Em indústrias de todo o mundo, os acoplamentos mecânicos mecânicos são fundamentais. Através deles, é possível realizar conexões de sistemas maquinários, mediante transmissões mecânicas, que são impulsionadas no momento em que os acoplamentos são inseridos.
Dessa forma, os acoplamentos auxiliam os torques de acionamento, ou seja, alavancam as grandezas vetoriais das máquinas, fazendo com que se conectem.
Portanto, os acoplamentos podem ser encontrados em diversos modelos no mercado, além de servirem para aplicações diversas, que podem variar de acordo com o projeto ou objetivo. Assim, é preciso conhecê-los melhor.
Acoplamentos: O que são e como funcionam?
Para uma indústria funcionar de forma devida, é preciso utilizar acoplamentos, garantindo dessa forma, eficiência e bons resultados nos processos produtivos.
Através do Acoplamento para motor, por exemplo, é possível prolongar a vida útil de maquinários como motoredutores (motor elétrico e redutor de engrenagens), redutores (dispositivo mecânico que reduz a velocidade de um acionador) e máquinas acionadas (por alguma forma de energia).
Assim, os acoplamentos são considerados itens essenciais para o funcionamento preciso de aparelhos industriais, podendo realizar tanto a interação de sistemas de máquinas, como a conexão destas, gerando inúmeras vantagens:
- União de eixos;
- Redução de vibrações;
- Compensação de desalinhamentos;
- Transmissão de movimentos e torques.
Principais máquinas que utilizam acoplamentos
Os acoplamentos são compostos de flanges, cubos e elementos, ou seja, possuem em sua composição discos acoplados ao eixo, cubos onde os eixos são encaixados, e elementos, que podem variar entre pinos e parafusos, por exemplo, que além de ligarem os flanges, dão a sustentação necessária para as conexões que serão realizadas.
No geral, os acoplamentos podem ser utilizados para diversas finalidades e aplicações, como Reparo de servo motor, pois podem ser inseridos em variados maquinários, como extrusoras e compressores. No entanto, as principais máquinas que recebem acoplamentos são:
- Transportadores;
- Agitadores industriais;
- Elevadores de cargas pesadas;
- Máquinas de confeccionar embalagens e outros.
Onde os acoplamentos são aplicados?
É evidente que os acoplamentos são muito importantes para indústrias de todo o mundo, pois permitem a conexão de máquinas essenciais, há um melhor alinhamento dos processos produtivos (como no Reparo de servo drive), assim como a ampliação de seu funcionamento, que passa a ser mais eficaz e potente.
Muitas são as máquinas em que os acoplamentos podem ser utilizados, porém muitas também são as áreas industriais em que os acoplamentos são conhecidos e usufruídos, principalmente quando se fala em acoplamentos mecânicos. Podem ser encontrados em:
- Indústrias Alimentícias;
- Indústrias Metalúrgicas;
- Indústrias de Mineração;
- Indústrias de petróleo e siderurgia.
Como escolher os acoplamentos certos?
Primeiramente, para escolher os melhores acoplamentos industriais, é preciso dispor de bons profissionais.
Recomenda-se que esses profissionais possuam especialidades técnicas em acoplamentos, formação que facilita um bom desenvolvimento destes para encaminhar os acoplamentos aos devidos direcionamentos.
Cada operação industrial pode ter um acoplamento e motor estacionario diferenciado, por isso, é preciso conhecer as necessidades operacionais através de análises e dimensionamentos. Assim, será possível escolher os acoplamentos ideais para os projetos.
Para alcançar bons resultados produtivos, é preciso utilizar acoplamentos industriais, pois eles auxiliam na prevenção de desgastes nos maquinários, assim como quebras e manutenções, que podem acabar afetando os processos produtivos.
Por isso, é muito importante que ,além dos profissionais corretos para escolher os acoplamentos corretos, as indústrias invistam em suporte técnico de qualidade, saibam aplicar motor de passo, assim como manutenções preventivas para minimizar problemas nas máquinas, e, por consequência, diminuir os erros em processos produtivos.
Os principais acoplamentos industriais
Os acoplamentos industriais, também conhecidos como acoplamentos mecânicos, são confeccionados com qualidade e tecnologia.
Ou seja, os acoplamentos são provenientes de itens necessários para qualquer indústria, proporcionando precisão e bons resultados nos ambientes industriais.
Fazem parte de diversas tipologias, que os classificam como flexíveis, precisos, rígidos, laminários, hidráulicos e com engrenagens. Portanto, podem ser divididos em dois grupos, conhecidos como “torcionalmente rígidos” e “torcionalmente flexíveis”.
Para aplicá-los de forma correta, basta investir em profissionais experientes que saibam como inseri-los em conexões de equipamentos, como o servo motor.
O grupo “torcionalmente rígido” engloba os acoplamentos que são aplicados com o intuito de funcionamento eficaz em máquinas, mesmo sem ter movimentação entre os eixos.
Podem ser encontrados em vários modelos no mercado, mas principalmente são conhecidos como flanges (elementos de união de dois ou mais componentes de um sistema de tubos) e flanges parafusadas (grandes potências).
Já os acoplamentos flexíveis, são utilizados com o intuito de prevenir movimentos fortes, ou seja, bruscos, trabalhando com mais delicadeza em transmissões mecânicas. Através deles, é possível captar os desalinhamentos dos eixos, assim como as vibrações emitidas.
Assim, pode-se concluir, que os acoplamentos são essenciais no ramo industrial. Além de permitirem a conexão de maquinários, podem ser encontrados em diversos tamanhos e formatos, onde cada um pode ser aplicado em situações devidas.
Assim, os acoplamentos industriais auxiliam no encontro do desalinhamento de eixos, estabilizando-os, fazendo com que haja estabilidade entre as conexões e os equipamentos em que são instalados.
Dessa forma, através dos acoplamentos, os ambientes industriais ganham mais qualidade de produção, diminuindo margens de erros e eventualidades.