Os instrumentos de medição são muito importantes em diversas áreas e aplicações das atividades humanas. Eles são usados em máquinas, ambientes, sistemas e muito mais. Como a sua denominação explicita, eles são a categoria de equipamentos usados para medir, inspecionar e fiscalizar.
Esses equipamentos, cada qual em sua área, são responsáveis por sinalizar e quantificar certas características importantes de um objeto ou um sistema.
Sem os medidores, não poderíamos acompanhar o desenvolvimento de algum processo ou funcionamento de alguma máquina, tampouco, reconhecer emissões perigosas, de quaisquer tipos que possam ser.
Vamos agora a alguns dos tipos de aparelhos de medição, de acordo com sua finalidade.
Tipos de medidores, suas funções e funcionamento
1. Medidores de temperatura
O medidor de temperatura analisa a que temperatura se encontra um objeto ou sistema. Com ele se pode fazer a medição eficiente de temperaturas de fornos, motores, refrigeradores ambientes, piscinas, caldeiras e muito mais.
Os medidores podem ser de atmosfera, que servem para medir a temperatura ambiente, ou de contato para objetos específicos, como termômetros ambulatoriais, ou termômetros culinários.
O termômetro de globo é um instrumento preciso de medida, que faz a medida através de três métodos diferentes, gerando maior confiabilidade. Ele faz as medições de temperatura através do bulbo úmido, do bulbo seco e do globo.
Outro equipamento de medição de temperatura são os termostatos.
Eles são feitos para detectar a temperatura de determinado ambiente, através de termistores ou termopares, que são equipamentos eletrônicos que variam o fluxo eletrônico conforme a temperatura, permitindo assim, alcançar uma medida precisa.
2. Medidores de som
O decibelímetro é um aparelho que tem por finalidade medir a intensidade de um som. Esse equipamento realiza a medição dos níveis de pressão sonora, que é equivalente à intensidade do som, e é programado para indicar o nível em decibéis.
Esses equipamentos podem ser utilizados para fazer a medição precisa do som emitido. O som é percebido de forma subjetiva pelas pessoas, isto é, cada um ouve e considera o volume de maneira diferente.
Por isso o decibelímetro faz a medição confiável e padronizada para poder determinar quão alto é um som.
Ele é usado, principalmente, para fiscalizar obras, fábricas, ou até residências, que estejam produzindo barulho excessivo que possa prejudicar a saúde auditiva das pessoas.
Existem normas reguladoras a respeito da intensidade do som em um ambiente de trabalho. Essas normas servem para proteger o funcionário de possíveis danos sérios à audição.
3. Medidores de velocidade
O medidor de velocidade é bem comum nos centros urbanos. Ele está presente nos radares que fiscalizam a velocidade dos carros para saber se estão dentro dos limites permitidos.
Esse tipo de medidor pode ser de dois tipos, basicamente, um dos tipos é o medidor a laser, que usa um laser para definir a velocidade de um objeto e o outro é baseado em dois sensores.
Os medidores de velocidades baseados no sistema de dois sensores funcionam com um cálculo simples de física.
Eles são ativados quando o objeto passa no primeiro sensor e marcam o momento em que o objeto passa pelo segundo sensor, desta forma, marcando o tempo que o objeto demorou a atravessar a distância de um sensor para o outro.
Com esse tempo, é então calculada, automaticamente, a velocidade. Os sensores de velocidade são usados em fábricas e até para fins esportivos, em esportes como baseball, tiro ao alvo, ciclismo, etc.
4. Medidor de vazão
Esse tipo de medidor é usado para a calibração de vazão, ele pode ser de conduto livre ou forçado. Isso significa que pode medir a vazão de canos de água, esgoto e até calhas.
A vazão é a medida que determina quanto de líquido ou gás está passando pelo conduto. Ele não mede a velocidade apenas, pois a vazão depende, além da velocidade, do volume de líquido ou gás passando.
Comissionamento de instalações em fábricas e empresas diversas
As instalações de empresas e indústrias têm que ser fiscalizadas regularmente. E várias dessas fiscalizações são em questão dos sistemas, da temperatura, da sonoridade, vazão, etc.
Para o comissionamento de instalações os aparelhos de medição podem ser alugados. Essa pode ser uma boa alternativa para a empresa, que não precisará gastar com a compra de todos esses medidores, pois podem ser alugados:
- Medidor de temperatura;
- Medidor de pressão;
- Medidor de vazão;
- Medidor de velocidade;
- Medidor de gases;
- Medidores de amperagem, voltagem, resistência, etc
- Antes de comprar, considere se o aluguel de instrumentos de medição não é uma melhor opção.