Os componentes eletrônicos são quaisquer estruturas que compõem um circuito elétrico, desde os mais complexos até os mais simples, e funcionam de maneira interligada.
Além disso, considera-se um componente eletrônico um dispositivo elétrico capaz de transmitir uma corrente elétrica por meio de um material condutor ou semicondutor de energia.
Com esses componentes, é possível dispor de vários equipamentos eletrônicos presentes na indústrias, entre os quais serão abordados:
- A fonte de energia;
- Os geradores de energia;
- O transistor de potência;
- Os medidores de energia trifásicos;
- Montagem de SMD.
O funcionamento de tudo: as fontes de energia
Antes de falar sobre os equipamentos eletrônicos das indústrias, deve-se ter em mente que nenhuma atividade que utiliza eletricidade pode ocorrer sem a existência de uma fonte de energia.
Esta, por sua vez, é qualificada como todos os recursos artificiais ou naturais para a produção de alguma forma de energia, a qual pode permitir atividades como a geração de calor, o deslocamento de veículos ou, principalmente, a produção de energia elétrica.
É importante ressaltar que uma fonte de energia pode ser qualificada como renovável ou não renovável, dependendo da capacidade da natureza em repor os recursos utilizados.
As fontes de energia consideradas renováveis são aquelas que, como o nome deixa explícito, podem ser repostas pela natureza. Entre as fontes renováveis existentes na atualidade, pode-se citar o vento (energia eólica) e a luz solar (energia solar).
Já outras, apesar de serem nomeadas de renováveis, não necessariamente são passíveis de reposição natural para sempre, como é o caso da energia hidrelétrica, a qual faz uso da força das quedas de água.
É importante frisar que nem toda energia renovável pode ser considerada limpa, ou seja, livre de impactos ambientais grandes ou da emissão de poluentes.
As hidrelétricas, por exemplo, para serem construídas, muitas vezes exigem a retirada da fauna e da flora de uma região, bem como o deslocamento de moradores.
O que é e como funciona um gerador de energia?
Apesar da indústria fazer uso de uma fonte de energia, é necessário que ela utilize, também, uma fonte secundária de energia elétrica.
Isso só pode ser possível através da instalação de um gerador elétrico, já que ele é capaz de, como o nome indica, gerar uma eletricidade com o intuito de substituir aquela proveniente da fonte principal da indústria, a qual pode ficar inativa em certas ocasiões.
Assim, um gerador consegue transformar uma energia mecânica em energia elétrica que pode ser repassada para a rede de energia de uma edificação.
A função dos transistores de potência
Os transistores de potência são equipamentos muito importantes para os dias atuais, tendo em vista que o crescimento humano tem provocado um consumo de energia elétrica muito alto.
Assim, um transistor é responsável por reduzir gastos com eletricidade, já que ele consegue otimizar o consumo da eletricidade por meio da mensuração de sua quantidade ou da potencialização dela.
Os transistores podem ser achados com uma ampla variedade de modelos e de tamanhos, dependendo apenas do tipo de equipamento em que será instalado, podendo este ser um dispositivo caseiro ou, até mesmo, equipamentos industriais.
Outro tipo de medidor: o medidor de energia trifásico
Sendo semelhantemente ao transistor de potência, o medidor de energia trifásico também é capaz de realizar uma medição da tensão de uma rede elétrica. Todavia, ele é mais utilizado em situações que exigem um equipamento mais robusto.
Isso garante uma operação de máquinas industriais de grande porte com segurança, tendo em vista que esse medidor pode identificar as irregularidades que, às vezes, surgem em uma rede elétrica.
Além disso, é importante ressaltar que um medidor trifásico é capaz de controlar a rede elétrica sem precisar ocupar um espaço muito grande devido ao seu caráter mais compacto
Além dos componentes: a montagem SMD
A tecnologia SMD (Surface Mounting Devices, ou, traduzindo, a tecnologia de montagem superficial) pode ser definida como a fixação, o posicionamento e a soldagem de componentes elétricos sobre uma superfície conhecida como Placa de Circuito Impresso.
A montagem SMD é uma forma de gerar uma série de placas elétricas as quais são utilizadas em praticamente todos os dispositivos que fazem uso de energia elétrica. É por essa razão que essa montagem é de suma importância para a indústria.