A produtividade da automação industrial

Dentro de um ambiente de fabricação de produtos, materiais, peças, etc., os equipamentos de automação industrial são cada vez mais procurados.

Hoje, a automação faz parte do dia-a-dia da maioria da população, principalmente dos residentes de grandes cidades, deixando de lado o conceito de que esse projetos são destinados exclusivamente para a rapidez de uma fábrica, mas também são usados para uma maior segurança e integração do trabalhador e do cidadão.

Essas medidas permitem que serviços dentro da indústria sejam feitos de forma automatizada, trazendo assim, benefícios como:

  • Segurança,
  • Otimização do tempo de trabalho;
  • Facilidade em pequenas ações;
  • Diminuição do esforço físico;
  • Melhor condição de trabalho;
  • Maior precisão durante o serviço.

Um dos exemplos de automação, que garante uma maior integração de pessoas dentro de uma sociedade, que gera a necessidade do trabalho é o alarme pne. Obrigatório em diversos ambientes, é ideal para espaços públicos e residenciais.

O sistema traz mais segurança aos deficientes físicos, que podem usar o banheiro de forma mais tranquila, sendo que, em casos de acidente ou necessidade de ajuda, acionam o alarme, requerendo um auxílio imediato.

Essas e outras tecnologias tornaram o trabalho em indústrias e outros espaços mais seguro.

A história da automação industrial

Mesmo as inovações mais tecnológicas tiveram uma motivação no passado que justificou sua criação. O padrão não mudou com os projetos de automação industrial.

Segundo um artigo do site Automação Industrial, o ser humano tentava automatizar suas ações desde a pré-história. Todavia, foi a partir da metade do século XVIII, na Inglaterra, que a automação começou a se tornar uma realidade.

Tudo isso pois “os sistemas de produção artesanal e agrário começaram a se transformar em industrial” e então, foram criados os primeiros dispositivos automatizados.

Essas novas criações trouxeram diferentes benefícios ao ambiente industrial, entre eles, novas funções aos trabalhadores, que não precisavam mais se esforçar de forma desumana, o que prejudicava, substancialmente, sua saúde física.

Não apenas isso, traziam mais qualidade aos produtos, que passaram a ser fabricados com mais precisão e rapidez. Toda essa automatização também proporcionou a troca da energia através do esforço físico, para a energia a vapor.

Com o desenvolvimento da energia elétrica, aproximadamente em 1870, é que os processos de automação industrial começaram a ser desenvolvidos em maior quantidade, ganhando força, no entanto, depois de quase cem anos, na década de 1950.

Hoje, sistemas como os Alarmes, elevadores de carga, e outros equipamentos, deixam o trabalho cada vez mais otimizado, e os produtos em níveis de maior padrão.

Atualmente, a automação industrial conta com os computadores como base para os sistemas. Eles foram introduzidos no século XX em indústrias, mas hoje, são encontrados em espaço de destaque nas maiores fábricas do mundo.

Por isso, é correto afirmar que cada evolução tecnológica está ligada à indústria, que a utiliza para uma nova melhora na fabricação de diversos produtos disponíveis em nosso cotidiano.

É importante também destacar a diferença entre a mecanização e automação industrial.

Apesar de ambas terem um espaço importante dentro da história das tecnologias em fábricas, e serem colocadas como iguais por pessoas que não são conhecedoras do assunto, os sistemas são diversos.

A mecanização é a substituição do trabalho manual pelo de uma máquina. Já a automação industrial permite que o trabalho seja realizado através de máquinas que são controladas automaticamente, e que elimina, em um nível considerável, o esforço físico.

Os benefícios do investimento em automação industrial

Desde os esforços mais antigos, os empreendedores buscam a melhora e a evolução da fabricação dos produtos que oferecem.

Nesses casos, alguns equipamentos de automação industrial se tornaram a solução para muito problemas.

O elevador de carga industrial, por exemplo, ajuda na otimização do tempo, e também em uma condução mais segura do produto, que é sujeito a um transporte sem tantos erros e acidentes, evitando prejuízos dos empreendedores.

Apesar de muito se ouvir que essas automações podem, na realidade, tirar o emprego de muitos trabalhadores, é certo afirmar que, ao contrário do que se acredita, as novas tecnologias, como os Elevadores de carga, permitem que os especialistas em projetos industriais encontrem funções mais qualificadas e seguras ao profissional responsável pela parte operacional.

Certos trabalhos sempre precisarão da sensibilidade humana para que se obtenha a qualidade desejada.

redator Autor