A usinagem e soldagem na indústria

A indústria de usinagem e soldagem vem crescendo gradativamente no Brasil, trazendo cada vez mais tecnologia para o setor e implementando novas máquinas, serviços e técnicas para que o produto final agrade o cliente e as produtoras.

Tanto a usinagem quanto a soldagem são as principais responsáveis pela produção da maior parte de peças para maquinários e equipamentos que precisam responder de forma vital para as principais cidades do país.

Talvez seja um pouco complicado entender como funciona a manutenção, fabricação e utilização dos equipamentos para realizar todos esses procedimentos.

Para elucidar para o leitor os entornos desse ramo, este artigo traz diversas informações que irão agregar para o seu entendimento sobre esses setores, então mantenha-se atento até o final para saber mais sobre as principais informações e curiosidades do ramo de usinagem e soldagem.

Máquina de solda: como funciona?

A máquina de solda é o principal equipamento para realizar a soldagem das peças, que podem ser metais (e, na verdade, são o foco desse tipo de processo) ou até mesmo plásticos, que vem sendo uma inovação desse tipo de aplicação, a qual iremos dar uma atenção maior.

Máquina para solda de plástico

Diferentemente da solda do metal, a máquina de solda de plástico tem o objetivo de realizar a fundição de diversas peças pequenas de metal ou de peças grandes que necessitam se conectar.

Existem duas principais funções dadas a essa máquinas, são elas:

1. Reciclagem

O plástico é um dos materiais mais recicláveis e pode ser transformado facilmente em outros objetos.

Assim, essa máquina possibilita a fundição de diversas peças de forma rápida, o que ocupa menos espaço e pode ser reaproveitada também por meio de outros processos de reciclagem.

2. Adaptação do plástico

Em seu funcionamento, a máquina realiza a “colagem” das peças de plástico com o superaquecimento delas. O resultado é a fundição de duas peças sem praticamente nenhuma falha no acabamento e nenhum tipo de resíduo extra, deixando o produto com o acabamento perfeito.

Inversora de solda

Outro equipamento muito comum neste ramo é a inversora de solda, que tem como principal característica a utilização de uma placa eletrônico que permite uma melhor movimentação com o equipamento, além de realizar a soldagem de forma mais rápida.

O que é a usinagem?

A usinagem é um dos métodos mais importantes e basilar da produção hoje em dia.

Isso porque esse processo consistem na moldagem e adaptação de peças metálicas para originar diversos produtos.

Assim, por compreender todo tipo de trabalho que visa dar um molde diferente do original para um produto metálico, ela é a responsável pelos diversos itens utilizados pela sociedade, como também pelos equipamentos e itens usados nos outros setores industriais.

As empresas de usinagem criam diversos tipos de peças e utilizam prioritariamente 4 tipos de processos, que são:

  • Perfuração;
  • Molde através de torno;
  • Fresagem;
  • Moagem.

Cada um é utilizado em certa etapa da manipulação do metal, fabricando desde porcas até parafusos, trincas e todo tipo de equipamento metálico.

Manutenções comuns na área e a segurança adequada

É claro que a usinagem realiza, além da fabricação, a manutenção de diversos tipos de equipamentos.

Por isso, confira a seguir as principais manutenções feitas na área e como é feita a segurança do trabalho com gás.

Manutenção de grampeadores

A manutenção de grampeadores normalmente é feita com a substituição da mola principal ou do bico de escape do grampo.

Essas peças são fabricadas pela usinagem e conseguem responder adequadamente por um longo período, porém, em grampeadores industriais que possuem uso constante o desgaste será mais rápido e a substituição de peças será necessária.

Nr 13 e equipamentos a gás

A nr 13 (Norma regulamentadora) tem como objetivo regulamentar todo o mercado que trabalha e distribui equipamento que trabalham com pressões a gás. Isso é muito importante pois, se a estrutura não for preparada e os mínimos cuidados não forem tomados, é provável que ocorra algum acidente e que algum tipo de equipamento se rompa e cause vazamento.

Essa norma regula os metais que devem ser inseridos a depender da pressão a qual irá trabalhar, esse material ajuda profissionais de todos os ramos a lidar de forma mais fácil e consciente com vapores e pressões.

O principal equipamento que deve ser monitorado de acordo com essa NR é o aquecedor a gas, que constitui sistemas de aquecimento para ar condicionado e para chuveiros.

redator Autor