamento das máquinas.

Por isso, investir em um bom planejamento elétrico e em itens como o Quadro de distribuição preço é fundamental. Além da funcionalidade, esses acessórios também influenciam na segurança e na proteção do espaço contra descargas elétricas e outros acidentes.

Assim como elementos da parte elétrica, uma indústria também precisa de espaços adequados para a rotina de produção.

Deste modo, fora a estrutura padrão, algumas empresas investem em locais como o centro de distribuição – onde mercadorias são armazenadas de forma estratégica.

Independente do segmento ou do setor, toda indústria cresce quando os processos de rotina são automatizados. Devido a isso, se você está pensando em melhorar o processo de montagem e infraestrutura no seu ramo industrial, esse artigo pode te ajudar. Confira alguns itens que não podem faltar nas indústrias.

Planejamento elétrico

Sem um bom planejamento elétrico e alternativas em caso de falta de luz, uma indústria para. E o processo de parar na indústria significa prejuízo de mão de obra, de matéria-prima e de dinheiro.

É por esse motivo que contar com um time de eletricistas, engenheiros elétricos e profissionais que cuidem das instalações elétricas é muito importante. Um dos itens mais básicos (e muito importante) nesse cenário é o Quadro de distribuição.

Esse equipamento também é conhecido como uma caixa de fusível, porque na prática é uma peça que protege e abriga a fiação elétrica, além de condutores elétricos e dispositivos de proteção.

O dispositivo, também,  serve para distribuir a energia de acordo com os circuitos elétricos presentes na indústria.

Tais características fazem com que esse painel eletrico seja uma peça indispensável em um projeto elétrico, tanto pela segurança quanto pela funcionalidade.

Como o consumo e a distribuição energética de uma indústria tem padrões diferentes do que um ambiente residencial, existem quadros adaptados para o ramo industrial.

Geralmente o modelo é feito de acordo com a planta do projeto de construção da fábrica, podendo ser monofásico, bifásico ou trifásico. É importante ter um bom quadro de distribuição na indústria, pois esse painel ajuda a:

  • Garantir mais segurança na parte elétrica da empresa;
  • Distribuir energia de forma adequada para todos os circuitos;
  • Acionar/comandar equipamentos industriais que são automatizados.

Instalação de para raios

Por ser um ambiente com muitas máquinas e equipamentos elétricos, uma indústria precisa de elementos de proteção em caso de raios.

Soluções como o SPDA industrial (Sistema de Proteção contra Descargas Elétricas) são feitas especialmente para esses casos.

Afinal, diante de uma tempestade, uma descarga elétrica ou um apagão geral, equipamentos podem queimar e, se isso acontece em uma indústria, as perdas materiais e financeiras podem ser grandes.

Na prática, um projeto de SPDA é um conjunto de estratégias que servem para dissipar e proteger o ambiente das descargas atmosféricas, ou seja, é uma Instalação de para raios.

Essa sistema de proteção deve ser feito por profissionais, em conformidade com as normas de segurança. Em caso de um raio, a ideia desse sistema é que a descarga elétrica seja desviada do ambiente industrial para o aterro mais próximo.

Dessa forma, o objetivo é proteger as instalações industriais, evitar a queima de aparelhos e garantir a segurança de quem está dentro da fábrica.

Além das normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), o projeto de Instalação pode precisar de autorização das leis municipais.

Centro de distribuição

Para organizar produtos ou matérias-primas, as indústrias geralmente contam com os chamados galpões industriais. No entanto, nem sempre esse processo é tão organizado como deveria.

Visando otimizar os processos logísticos de transporte e organizar o estoque, alternativas como o chamado centro de distribuição se destacam.

Como o próprio nome sugere, o centro é um espaço onde as mercadorias são organizadas para envio ou recebimento. Ou seja, é um ponto fundamental para melhorar a montagem industrial e a gestão de produtos e processos na rotina das empresas.

Investir nessas opções é uma boa forma de manter a competitividade do setor, principalmente em relação às operações de logísticas.

Como o ritmo de produção e as necessidades de organização da indústria são altas (principalmente as que exportam materiais), vale a pena considerar esse item.

Mancal para rolamento e máquinas industriais

A manutenção constante e a renovação de peças do maquinário industrial também é uma coisa muito comum e necessária neste setor.

Quando se pensa no funcionamento de máquinas, sobretudo, no movimento que elas fazem (seja um motor ou qualquer outro componente), o Mancal para rolamento é um item muito importante. Essa peça serve para dar suporte ao eixo dos rolamentos e otimiza o funcionamento da máquina.

Existem vários tipos de mancal, assim como há vários tipos de rolamentos. No entanto, independente da máquina onde essa peça está inserida ou do segmento industrial, garantir a qualidade do mancal e do rolamento é fundamental para o bom funcionamento das máquinas.

Afinal de contas, se esses acessórios industriais falharem, significa que as máquinas podem parar e uma produção parada na indústria traz muitos prejuízos.

redator Autor