A indústria é responsável pela fabricação de tudo o que consumimos. Por meio dela temos acesso a diversos componentes que ajudam na estruturação de outros e, principalmente na construção civil, a utilização desses componentes é muito comum.
Os diversos segmentos industriais disponibilizam no mercado uma gama tão grande de mercadorias e uma variedade tão ampla que não fazemos ideia do que podemos encontrar.
As brocas para vidro são um exemplo disso e neste artigo você irá conhecer um pouco mais sobre esse componente e alguns outros que são utilizados para a instalação de vidro e concreto nas obras presentes na construção civil. Acompanhe.
O vidro e suas aplicações
O vidro é um material utilizado para diversas finalidades e, na construção civil, ele está sempre muito presente. Para fazer sua instalação de maneira segura, quando é necessário realizar sua perfuração, é extremamente importante fazer uso de equipamentos e procedimentos corretos.
Isso porque, usar qualquer tipo de broca, por exemplo, pode prejudicar o vidro como trincar e até comprometer a segurança.
Quando utilizado, por exemplo, para coberturas, é extremamente importante e imprescindível que o vidro tenha qualidade e que seja perfurado de maneira correta.
A broca para vidro é um desses componentes desenvolvidos especialmente para a aplicação nesse material. O vidro é muito delicado e, por mais resistente que seja, pode ser danificado se você usar a broca errada.
A broca ideal para aplicação nesse material é a diamantada, porque ela possui um revestimento de diamante que garante mais delicadeza e qualidade ao acabamento da perfuração.
Portanto, ao necessitar perfurar materiais como o vidro, o ideal é utilizar a broca diamantada, que ainda oferece uma série de vantagens como:
- Mais resistência;
- Maior precisão;
- Melhor velocidade;
- Melhor vida útil.
Esses benefícios tornam esse tipo de broca única e a mais recomendável para o uso em vidros.
Por não oferecer riscos como trincas, ela é aplicada nas mais diversas necessidades de perfuração dos vidros.
A construção civil e a indústria automobilística, por exemplo, se deparam diariamente com a necessidade de manuseio e instalação de vidros, por conta disso, elas adquirem constantemente a broca para furar vidro e extrair o melhor da instalação desse material, nas mais diversas necessidades.
O uso do vidro vai um pouco mais além. Um exemplo disso é quando há a necessidade de tratamento de superfícies em que um material escaldante é jogado, mudando a textura ou livrando-a de propriedades contaminantes.
Nesse caso, pode ser utilizado um abrasivo artificial, como a microesfera de vidro para jateamento. Mas, antes de usar esse produto, é extremamente importante considerar em qual tipo de superfície será utilizada.
As superfícies que podem fazer uso são as peças de metal, peças de alumínio e peças de inox.
O jateamento de vidro também é bastante utilizado nas sinalizações viárias, oferecendo um acabamento brilhante e mais fino para as peças que não possuem tanta dureza.
Outra característica da microesfera de vidro é que ela não é constituída de produtos tóxicos, sendo bastante segura e perfeita em sua aplicação. Por ser quimicamente inerte, essa microesfera possui acabamento único no local em que é aplicada.
Como você pôde ver, o vidro é um material delicado, mas que pode ser utilizado de diversas maneiras e que, algumas vezes, precisa ser instalado por meio dos componentes corretos.
Um desses componentes é a broca, que precisa ser feita de um material específico para perfurar o vidro e não danificá-lo.
No entanto, em casos de materiais rígidos como o concreto, é necessária a utilização de outro tipo de broca. Confira um pouco mais sobre isso no próximo tópico.
Broca para uso em concreto
Na construção civil, assim como algumas vezes é necessário utilizar o vidro, muitas vezes precisamos do concreto.
Para perfurar esse material, no entanto, é necessário usar a broca certa. A broca para concreto tem a forma de uma flecha, o que evita que o pó gerado durante esse procedimento seja espalhado. Além disso, é uma broca preparada para lidar com superfícies mais duras.
Como você pôde perceber, a construção civil e diversos outros segmentos da indústria têm acesso a diversos componentes que visam facilitar os procedimentos.
Esses materiais são fornecidos pela própria indústria e são indispensáveis, mesmo que sejam simplesmente uma broca ou uma aplicação variada do uso do vidro.