Confira mais sobre o aço galvanizado utilizado na indústria

O aço galvanizado é aquele que passa por um processo denominado galvanização, que consiste na técnica de revestir o aço com uma camada bem fina de zinco, afim de impedir a corrosão.

O zinco passa a ser aplicado de duas formas, sendo elas: banho quente sob imersão ou com a utilização da eletrogalvanização.

O aço galvanizado é usado principalmente nas partes estruturais de casas, seja com pregos, parafusos ou porcas, sendo igualmente utilizado para a construção de cercas ornamentadas.

Com utilização preferível ao ferro devido a sua maior resistência contra ferrugem e corrosão, é usado também na estruturação e fabricação de automóveis pesados e outros veículos comerciais além de poder ser utilizado em equipamentos que ficam em contato constante com a água como no caso de máquinas de lavar louça e roupa, entre outros eletrodomésticos.

Mas fique atento!

Embora possua grande resistência ao processo de corrosão e contato com a água, se exposto à água salgada, sua cama de zinco pode desaparecer, o que resultará em um material oxidado.

Um outro exemplo de uso que requer atenção é sua utilização em cercas de cedro, que pode vir a causar uma reação de manchas negras à madeira.

Tubos de aço galvanizado

No segmento de estruturas industriais, o tubo galvanizado se faz a opção mais ideal para condução de fluidos e empreiteiras de instalação e construção em postes públicos ou construtoras em seu geral.

Com excelente custo-benefício, adaptação própria para cada fase da produção industrial e com fabricação em materiais como ferro e carbono, confere máxima resistência aos sistemas em que são utilizados.

Sendo assim, a galvanização é realizada no final do processo como forma de acabamento, protegendo os tubos contra a ação de inúmeros agentes corrosivos, aumentando assim sua durabilidade.

Outro meio em que se faz bastante uso dos tubos galvanizados é na área do segmento sucroalcooleiro, que se beneficia de sua instalação nos sistemas de transferência de grânulos e líquidos.

Isso porque suas estruturas possuem a elevada característica de resistência e até mesmo na presença dos fluidos mais agressivos. De fácil higienização e competência em troca térmica como pontos positivos nos tubos utilizados em usinas de álcool e açúcar, acrescentam vantagens nos sistemas de evaporação e cozimento.

No setor industrial de petroquímicas, têm como maior vantagem a baixa rugosidade de sua estrutura evitando a formação de incrustrações, e tendo como principal diretriz em sua fabricação a estrutura necessária para manipulação, transporte e processamento de fluidos químicos sem que sua vida útil seja reduzida.

Outro modelo de tubo disponível no mercado é o tubo quadrado, tendo formato diferenciado são fabricados a partir do tudo convencional, em formato arredondado, sendo versátil, resistente e de alta durabilidade, podendo ser utilizado na fabricação de móveis, estruturação ou fundição de peças em que se faz necessário unir exatidão e resistência.

Com resistência a fatores como o peso, por exemplo, resiste aos esforços como compressão e tração, já que possui uma liga que é mais resistente que outras disponíveis, conseguindo sustentar esforços mecânicos com maior facilidade e suportando às mais diversas variedades de temperatura em que possa ser submetido.

Já a chapa galvanizada possui o revestimento em materiais nobres, como o zinco, por exemplo, em ambas suas superfícies, o que faz com que aumente sua durabilidade e resistência.

Hoje, pode ser encontrado com algumas combinações de espessura, peso e largura, de acordo com as especificações para cada uso, além de poder ser utilizada em aplicações que se faça necessária maior resistência à corrosão como:

  • Painéis de publicidade;
  • Painéis solares;
  • Embalagens;
  • Contentores;
  • Veículos frigoríficos ;
  • Aparelhos de ar-condicionado;
  • Setores agrícolas ;
  • Fabricação de telhas.

Vale lembrar que a quantidade aplicada de zinco durante o processo de galvanização é o que irá determinar seus aspectos e capacidade de resistência de cada chapa.

Personalização de materiais

corte a laser é outro recurso que pode ser aplicado nesse material. Utilizado em sua maioria para a personalização de materiais, a gravação a laser em metal não altera a estrutura, ou seja,  não compromete ou danifica a superfície.

Se fazendo especialmente útil no ramo medicinal, em instrumentos cirúrgicos e equipamentos médicos, tem sua durabilidade testada nos processos de esterilização.

Entre suas vantagens estão a alta produtividade, fácil manuseio, máxima qualidade de detalhes e resistência ao processo corrosão.

 

redator Autor