4 componentes industriais que você precisa conhecer

No universo industrial, há uma série de acessórios e componentes essenciais para a produtividade do setor. A Bucha grafitada, por exemplo, é um componente que pode ser aplicada em diversos segmentos e entre as finalidades pode evitar o desgaste das peças mecânicas.

O grande destaque deste modelo em relação às outras buchas são suas propriedades. Além de ter uma resistência mecânica excelente, também é um item autolubrificante.

Nesta linha, existem outros tipos de acessórios que também se destacam bastante. Uma bucha de ferro é um item com alta durabilidade e poder de fixação.

Não é à toa que esse tipo de componente é indispensável nos processos de fixação de uma parede e outros acessórios. Se você quer saber mais sobre como funciona cada tipo de componente na prática, continue lendo esse post e confira 4 componentes industriais que você precisa conhecer.

1. Buchas industriais

Essenciais para a fixação de estruturas e para a proteção de peças mecânicas, as buchas industriais são acessórios usados em diversos segmentos.

A Bucha grafitada, por exemplo, é um item produzido a partir de um processo que é conhecido como sinterização – que na prática é uma técnica que faz com que a bucha seja autolubrificante e resistente.

Além desse modelo, há outras buchas que também são caracterizadas pela durabilidade e eficiência no tipo de aplicação. A bucha de ferro é uma delas.

Esse item pode ser aplicado em locais como: parafuso, rodas e no maquinário industrial, de forma geral.

Outros benefícios desse componentes são: durabilidade, resistência à corrosão e redução de desgaste a longo prazo.

Assim como esses itens, há outros componentes que também fazem total diferença neste segmento. A bucha de bronze é um item fabricado com uma matéria-prima forte e resistente a longo prazo.

Além de proteger as peças mecânicas, esse item é resistente a processos corrosivos, desgaste e outros impactos.

Independentemente do tipo de bucha e da forma de aplicação, é importante tomar alguns cuidados antes da aquisição desse material. São eles:

  • Verifique se a peça industrial é certificada pela ABNT;
  • Certifique-se que a instalação e manutenção da peça seja adequada;
  • Analise a vida útil da peça;
  • Conte com um especialista para ter direito à manutenção especializada.

2. Borracha de drenagem

Como o próprio nome sugere, a borracha de drenagem é um acessório industrial que é usado em processos de drenagem.

Na indústria, a aplicação de uma borracha de drenagem comprar é mais comum no setor automobilístico. A técnica de recauchutagem ou reconstrução de pneus, por exemplo, pode exigir o uso desse componente.

Além da funcionalidade de vedação, esse item protege os equipamentos e componentes industriais. Assim como nos outros acessórios industriais, é importante fazer um check list antes da aquisição de um item como a borracha de drenagem comprar. Para te ajudar, montamos uma lista. Confira abaixo:

  • Verifique a qualidade de fabricação do produto;
  • Certifique-se da vida útil do acessório;
  • Pesquise sobre as características sustentáveis deste produto;
  • Verifique as aplicações desse tipo de borracha.

3. Bandagem industrial

Estruturas como as tubulações industriais precisam de cuidados específicos. A vedação contra vazamentos e a contenção da pressão, é um exemplo.

Neste cenário, a bandagem industrial é um procedimento indispensável. Na prática, essa técnica consiste na confecção de reparos de equipamentos industriais e equipamentos.

Para que essa característica se torne efetiva, de fato, a bandagem deve ser feita de forma especializada.

Uma forma possível para aplicação da técnica é desligar a pressão e, assim, isolar o vazamento. Depois disso, é hora de fazer um lixamento e, dependendo das sujeiras/impurezas do maquinário, é possível usar outras técnicas para complementar a bandagem industrial.

4. Anel oring

Composto por matérias-primas como borracha e metal, esse anel é um acessório industrial que pode ser em usado em diversos segmentos com a finalidade de vedação.

Entre as principais vantagens desse anel, o tamanho compacto e o baixo peso se destacam. Na prática, esse acessório pode ter vários de aplicações, sendo que o formato estático se destaca.

Entre as diversas possibilidades de aplicação do anel oring, algumas se destacam:

  • Aplicação em válvula;
  • Vedação de tampas industriais;
  • Proteção de assentos;
  • Aplicação em flanges/tubulações industriais.

Independente do componente ou do formato de aplicação, é importante sempre adquirir esses componentes com empresas de confiança. Pesquisar a reputação da empresa, a qualidade dos fabricantes e fornecedores e diversas formas de aplicação desses itens é um começo.

redator Autor