Acabamentos devem ser realizados com equipamentos eficientes

Dentro de uma obra, muitos equipamentos são utilizados pelos profissionais que trabalham divididos em cada setor com uma finalidade diferente.

Para cada área, uma ferramenta é mais útil do que as outras, por isso, é preciso entender as funções de cada uma, para que sejam destinadas de maneira correta, para que os materiais de construção não sejam desperdiçados ou, até mesmo, substituídos, caso seja feito o uso de um equipamento que não tenha o objetivo especificado.

Por isso, em um canteiro de obras, é preciso definir a área que será destinada ao mestre de obras e seus subordinados, que irão trabalhar com cimento, pedra e areia, a grosso modo.

A equipe de carpintaria é responsável, na maioria das vezes, pela colocação da estrutura que compõe o telhado; e a equipe de serralheria, que trabalha em todo o setor que está ligado à utilização de ferro, seja na estrutura, como em elementos que irão ser colocados nos acabamentos finais da obra.

Equipamentos para funções definidas

Na finalização do trabalho de serralheria, muitos elementos podem compor a estrutura da obra. A colocação de grades de segurança nas janelas, portas e batentes de ferro, estruturas de escadas e guarda corpos, quando há a presença de pisos superiores, e a colocação de portões e portas nas fachadas.

Todos estes itens precisam de um acabamento mais fino, que precisa contar com o uso de equipamento devidamente desenvolvido para este tipo de trabalho.

Os profissionais do setor costumam entregar projetos variados, que precisam de uma acabamento preciso, com a limpeza realizada de forma eficiente.

Para cada finalização, é necessário um tipo de escova, que é utilizado pelos serralheiros, principalmente, em que o uso de ferros e soldas são reforçados, e devem ser limados, para que a aparência fique incólume, como um acabamento deve ser.

Como o acesso aos locais de trabalho pode ser diferenciado, muitas vezes, é preciso escolher o modelo correto para realizar as tarefas de finalização.

Em locais que é preciso realizar a limpeza de uma superfície, muitos profissionais utilizam a escova de aço para esmerilhadeira, pois remove os excessos de solda e ferro nos pontos de junção, além de polir e dar uma aparência melhor ao item a ser trabalhado.

Se o acesso à área a ser realizada a tarefa for mais difícil, é preciso colocar em funcionamento um equipamento que tenha funções mais pragmáticas, que possam ser utilizadas com movimentação precisa, com um eixo móvel, para que todos os espaços sejam devidamente cobertos.

A escova de aço rotativa atende a estes quesitos de forma impecável, podendo ser realizado desde limpezas superficiais, que não precisam de muito esforço por parte do profissional que está operando os equipamentos, como moto esmeril, furadeira ou esmerilhadeira, como também pode retirar excesso de tinta, ferrugem e no preparo e polimento de superfícies.

Seguindo na direção de preparo e acabamento de superfícies, para que as mesmas possam receber uma aplicação de tinta, para melhor visualização e harmonização dos projetos, pode ser necessário o uso de uma escova rotativa, com cerdas fixas e maleáveis.

Seu uso deve ser realizado após todos os trabalhos de acabamento, com os materiais que fazem o polimento e desgaste de pingos de solda, por exemplo.

Este tipo de escova é muito utilizada por suas características, além de proporcionar:

  • Maior facilidade de operação, pela leveza;
  • Atrito muito baixo em relação a outros materiais;
  • Não causa atritos elétricos;
  • Durabilidade estendida e renovável.

Aplicações laboratoriais de limpeza

O setor da indústria química se apropriou de alguns equipamentos, para a realização de limpeza de algumas ferramentas utilizados em laboratórios, principalmente os de precisão, que necessitam de cuidados especiais em sua manutenção preventiva, sejam realizados de forma eficiente.

Na maioria dos casos de limpeza, o uso de um pincel, para remover sinais de poeira, em locais de difícil acesso dos equipamentos, é o mais indicado.

Com este instrumento, partículas podem ser removidas sem prejudicar os sensores, muito frágeis, destes equipamentos de precisão.

Após a limpeza superficial, é preciso realizar uma limpeza mais profunda, com um equipamento desenvolvido especialmente para este tipo de tarefa ,conhecido como escova de crina, devidamente formatada para atender este setor.

Com isso, a limpeza é realizada com sucesso, sem prejudicar os materiais utilizados nos laboratórios, conhecidos pela delicadeza e precisão.

redator Autor