A indústria é um dos setores mais importantes para a história do país. O motivo por trás disso é o fato de que, além de gerar emprego e renda, esse é o segmento responsável por transformar as matérias-primas produzidas pelo setor primário em mercadorias, que, por sua vez, são passadas tanto para o comércio quanto para o consumidor final.
Por conta disso, muitas pessoas que sonham em ter a própria empresa pensam em investir nesse ramo da economia. Apesar disso, é preciso ter em mente que quem opta por abrir uma indústria tem vários desafios pela frente.
O principal deles é montar uma estrutura que promova tanto a produtividade quanto a segurança dos funcionários. Do contrário, é possível que haja desde pequenos problemas na linha de produção até um impedimento do funcionamento pelos órgãos competentes.
Quer aprender mais sobre isso? Então continue lendo e confira algumas dicas para montar uma estrutura robusta e que dê todo o apoio necessário às atividades da sua indústria.
Use vigas de qualidade
Os cuidados com a estrutura de uma indústria devem ser tomados desde a elaboração de seu projeto de construção. O motivo por trás disso é o fato de que, além da questão da segurança e da estabilidade, é preciso que as instalações sejam adequadas à atividade industrial.
Como indústrias costumam necessitar de uma área muito grande para funcionarem, recomenda-se investir em técnicas construtivas mais robustas, como aquelas que usam o tubo de ferro quadrado – ou seja, as vigas.
Quando usadas corretamente, elas ajudam a suportar a estrutura da indústria, tornando-a mais resistente e estável do que uma edificação feita apenas em alvenaria.
Invista em eletrodutos
De acordo com especialistas, a automação industrial veio para ficar. Na prática, isso significa que, nos próximos anos, a tendência é que cada vez mais atividades sejam executadas por máquinas. Entre os benefícios trazidos por essa medida, estão:
- Redução dos custos;
- Redução dos erros;
- Melhora na padronização dos produtos;
- Concentração dos empregados em outras atividades.
Apesar disso, é preciso ter em mente que a adoção da automação pode exigir algumas adaptações na estrutura da sua indústria. A principal delas é com a estrutura elétrica, já que boa parte das máquinas usadas na automatização das tarefas é movida com eletricidade.
A boa notícia é que isso é algo relativamente simples de se evitar. Por exemplo, é interessante usar um tubo de ferro redondo (ou seja, um eletroduto) para manter a fiação que faz a distribuição de energia protegida e livre de danos.
Escolha o piso com cuidado
Além da presença de maquinário pesado, ambientes industriais normalmente têm um alto trânsito de pessoas em seu interior. Por conta disso, ao escolher um piso, não basta levar a estética em conta: é imprescindível que ele seja resistente, de modo que tenha uma vida útil longa mesmo em condições adversas.
Felizmente, há uma série de revestimentos que atendem a esses requisitos. Entre eles, estão:
- Piso de tinta epoxi;
- Piso vinílico;
- Piso de cimento queimado;
- Piso emborrachado.
Para decidir qual é o melhor para o seu estabelecimento, é fundamental considerar variáveis como os riscos da sua indústria (certos ramos têm um risco de incêndio maior que os demais, por exemplo), as dimensões do espaço e o orçamento disponível.
Por exemplo, caso a prioridade seja manter os custos baixos, usar a tinta para piso industrial do tipo epóxi é a melhor opção. Além de o material em si ser barato, sua aplicação é simples e rápida, dispensando a contratação de mão de obra com qualificações acima da média.
Não abra mão das medidas de segurança
Por último, mas não menos importante, é fundamental ter em mente que a indústria é um dos setores mais propensos a acidentes de trabalho.
Deste modo, é fundamental que a estrutura do estabelecimento tenha componentes que mantenham os trabalhadores seguros. Por exemplo: se a empresa trabalha com ferro fundido, é preciso que os equipamentos usados na tarefa cumpram todas as normas regulamentadoras do setor, bem como passem por manutenções periódicas.
Do mesmo modo, há medidas que podem ser tomadas em relação à infraestrutura para evitar acidentes. Por exemplo, como quedas e escorregões podem ter consequências mais graves que as normais no interior de uma indústria, é interessante escolher um piso antiderrapante para revestir o chão, de modo a reduzir as chances de que isso aconteça.