As bombas industriais: conheça os tipos e as aplicações

A indústria é um setor que trabalha com inúmeros tipos de máquinas e equipamentos, que são responsáveis por facilitar os processos de produção e, ainda, assegurar a qualidade na transformação de matéria-prima e desenvolvimento dos bens de consumo.

Entre esses equipamentos, destacam-se os trabalhos das bombas hidráulicas e centrífugas, que atuam nos sistemas de bombeamento de tubulações, para a transferência de fluidos.

A principal função das bombas é, portanto, ajudar no transporte de substâncias, incluindo a transferência para redes municipais. Isso quer dizer que esses equipamentos são capazes de movimentar um fluido de um ponto a outro, o que torna as bombas imprescindíveis para os sistemas de abastecimento de água e esgoto, por exemplo.

Bombas hidráulicas industriais: o que são e principais usos

A bomba hidraulica é um dispositivo mecânico, que tem o objetivo de mover líquidos em pressão, para transmitir energia de um corpo fluido.

Isso quer dizer que o equipamento é responsável por bombear uma substância, em geral, com baixa viscosidade, com a força necessária para o desempenho de um trabalho.

Além disso, as bombas hidráulicas são amplamente utilizadas no bombeamento de água de poços artesianos, lençóis freáticos, bem como na drenagem de terrenos. Ou seja, o equipamento é usado para aumentar a pressão e a velocidade de um determinado sistema de escoamento.

Na indústria, a bomba hidráulica é utilizada na conversão de energia mecânica (ou elétrica, por meio de um motor eletrico) em energia hidráulica, por meio da força que exerce sobre o fluido transportado. Ela pode ser classificada quanto:

  • À força de pressão máxima;
  • Ao fator de deslocamento;
  • À capacidade de fluxo;
  • À eficiência volumétrica.

A bomba hidráulica industrial é o componente mais importante de todo o sistema hidráulico, por esse motivo, é indispensável realizar a manutenção preventiva e adotar estratégias preditivas para manter o bom funcionamento e integridade do dispositivo.

Bombas centrífugas industriais: o que são e principais usos

As bombas centrífugas também são usada para a transferência de líquidos, com aplicações industriais e domésticas. Esses equipamentos são capazes de realizar o bombeamento em altas vazões e fluxos contínuos a indústria, por meio de seus impulsores.

A diferença entre a bomba centrífuga e a hidráulica está na conversão de energia.

Isso porque a bomba centrífuga é primordialmente cinética, com conversão para energia de pressão. Além disso, é possível encontrar modelos da bomba centrífuga radial, com a presença de um componente de rotação; e a axial, empregada em projetos de grande vazão, em alturas pequenas ou médias.

Além disso, é possível encontrar outros modelos, como é o caso da bomba centrífuga auto aspirante. Como o próprio nome diz, essa bomba é capaz de aspirar a água por conta própria, sem a necessidade de um motor no sistema.

Para isso, o equipamento funciona a partir da retirada gradual do ar da tubulação e, então, dá início ao bombeamento. As bombas centrífugas auto aspirantes são muito comuns para aplicação em poços artesianos, ou reservatórios de até 7 metros de profundidade.

Já a Bomba centrífuga monoestágio é um dispositivo usado para trabalhos que exigem rotor para propulsão em grandes vazões.

É possível encontrar o equipamento em diferentes configurações, dependendo da potência e capacidade, para aplicação em sistemas de abastecimento de água, sistemas contra incêndio e aplicações industriais.

A potência da bomba pode variar entre 1/4 CV e 125 CV. Normalmente, o equipamento é fabricado em materiais metálicos de alta resistência e durabilidade, como é o caso do ferro, aço carbono, aço inox e bronze.

A bomba centrífuga inox, por exemplo, é um dos equipamentos mais resistentes para bombeamento. Com capacidade para suportar choques mecânicos, intempéries e até mesmo processos de corrosão, o dispositivo é aplicado na transmissão de fluidos corrosivos e substâncias químicas.

Além disso, esse tipo de bomba pode ser encontrado no modelo vertical, que é confeccionado com eixos na sua horizontal. No modelo multiestágios, com mais de um rotor; e com a centrífuga de aço, que é indicada para o transporte de produtos químicos.

As bombas podem atuar em conjunto com um filtro, em especial, quando é necessário conter resíduos durante o transporte dos líquidos.

Nos sistemas de transmissão de água, por exemplo, é indispensável a presença dos filtros nas bombas, que são instalados em conjunto com o equipamento.

redator Autor