O compressor ar é um equipamento muito utilizado na indústria como um todo, além de empregado também em obras e oficinas. Por meio do fornecimento de ar comprimido, o compressor de ar permite que diversas máquinas e ferramentas consigam funcionar.
As ferramentas pneumáticas, por exemplo, como as furadeiras, lixadeiras, parafusadeiras, e as pistolas de pintura eletrostática dependem do ar comprimido para funcionar. O compressor de ar é um equipamento que auxilia diversos tipos de trabalho.
Contudo, ele precisa ser utilizado da forma correta para evitar acidentes.
Dessa maneira, independentemente de ser um compressor industrial ou um modelo mais simples, é de suma importância seguir todas as recomendações de uso do aparelho, incluindo cuidados com a sua instalação, sobre o manuseamento do aparelho e sobre a manutenção compressor de ar.
O compressor de ar possui uma indicação de pressão máxima de utilização que nunca deve ser ultrapassada. A válvula de segurança deve manter sempre a mesma regulagem.
Em casos de manutenção, ela só pode ser realizada quando o compressor não estiver em uso. Por fim, nunca retire os acessórios do reservatório enquanto ele estiver pressurizado.
Principalmente nos casos em que se usa compressores de ar para pintura, usar um filtro de ar para compressor de ar comprimido é de suma importância.
Isso porque ele tem a função de fazer a limpeza da rede de impurezas e água, filtrando o ar a ser utilizado e proporcionando um serviço com uma qualidade bem superior.
Modelos de compressores de ar
Os quatro tipos de compressores de ar existentes no mercado são:
- compressor direto;
- compressor parafuso;
- moto compressor;
- compressor de pistão.
Um outro equipamento que compõe os compressores de ar é o purgador eletrônico. Ele é responsável por fazer a produção de pulsos altamente adequáveis por meio de um timer eletrônico.
Esse equipamento se vinculado a uma válvula solenoide de duas vias, possibilitando que ocorra a drenagem de condensados, em linhas de ar comprimido ou a vapor, em períodos preestabelecidos.
O purgador eletrônico é recomendado para retirar os condensados em reservatórios, resfriadores e redes de ar.
O modelo mais utilizado é o compressor parafuso. Grande parte das indústrias de segmentos automobilísticos e petroquímicos utilizam ele.
O compressor parafuso possui rotores machos e/ou fêmeas, que ao se deslocarem na direção um do outro, realizam a compressão do ar.
Eles funcionam em alta velocidade associada à alta taxa de fluxo, além de serem muito resistentes. As principais vantagens desse modelo quando comparado aos demais são: menor quantidade de partes móveis e tamanho compacto.
O compressor parafuso possui um rendimento bem maior quando comparado ao compressor de pistão.
Existem empresas especializadas na calibração de valvulas de segurança dos compressores de ar, com o objetivo de fazer com que elas obedeçam às normas que regem a utilização adequada desse tipo de equipamento.
Como usar o ar comprimido de forma segura?
Além do que já foi citado anteriormente, para evitar acidentes e garantir que o compressor seja usado da forma correta, é importante se certificar que as mangueiras estão devidamente presas.
Elas não podem se soltar, de forma alguma, durante o uso do compressor.
É importante se atentar à ocorrência de vazamentos, pois eles podem significar sinais de perigo.
Além disso, o jato de ar comprimido tem a capacidade de arremessar objetos contra outras pessoas, além de suspender partículas que podem causar danos à saúde, ou seja, é fundamental o uso de equipamentos de segurança.
Um dos modelos de válvulas dos compressores de ar é a valvula de retenção, que possui como membro de abertura e fechamento, uma aba de válvula circular.
Ela age sobre seu próprio peso e pressão média fazendo com que o fluxo reverso do meio seja bloqueado. Ela também é conhecida como válvula de retorno ou válvula de isolamento.
O compressor de ar deve ser instalado numa superfície uniforme, firme, sempre seca e distantes de produtos inflamáveis.
As empresas que possuem compressores de ar devem listar esse equipamento na lista de máquinas e equipamentos utilizados nos processos de fabricação de uma empresa, também conhecido como inventário de máquinas e equipamentos nr12.
Ele precisa conter todas características e especificidades de cada equipamento, que envolvem modelo, cor, capacidade, peso, entre outras.
A fiscalização desse tipo de equipamento é constante, já que, como citado anteriormente, pode causar diversos tipos de acidentes.