A indústria tangência diversas áreas e atividades da sociedade, dessa forma sem a sua utilização seria mais complicado e trabalhoso ter acesso a alguns produtos e serviços, a exemplo temos os medicamentos, automóveis, alimentos e até mesmo o lazer como os jogos online.
Assim devido ao destaque e relevância que a indústria apresenta há muitos processo e ações que são realizadas para atender as demandas de toda a sociedade e algumas características identificam seus processos, sendo o principal deles a produção em massa, ou seja, em alta escala e automatizada.
Por fornecer produtos e mercadorias para todas as pessoas que convivem na sociedade há alguns padrões que precisam ser respeitados e seguidos para assegurar não apenas a qualidade, mas principalmente a segurança na produção e utilização dos produtos e serviços.
Em todas as área há norma para evitar acidentes e riscos a todos os envolvidos, ou seja, desde o inicio da cadeia produtiva: trabalhadores, até o seu final: consumidores.
Segurança
Desde processos mais simples aos mais complexos a segurança precisa ser prioridade e estar presente, quanto maior o risco apresentado pelo equipamento ou processo desenvolvido maior precisa ser as normas e processos de controle e segurança.
Assim, as indústrias que atuam com a produção e manipulação de gases é uma que recebe uma fiscalização e precisa atender a normas mais rígidas, pois o risco apresentado nesses locais é muito alto, inclusive para região ao seu entorno.
Por isso algumas normas são desenvolvidas, entre elas a NR 12 – Norma Reguladora 12 que tem como objetivo assegurar que as máquinas e equipamentos sejam aptos e não apresentem riscos aos trabalhadores.
Por ser extensa e complexa o treinamento de NR 12 é algo necessário e primordial a saúde de todos os trabalhadores.
Essa norma é uma das mais completas e importantes das demais 36 normas presentes na consolidação trabalhista. Além desse treinamento outros também são necessários como os exemplos abaixo.
Caldeiras
Sendo um equipamento destinado a produzir e acumular vapor sob pressão superior a pressão atmosférica, a caldeira é um equipamento presente desde o século XVIII na indústria para geração de calor e até mesmo de energia.
Mesmo com os avanços e desenvolvimentos tecnológicos as caldeiras ainda são equipamentos que podem causar grandes acidentes quando mal utilizadas e supervisionadas.
Devido ao risco apresentado há uma norma reguladora para sua checagem e manutenção sempre antes de ser iniciada e utilizada.
Um dos aspectos analisados é a peça utilizada para medir a pressão de vapor atingida, pois se esse equipamento estiver com problemas ou com a metragem errada fica difícil de controlar e verificar problemas presentes nessa máquina.
Filtros de Manga
Assim como os demais e mais diversos modelos de filtros o filtro de manga serve para realizar a filtragem do ar provenientes de processos industriais, seus tipos são vários:
- Ciclonado;
- Quadrado;
- Redondo;
- Retangular.
Independentemente do formato o filtro de manga industrial é composto por uma câmara suja e uma câmara limpa, podendo ainda possuir elementos que contribuem para eficiência da sua filtragem como a válvula rotativa, limpeza por jato de ar comprimido, sensores e demais acessórios tecnológicos.
A aplicação desse filtro é imensa, atendendo a necessidade de diversos processos industriais, ele serve também como um medidor de segurança e qualidade destas etapas.
Luxímetros
O luximetro é um equipamento responsável por medir e calcular a quantidade de luminosidade presente em um ambiente.
Aplicado amplamente em laboratórios químicos e farmacêuticos eles garantem que alguns processos sejam realizados de forma correta com o controle da luz que pode e interfere negativamente em algumas etapas e experimentos.
Aqui é importante também ressaltar que o processo de manutenção precisa ser constante e realizado por profissionais devidamente capacitados, pois a precisão do medidor necessita ser exata e sem erros, pois qualquer cálculo errado o resultado é afetado e danificado.
Sistemas de supervisão
O sistema supervisório surgiu desde que os processos de automatização foram implantado nas indústrias e nos seus mais diversos segmentos.
Assim esses sistemas tem como objetivo armazenar todos os dados que são relevantes para controlar o bom funcionamento das demais máquinas que operam ações na linha de produção e montagem.
Assim todo o sistema pode ser transformado, controlado, arrumado e modificado sempre que necessário e o controle é facilitado por essa central de supervisão assegurando a segurança e qualidade.