As chapas são importantes elementos da indústria, sendo aplicadas nos mais variados processos de produção.
Uma das mais comuns é a chapa de metal, que é constituída através de folhas planas em um rolamento, processo de martelar ou por extrusão, sendo o processo definido de acordo com as especificações a serem atendidas com o produto final.
Há possibilidade de que modelos específicos sejam produzidos para atender de forma mais eficaz determinadas aplicações.
Por essa razão, é importante citar que as chapas podem variar em diferentes aspectos, não apenas no modo de produção, como também no material, espessura, largura e altura, entre outros aspectos.
Por exemplo, a chapa metálica perfurada é aplicada tanto para finalidades arquitetônicas, quanto meios industriais e de construção.
Conforme o próprio nome indica, trata-se de uma chapa que é submetida ao processo de perfuração, seja por punções, laser, entre outros processos.
Devido a essa característica, a chapa apresenta vazão, além de grande versatilidade e de fácil manuseio. No entanto, é interessante citar que há grande variação no que diz respeito aos seguintes itens:
- Tipo de material;
- Quantidade de furos;
- Formato dos furos;
- Tamanho dos furos.
Entre as principais aplicações, é possível citar divisórias em geral, proteção de locais onde ficam maquinários, processos de filtragem realizados em linhas de produção ou em equipamentos, métodos de moagem, fachadas, decoração, varandas, entre outras possibilidades que compõem uma lista extensa.
Conheça alguns tipos de chapas
Conforme citado, há diferentes tipos de chapas que podem ser encontrados, como a chapa xadrez, de ferro e a chapa galvanizada. A primeira alternativa também é chamada de chapa de piso e é composta por aço carbono.
No processo de fabricação, são realizados relevos que caracterizam o principal destaque desse tipo de chapa, que é a propriedade antiderrapante.
Por esse motivo, grande parte das aplicações estão relacionadas justamente com essa propriedade, que é muito vantajosa para estes casos, como pisos de ônibus, industriais, bases de máquinas, rampas e até mesmo em escadas.
A chapa de ferro também pode atender diferentes finalidades, especialmente na construção civil e na produção de itens como telhas, rufos e calhas, que são itens cruciais de cobertura.
Quando é galvanizada, conta com maior resistência a corrosão, apresentando assim uma durabilidade mais notável.
É importante citar que a chapa que conta com galvanização é submetida a um tratamento que reduz a presença do carbono e recebe diferentes processos químicos adicionais, fazendo com que passe a atender aplicações tanto internas, quanto externas devido suas propriedades.
O processo de rebitagem
A rebitagem pode ser realizada em diferentes materiais, entre eles, as chapas metálicas.
Trata-se de um processo realizado por meio de uma rebitadeira industrial, que é uma ferramenta que tem como principal funcionalidade efetuar a união de itens metálicos com o rebite.
Os rebites consistem em basicamente um fixador mecânico de metal, que é semipermanente. Antes de ser instalado, apresenta forma de cilindro com uma cabeça em uma de suas extremidades, sendo similar a um pino.
Na realização do processo, a rebitadeira atua na cabeça do rebite, enquanto uma barra de grande resistência é aplicada para exercer força na extremidade oposta.
O consumidor pode se deparar com diversos modelos de rebitadeiras, inclusive com ponteiras distintas. Por mais que existam grandes diferenças, de forma geral, as partes básicas desta ferramenta são: válvula, pistão, regulador, gatilho e conjunto de rebites.
O regulador tem como principal função o ajuste da quantidade de ar que entra na ferramenta, uma vez que se trata de um item pneumático, ou seja, que opera com ar comprimido. O ar atravessa por meio da válvula e o gatilho presente no cabo controla este elemento.
Quando o gatilho é pressionado, a válvula é aberta de forma imediata e dessa forma, o ar flui no pistão por meio deste elemento, sendo que uma saída é aberta para o escape do ar.
Neste momento, o pistão está em movimento e acomete o rebite ajustado na ponteira da pistola, o que faz com que a força seja exercida no rebite contra a peça.
No entanto, a aplicação da rebitadeira depende muito do tipo de serviço a ser executado, assim como o uso das chapas.
Por esse motivo, é preciso que os profissionais responsáveis pela execução estejam atentos às especificações dos materiais e equipamentos para garantir um resultado positivo.