O processo de industrialização consiste nas atividades ligadas à transformação de materiais, matérias-primas e estruturas, com a finalidade de produzir bens de consumo para a sociedade, tendo como consequência o desenvolvimento urbano.
A indústria se diferencia da manufatura, que também se relaciona com a transformação de materiais, a partir da introdução de máquinas, que possibilitaram o trabalho mais ágil e eficiente, tendo como consequência o fenômeno da produção em série.
A Inglaterra foi o primeiro país a passar pelo processo de industrialização, em meados do século XVIII, com a Primeira Revolução Industrial. No período, as máquinas a vapor passaram a ser usadas em manufaturas, provocando profundas alterações nas cidades.
Assim, os espaços urbanos cresceram de forma acelerada, em virtude da mecanização do campo e da oferta de empregos.
Já nos séculos XIX e XX, a industrialização se alastrou para outros países, como os Estados Unidos, e a tecnologia passou por um novo período de inovação.
A principal fonte de energia passou a ser a eletricidade e os métodos de produção tornaram-se sistematizados em técnicas fordistas – trabalho repetitivo em grandes quantidades.
Com o passar dos anos, praticamente todos os países passaram pela industrialização, mesmo que tardia.
Hoje, é quase impossível pensar em uma região sem a presença de indústrias.
O aprimoramento técnico e tecnológico permitiu o desenvolvimento de inúmeras máquinas e equipamentos, que tornou os trabalhos muito mais eficientes, dinâmicos, rápidos e seguros. Com a robótica, vive-se o que se chama de Terceira Revolução Industrial.
Equipamentos que ajudam na dinâmica das indústrias
Um dos equipamentos que colaborou nos trabalhos industriais é o tamboreador vibratório, que é usado nos processos de tratamento e finalização de superfícies de peças produzidas em série.
O tamboreamento, também chamado de vibroacabamento, tem o intuito de dar um acabamento perfeito aos produtos, em especial, nas peças de pequeno a médio porte.
O tambor vibratório oferece maior qualidade ao produto e, como consequência, traz diversas vantagens para a indústria, como:
- A diferenciação competitiva;
- O aumento da produtividade;
- Os níveis maiores de excelência;
- A produção padronizada e uniforme.
Vale ressaltar que, além de todos esses benefícios, o tamboreador preço diferenciado traz uma significativa redução de custos diretos e indiretos, como a diminuição de tempo e consumo de energia elétrica, bem como a possibilidade de realizar o acabamento em série.
Além dos tambores vibratórios, o tamboreamento também pode ser executado com tambores rotativos. Essas ferramentas possuem um revestimento interno em oitavado, sendo possível acabar peças por meio do movimento circular.
No entanto, os tambores rotativos são indicados para produtos mais duros, já que o impacto pode causar deformações em peças mais sensíveis.
A dinâmica da industrialização do campo
Conforme mencionado anteriormente, a mecanização do campo também foi responsável pelo desenvolvimento das cidades e o avanço da industrialização.
Contudo, a tecnologia das fábricas não se reduziu aos centros urbanos, mas também as zonas rurais foram beneficiadas pela introdução de máquinas e equipamentos, que facilitaram os trabalhos no campo.
Assim, entre os maquinários mais usados nas atividades agrícolas, destaca-se o pulverizador, que é um equipamento usado para auxiliar agricultores no combate às ervas daninhas, insetos e pragas, tendo como principal objetivo pulverizar substâncias defensivas ou fertilizantes na área de interesse.
Os pulverizadores contam com Bicos aspersores industriais, que são os principais componentes de distribuição e pulverização de substâncias.
Essas peças também são usadas para espalhar a água em um determinado ambiente e, dessa forma, reduzir a temperatura e promover a irrigação de locais, para melhor controle ou acompanhamento dos trabalhos em agricultura.
O bico aspersor é desenvolvido com materiais resistentes, como os metais revestidos, para melhor desempenho contra as variações de temperatura, intempéries, choques mecânicos e, principalmente, corrosão, já que o componente permanece em contato constante com a água.
Além disso, é possível encontrar diversos modelos de bicos, com as mais diferentes aplicações, formatos e tamanhos. Sendo assim, deve-se verificar as especificidades de aplicação, para investir em bicos aspersores adequados.
Fora todos esses componentes, máquinas e equipamentos mencionados, há inúmeros dispositivos tecnológicos que atuam na dinâmica da industrialização das cidades e do campo.
Com o desenvolvimento cada vez mais rápido e o aprimoramento das pesquisas, é possível incrementar ainda mais as atividades industriais, para melhor qualidade, praticidade e redução de custos.