A metrologia é uma ciência voltada para a medição e tem como finalidade central o controle de qualidade de produtos e serviços, possível por meio da utilização de ampla variedade de equipamentos de medição.
A área está intimamente ligada à diversas atividades do nosso cotidiano. Até porque atualmente vivemos cercados por instrumentos de medição que influenciam diretamente na qualidade de vida, consumo e tomadas de decisões.
Alguns exemplos são:
- Compra de produtos com peso baseado no preço;
- Abastecimento com preço baseado no volume de combustível;
- Contas baseadas em métricas de consumo mensal;
- Tomadas de decisão envolvendo preços, tamanhos ou utilidades.
Com relação às produções industriais, a metrologia é fundamental tanto do ponto de vista do produtor quanto do consumidor. Isso porque um bom processo metrológico significa um bom controle de qualidade dos produtos.
Metrologia e qualidade
A metrologia está diretamente relacionada aos processos de controle das características dos produtos realizado nas unidades fabris. Ela contribui para processos de produção bem definidos, com atenção aos padrões de qualidade, independente do segmento no mercado.
Por isso, pode-se dizer que a metrologia está ligada à melhoria contínua dos sistemas de produção, já que o uso dos instrumentos leva os colaboradores a colocarem toda a atenção nas medidas.
A busca pela precisão, nesse sentido, contribui para melhorar e trazer mais eficiência para cada etapa da produção.
Dentre os principais instrumentos relacionados à metrologia industrial destacam-se as balanças, paquímetros e microscópio biológico, que serão descritos nesse artigo, apesar de haver muitos outros equipamentos de medição fundamentais para as atividades industriais de variados setores de produção.
A importância das balanças nas indústrias
Fabricantes de medicamentos, alimentos, itens de higiene e limpeza, bebidas e outros tipos de produtos utilizam diferentes modelos de balanças para a pesagem de componentes nos processos industriais.
Muitas vezes a balança também conta com um sistema automatizado nas linhas de produção, o que possibilita um controle mais efetivo sobre o manuseio do produto, incluindo embalagem ou envasamento, além da economia de tempo.
A pesagem ajuda a evitar prejuízos, como a perda de lotes inteiros devido à inadequação do peso ou quantidade.
O controle de produção também tem reflexos na gestão do estoque, podendo resultar em redução de custos operacionais, e ajuda a otimizar os processos logísticos além de contribuir para a conformidade legal dos produtos e satisfação dos clientes.
Paquímetro mede peças de tamanho reduzido
O paquímetro é outro instrumento bastante comum nos ambientes industriais, bem como na realização de tarefas que demandam a medição exata de peças.
Trata-se de uma ferramenta de precisão que serve, basicamente, para medir a distância entre dois lados simetricamente opostos de determinado objeto.
De uma maneira geral, ele é utilizado nos casos em que é preciso medir peças de pequenas dimensões, como tubos, parafusos, porcas, entre outras variações.
Existem alguns tipos diferentes de paquímetros, cujo emprego vai depender da utilização do instrumento. Dentre eles, vale a pena citar:
- Paquímetro universal, de uso amplo, para medições internas e externas;
- Paquímetro universal com relógio, que agiliza o processo de medição;
- Paquímetro com bico móvel ou basculante, para medir peças cônicas;
- Paquímetro de profundidade de furos não vazados, rasgos, rebaixos;
- Paquímetro duplo, usado para medir dentes em engrenagens;
- Paquímetro digital, simples, rápido, fácil e preciso.
Microscópios para visualização de amostras
Utilizado em laboratórios de análises clínicas, de controle de qualidade industrial, laboratórios de estudos ou de patologias, os microscópios tornam possível a observação de amostras de diferentes naturezas, de maneira ampliada e tridimensional.
Há uma grande variedade de modelos disponíveis no mercado e sua escolha varia de acordo com o tipo de amostra que será visualizada no equipamento.
O microscópio biológico binocular é utilizado para a avaliação de amostras como células sanguíneas de diversas origens, bactérias ou outros elementos.
A avaliação de rochas, peças em metal, circuitos de placas, moedas, joias e outros tipos de itens pode ser feita por um microscópio estereoscópio.
Outro tipo de equipamento empregado na análise de rochas ou minerais em lâminas é o microscópio petrográfico. O aparelho também é conhecido como microscópio de luz polarizada.
Para que as medições e análises feitas com os equipamentos sejam bem sucedidas, é fundamental o investimento em maquinários de qualidade.
A realização de manutenções preventivas é outra medida a fim de aumentar a durabilidade das peças e prolongar a vida útil das instalações industriais.