A maneira ideal de manter máquinas e equipamentos funcionando

O uso de maquinas e equipamentos nas indústrias é muito comum, isso porque são bastante úteis e facilitam inúmeros processos.

Há uma gama de trabalhos executados dentro de fábricas de peças automotivas, alimentos e construção civil, mas acontece que para dar conta de toda a demanda, os profissionais precisam do auxílio de maquinários que vão diminuir o esforço físico e também o tempo com que as tarefas vão ser cumpridas.

No entanto, para garantir que todos os procedimentos sejam feitos da melhor maneira possível é importante manter todos os componentes e peças em perfeito estado, o que é possível com uma manutenção preventiva e corretiva.

A diferença entre as duas está no fato de que a preventiva vai justamente prevenir danos, ou seja, os técnicos vão fazer um controle periódico para verificar se algum item apresenta mal funcionamento.

Assim, a manutenção preventiva permite que haja um planejamento sobre a melhor ocasião para realizar os reparos e com isso a produção não precisa ser interrompida.

Já a manutenção corretiva é quando a máquina apresenta uma falha, então ela precisa ser consertada imediatamente, nesse caso o funcionário é enviado para a manutenção e os trabalhos realizados pela máquina são suspensos.

Não é aconselhável ter apenas uma equipe de manutenção corretiva, é ideal conciliar ambos os procedimentos para que se tenha uma eficiência maior e assim não seja causado nenhum prejuízo ao patrimônio da empresa devido a atrasos na operação.

No mais, é possível citar que, como existem diferentes máquinas e equipamentos, a manutenção vai ser diferente em cada uma, então deve ser feita sempre por um profissional com o conhecimento adequado.

Peças que mantêm os maquinários em funcionamento

É certo afirmar que as máquinas são compostas por muitas peças e engrenagens que fazem com que todo o processo funcione da forma correta, de modo que tem alguns muito importantes e merecem destaque.

Para começar, alguns equipamentos trabalham por meio de componentes, como fluidos e gás, e por esse motivo dispõem de ligações com tubos e conexões para fazer a transferência dos componentes.

Nesse sentido, um item muito comum é o tubo schedule 40, ele compõe os sistemas hidráulicos, é bastante resistente e tem grande durabilidade nas indústrias por suportar grande peso e pressão sem que hajam danos em sua extremidade, deste modo a condução de fluidos, em geral, é segura e eficiente.

No mais, existe também a necessidade de incluir algumas peças para vedar os dispositivos e dessa forma conseguir que atinjam seu desempenho máximo.

Com isso, há uma lista completa com itens usados para essa finalidade, no entanto podem ser encontrados em diferentes formatos e tamanhos, e cada um atende a uma situação específica.

Sendo assim, um dos itens é o anel de vedação, fabricado para atender a diversas máquinas que não fazem movimentação, sua função tem como objetivo impedir que tanto produtos gasosos como líquidos causem estragos. Esse item é versátil e pode ser encontrado em diferentes materiais, como:

  • Poliuretano;
  • Fluorocarbono;
  • Silicone;
  • Borracha.

Já no caso dos pistões e peças do sistema hidráulico é possível contar com uma grande variedade de peças presentes no catalogo gaxeta hidraulica.

Nesse caso para que a vedação seja precisa é necessário seguir medidas específicas para cada máquina, então primeiro é preciso entender o problema para encontrar a solução que melhor se enquadra.

A versatilidade das empresas industriais

No quesito vedação, o cliente pode optar pela contratação de uma empresa experiente e reconhecida no mercado que forneça os itens citados anteriormente.

E para complementar a gama de produtos desse segmento, há também a opção de acionar um fabricante de selo mecânico, esse item já é mais indicado para bombas hidráulicas e centrífugas, e funciona com o mesmo princípio de evitar vazamentos.

No entanto, como a indústria é bastante abrangente, há ainda no mercado as que fazem a fabricação de peças por meio de moldes e para compor esses moldes existe a necessidade de materiais maleáveis, como a borracha de silicone, ela possui alta resistência e rapidez na moldagem, além de estar disponível em uma mistura pré-fabricada com boa qualidade.

Por fim, seja qual for a demanda do cliente, existe um tipo de produto feito sob medida que pode solucionar, de forma ágil e eficiente, o problema apresentado.

redator Autor