A transformação de matéria-prima em produtos refinados está em diferentes setores da industrialização, inclusive na usinagem.
Mineradoras trabalham em minas de pedras preciosas, onde encontram pedras brutas e, após a lapidação, transformam-se em joias belíssimas, que adornam colares e pulseiras de homens e mulheres.
O ouro encontrado em rios e serras, após todo o trabalho de um ourives, transforma-se em um brilhante anel ou um brinco, nos mais diferentes formatos.
Transformação de material bruto
O ferro e o aço também são materiais brutos que, quando bem trabalhados, transformam-se em diferentes produtos muitos úteis no dia a dia das pessoas. Desde estruturas de construção civil, como a estrutura de fundação, como para o levantamento de paredes, por meio de colunas e vigas.
Comercializada pela distribuidora de ferro e aço, essas matérias-primas recebem diversos tratamentos para garantir a segurança e a durabilidade por um longo período em conjunto com outros materiais, que aumentam a resistência e se transformam em diferentes materiais e uso variado, como chapas para aplicação em veículos, barras de ferro que se transformam em bicicletas e motocicletas, além de carros e caminhões.
Trens, ônibus, navios e aviões também recebem esse material em toda a sua estrutura, do motor à plataforma de montagem.
O ferro e o aço movimentam o mundo há muito tempo, com a aplicação nesses diferentes modelos de veículo, mas também fazem parte da segurança e da inovação, com a aplicação em armas e escudos, trabalhados de diferentes formas por ferreiros, ao longo dos anos, por meio de serviços de usinagem, com ferramentas rudimentares, mas muito eficientes na transformação da matéria-prima em um produto final de qualidade.
Conforme a aplicação necessária, a transformação do ferro e aço pode ser feita de diferentes maneiras, com a siderurgia sendo aplicada, deixando a matéria-prima maleável e formando os mais variados objetos, bastante utilizados nos mais diferentes setores, desde tarefas domésticas, até trabalhos dentro de uma indústria.
As empresas que trabalham no setor de usinagem e caldeiraria são responsáveis por diferentes setores de transformação, desde a fabricação de moldes para eletrodomésticos, como fogões, geladeiras e microondas, até equipamentos espaciais, utilizados em satélites lançados ao espaço, para garantir a programação de tv nos televisores de todo o mundo.
Tecnologia aliada à transformação
Os avanços tecnológicos têm proporcionado uma mudança significativa no tratamento do ferro e aço, nos mais diferentes produtos utilizados pela civilização.
A aplicação de uma técnica avançada, utilizando o comando numérico computadorizado, ou CNC, a usinagem de peças em aço inox, alcançou um novo patamar nos projetos industrializados.
As linhas de produção ganharam um novo perfil, tanto na agilidade quando na qualidade dos produtos finalizados, com execuções minuciosas nas peças trabalhadas, inclusive na determinação de tamanhos, empregados em microchips, instalados em equipamentos de comunicação, como microcomputadores e aparelhos de telefone celular.
Mesmo com a aplicação de equipamentos modernos na usinagem de precisão, os modelos atuais receberam uma atualização, trabalhando com diferentes máquinas, como:
- Retifica centerless;
- Torno CNC e mecânico;
- Torno universal e plano;
- Centro de usinagem vertical.
Cada um desses equipamentos é utilizado nos mais diferentes segmentos industriais, com a aplicação de tecnologia de ponta, garantido a eficiência e a robustez necessária para os moldes e as peças fabricadas destinadas ao mercado consumidor de diferentes formas e conteúdos.
Atendendo a parâmetros e projetos precisos, os profissionais que atuam nesse setor estão em constante evolução, pois o andamento tecnológico tem exigido cada vez mais especialização, principalmente com a automação tomando espaço, em alguns setores da indústria.
Outro modelo de usinagem que está sendo aplicado na indústria, garantindo maior resistência, conforme o formato empregado, é o serviço de eletroerosão a fio, que destrói as partículas metálicas, utilizando descargas elétricas por toda a base da peça a ser trabalhada.
Esse processo deve ser empregado em determinados serviços de usinagem, pois altera a estrutura das superfícies com qualidade aparente, eliminando qualquer tipo de distorção ou problema estrutural visual, pois não gera atrito, uma vez que não há contato físico da peça com o fio.
Todos os trabalhos realizados com ferro e aço, por meio da usinagem, devem ser realizados por profissionais capacitados, pois ele podem alterar as estruturas de fundação de uma construção, ou a base de alimentação de um motor veicular.
Enfim, a usinagem, aliada à tecnologia, é uma área extremamente importante da indústria e que faz diferença na economia do país.