Tornar os processos industriais cada vez mais ágeis é um desejo de diferentes setores, afinal, com os elementos certos, é possível obter não apenas um aumento da produtividade, como também obter resultados mais eficazes de forma geral no empreendimento. Para isso, diferentes tipos de equipamentos podem ser aplicados.
Por exemplo, o processo de moagem, de forma geral, consiste na redução do tamanho de partículas de um determinado material, em prol do aprimoramento da velocidade da reação da matéria prima, alcance de pós ou para promover uma mistura mais uniforme de diferentes materiais.
Além disso, é importante citar que o rendimento do processo é impactado por atributos da própria matéria prima, tais como:
- Dureza do material;
- Umidade;
- Tendência à aglomeração;
- Formato inicial das partículas.
Sendo assim, o moinho é aplicado de acordo com a matéria prima e rendimento almejado. No caso da indústria cerâmica, um equipamento muito aplicado é o moinho de bolas, principalmente para a moagem de pastas ou de componentes rígidos. Nesse tipo de equipamento, os processos de moagem podem ser efetuados tanto a úmido ou a seco.
Além disso, o moinho de bola é composto por um cilindro oco formado por metal, que apresenta um eixo horizontal onde ocorre o movimento de rotação.
Já no que diz respeito ao seu interior, é revestido com borracha ou material duro, onde os corpos moedores rolam juntamente com os materiais a passarem pelo processo de moagem.
Aplicação do rebolo nos processos industriais
Os rebolos são ferramentas importantes para diversos setores na indústria, sendo aplicado principalmente para o desbaste de peças e afiação de ferramentas. Por esse motivo, também é nomeado como disco de desbaste, além de possuir um formato cilíndrico.
De maneira geral, sua aplicabilidade está relacionada as operações de retificação, sendo que esse processo é subdividido em três: acabamento, afiação e desbaste grosso. Para avaliar os diferentes tipos de rebolos, é preciso levar em consideração os seguintes fatores:
- Ligante: pode ser inorgânico e orgânico;
- Granulometria: tamanho dos grãos aplicados;
- Abrasivo: pode ser natural ou sintético;
- Estrutura: aponta a porosidade;
- Dureza: corresponde ao desgaste da ferramenta.
Por exemplo, há rebolos fabricados em carbureto de silício e óxido de alumínio, porém, para quem busca rebolo para metal duro, o tipo mais viável pode ser o diamantado, que é fabricado por meio de diamantes sintéticos e atende tanto a trabalhos a úmido, quanto a seco.
É importante também citar que por mais que existam distinções entre os tipos de rebolos, há algumas dicas gerais para o uso que podem ser decisivas para a segurança.
Por exemplo, é indicado sempre utilizar flanges que estejam limpas e que apresentem um diâmetro semelhante ou com pelo menos 1/3 do diâmetro da ferramenta.
Além disso, é fundamental não utilizar rebolos comprometidos e que sofreram queda. Ao colocar um novo na máquina, já com as capas de proteção necessárias, é indicado deixar que gire por cerca e 2 minutos na velocidade adequada.
O uso do compressor de ar nos processos industriais
O compressor ar se trata basicamente de uma ferramenta aplicada em diversos dispositivos, em que o ar é armazenado em alta pressão em um reservatório e transformado em ar comprimido.
Entre os compressores de ar industrial, é possível citar dois princípios de funcionamento que mais se destacam, que são os compressores volumétricos e os dinâmicos.
Os volumétricos operam com um ou mais pistões que aspiram o ar atmosférico, que é comprimido e aplicado quando necessário. Esse tipo de compressor conta com um sistema que recebe o nome de parafuso.
Nele, o volume do gás ou ar é amenizado de forma progressiva ao longo do comprimento do parafuso, o que resulta na elevação da pressão.
Já os dinâmicos, também são chamados de turbocompressores, neste caso, a elevação da pressão ocorre através da conversão da energia cinética em energia de pressão, no momento da passagem de ar pelo compressor.
É estabelecido contato entre o ar admitido e os impulsores, que se referem ao rotor laminado e que apresentam alta velocidade. Ocorre então a aceleração do ar e consequentemente, os impulsores transmitem a energia cinética ao ar. Por fim, ocorre o escoamento através dos difusores.
Ao buscar pelo preço de compressor, é importante conhecer os diferentes modelos encontrados no mercado, principalmente para escolher o mais adequado para a aplicação em questão.
O mesmo se aplica aos outros itens apresentados ao longo do texto, uma vez que a diversidade está presente em todos os setores industriais.