Aluguel de geradores: Saiba qual o modelo ideal para a sua necessidade!

Não é raro que as empresas notem a necessidade de um gerador. A grande questão vem depois dessa constatação: comprar ou alugar. As duas ações possuem vantagens de acordo com a demanda do cliente, mas falaremos hoje do aluguel.

O primeiro ganho, com essa escolha, que merece ser mencionado é o fator econômico, que chega a ser decisivo para muitas empresas iniciantes nos negócios.

Como a compra de geradores é muito cara, a locação se apresenta como opção mais viável.

Outro benefício imediato é a economia de tempo, já que muitas empresas contratadas assumem as responsabilidades de transporte, instalação e manutenção.

Mas o que são geradores e transformadores?

A maioria das atividades, de qualquer setor, necessita de energia e os geradores são equipamentos capazes de fornecê-la.

Eles estão presentes em muitos tipos de comércio, como shopping centers, hospitais, indústrias e até mesmo em eventos, como casamentos, shows ou realizações em que a energia necessária é de curta duração.

Na falta de energia, por exemplo, os geradores atuam. Ou podem ficar em Stand by, operando somente quando houver problemas no fornecimento.

Já os transformadores trabalham com a transmissão de energia, controlando e adequando a tensão no processo. Isso traz segurança para os estabelecimentos que os utilizam.

Na eletricidade, os transformadores de potência realizam um papel fundamental. Basicamente, transformam a tensão entre um circuito e outro, segundo compreende a lei de Faraday, na física.

Em termos mais elaborados, essa ferramenta é responsável pelo estabelecimento de uma nova corrente – uma vez que a tensão foi alterada – no outro lado da passagem de energia, contemplando o circuito que vem em seguida. Não há alteração de potência, portanto, apesar do nome.

Esses tipos de tecnologias são largamente utilizados no mundo corporativo. Por isso a locação de transformadores pode ser uma ideia tentadora.

Principalmente nas ocasiões em que o uso é temporário, como na construção civil. O custo-benefício é excelente. Além do preço em conta, algumas vantagens são:

  • Toda a responsabilidade técnica de manuseio fica nas mãos da empresa contratada para o serviço;
  • Caso haja necessidade de manutenção, a empresa disponibiliza equipamento reserva;
  • A adaptação do transformador é de acordo com as necessidades;
  • As tecnologias são as mais avançadas por um custo menor;
  • O processo de locação é ágil e simples;
  • É uma ótima solução em curto prazo, enquanto adia a decisão de compra.

Mas como saber quais transformadores se deve alugar?

Existem alguns tipos de transformadores e o cliente faz a locação conforme a demanda do local onde será instalado.

Um transformador toroidal, por exemplo, possui formato de anel e pode ser bastante eficaz. O cliente que optar por esse modelo deve esperar um consumo baixo de energia, com perdas em baixas quantidades.

Além disso, protege os circuitos devido à baixa irradiação ao redor dele. Outra grande vantagem é que se trata de um

Transformador pequeno e leve, facilitando a aplicação com bastante praticidade.

Por esse motivo, sua versatilidade é ampla. Esse tipo de transformador pode ser alocado com um parafuso. Consequentemente, o toroidal tem uma vibração baixa, o que o torna um aparelho silencioso durante a operação.

Para quem tem interesses dentro da indústria química, aeroportos ou outros tipos de prédios comerciais, talvez o transformador a seco seja uma boa opção.

Dependendo da finalidade, um transformador de 250 kva (quilovolt-ampere, a medida de potência) pode servir. Geralmente, os transformadores entre 170 kva e 500 kva são para os lugares que não admitem a interrupção brusca de energia.

Muito comum em empresas atuantes em setores distintos são os transformadores trifásicos, cuja estrutura permite a variação de três transformadores entre si, permitindo a combinação da tensão do lugar com os equipamentos de trabalho, como, por exemplo, os utilizados em construção civil, além de ar condicionado, compressor etc. Por essa razão aparecem nos canteiros de obra.

Para uso industrial, existem também os transformadores de baixa tensão, que são mais usados para adaptação. Podem ser adquiridos em modelos bifásicos ou trifásicos.

As demandas superiores de potência de energia encontram a solução na aquisição de uma Cabine primária.

As cabines operam como facilitadoras da passagem de energia, após terem recebido as tensões de um sistema estabelecido. São organizadas em sistemas internos e servem para reduzir os custos de energia através do controle da potência.

redator Autor