5 componentes fundamentais em motores

A alta dependência que a humanidade tem de máquinas faz com que motores e geradores sejam equipamentos muito importantes. Afinal, sem eles, boa parte dos itens necessários no cotidiano simplesmente não funciona.

Hoje, pode-se dizer que poucas são as pessoas que conhecem suas propriedades e seu funcionamento a fundo. No caso dos motores, mais especificamente, muitas pessoas têm conhecimentos sobre os instalados em automóveis, mas não os demais tipos.

Confira, a seguir algumas peças importantes em itens do tipo, seja em um motor eletrico ou de arranque:

 

Escovas para motores

Nenhum componente gera energia a partir do nada, como que em um passe de mágica. Na verdade, o que ele faz é transformar outro tipo de energia em mecânica, possibilitando o funcionamento de uma série de máquinas.

Para que isso aconteça da maneira certa, é preciso que haja uma peça que forneça energia aos componentes responsáveis pela conversão.

Neste caso, os itens em questão são as escovas para motores. Sua importância é tamanha que existem modelos desenvolvidos especialmente para certos equipamentos, tais como:

  • Escova de carvão;
  • Escova de grafite;
  • Escova elétrica de grafite;
  • Escova para motores de corrente alternada.

 

Por conta disso, caso o fabricante de um equipamento indique o uso de uma escova específica, ela não pode ser substituída: a escolha por um modelo em específico é feita com o objetivo de tornar a transmissão de energia tão eficiente quanto possível.

 

Imãs

Motores elétricos têm um mecanismo de funcionamento semelhante ao de um sensor indutivo: eles usam a repulsão natural entre campos eletromagnéticos de pólos opostos para transformar energia elétrica em mecânica. Isso significa que, sem imãs, um equipamento do tipo deixaria de funcionar.

Vale ressaltar que, no caso deste tipo de motor, há dois tipos de imãs em seu interior: um natural e outro não natural, também conhecido como eletroímã.

Eles são controlados por um mecanismo que mantém os pólos opostos sempre de frente um para o outro, de modo que eles estejam sempre repelindo um ao outro. Isso, por sua vez, cria um movimento que aciona o rotor, fazendo com que haja a geração de energia mecânica.

Da mesma forma, é preciso levar em consideração que o eletroimã necessário ao processo é gerado por meio de um campo eletromagnético: a energia fornecida pela escova faz com que haja um fluxo de eletricidade na bobina, que, por sua vez, tem propriedades magnéticas.

Consequentemente, problemas nas escovas (ou nas espiras e bobinas) podem inviabilizar totalmente o funcionamento do motor.

 

Vela de ignição

Enquanto motores elétricos são acionados pela pilha que lhe fornece energia, os motores a explosão têm um funcionamento diferente. Como o seu próprio nome diz, eles se ativam por meio da geração de uma faísca. Este é o motivo porque um carro flex precisa sempre de um pouco de gasolina: o mecanismo de acionamento depende desta substância.

A peça responsável por fazer com que a faísca seja gerada com a intensidade adequada e no tempo certo é a vela de ignição. Seu papel é mesclar ar e combustível na proporção correta, gerando a força necessária ao acionamento do motor.

 

Válvulas e sensores

A mistura entre ar e combustível, entretanto, não é necessária apenas durante o acionamento de um motor a explosão: ela deve ser equilibrada e controlada ao longo de todo o seu funcionamento. Isto, por sua vez, é feito por válvulas posicionadas estrategicamente no equipamento.

Da mesma forma, há muitos outros sensores que asseguram o equilíbrio dos componentes necessários ao funcionamento do motor, tais como:

 

Servo motor

Muitas pessoas imaginam que os servo motores sejam uma categoria diferenciada de motores. Isso, porém, não é verdade: atualmente, eles são usados em conjunto com outros equipamentos, com o objetivo de exercer um controle de torque e força motriz mais estrito.

Apesar de historicamente tido como um item de custo proibitivo – e, consequentemente, de utilização limitada – este equipamento tem se popularizado cada vez mais ao longo dos últimos anos.

Isto, por sua vez, é causado pelo barateamento dos eletrônicos, tendo em vista que estes motores contam com encoders embutidos.

Por fim, vale ressaltar que, por conta disso, o reparo de servo motor indramat exige uma mão de obra mais qualificada que o normal: além de entender de mecânica, o profissional responsável também deve ser qualificado na área da eletrônica.

redator Autor