Devido à sua resistência e versatilidade, os tubos são tidos como itens de primeira necessidade na indústria. Afinal, eles são usados em diversas atividades essenciais, desde o transporte de fluidos líquidos e gasosos até o reforço em estruturas de obras.
Porém, é preciso levar em conta que, por conta da alta quantidade de modelos disponíveis no mercado, nem todos os tipos de tubos são apropriados para todas as atividades.
Deste modo, é fundamental que o gestor industrial pesquise a respeito de todos eles, verificando qual é o melhor para determinado contexto.
Quer aprender mais sobre isso? Então continue lendo e confira algumas informações importantes a respeito de alguns dos tubos mais populares do mercado:
Tubo de aço inox
Atualmente, o aço inox é um dos materiais mais populares em diversos segmentos. O motivo por trás disso é o fato de que ele conta com uma certa quantidade de cromo em sua composição, que, por sua vez, lhe proporciona características como:
- Superfície lisa e livre de ranhuras;
- Alta resistência a variações bruscas de temperatura;
- Bom apelo estético;
- Resistência a elementos degradantes, como a maresia.
Tudo isso faz com que o tubo de aço inox seja um dos mais usados nos mais diversos segmentos industriais.
Por exemplo: em uma fábrica de alimentos ou de remédios, que têm que seguir um padrão muito elevado de higiene, o fato de o inox ter uma superfície muito lisa é de grande ajuda para evitar problemas com focos de contaminação.
Porém, é preciso ter em conta que esses diferenciais têm o seu preço: objetos de aço inoxidável em geral têm um custo muito mais alto que aqueles feitos com base em outros metais.
Tubo galvanizado
A boa notícia é que o inox não é a única alternativa para quem busca contar com tubos resistentes e que terão uma vida útil mais longa: o tubo de aço galvanizado também é de grande ajuda nesse sentido.
Isso acontece pois ele passa por um procedimento chamado galvanização, no qual o objeto recebe uma camada de um metal de sacrifício – ou, em outras palavras, uma substância que se danifica, mas permite a preservação do componente principal do tubo.
Essa característica torna esse objeto muito útil para uso em locais onde as condições são desfavoráveis para o metal. Um bom exemplo disso são as cidades litorâneas: como a maresia tende a degradar boa parte dos metais, a galvanização é bem-vinda.
Vale ressaltar que esse procedimento não é o único que visa tornar um tubo mais resistente: é possível, por exemplo, comprar um tubo de aluminio anodizado. Seu diferencial é o fato de que ele conta com uma camada de óxido sobre sua superfície, tornando-o mais resistente.
Eletroduto
A sociedade atual depende fortemente da energia elétrica para uma série de atividades, desde pequenas tarefas domésticas até complexos processos industriais.
Por conta disso, é fundamental que todo e qualquer imóvel conte com instalações elétricas de qualidade, que evitem acidentes e quedas no fornecimento.
A boa notícia é que existe um tubo que pode ajudar nisso: o eletroduto. Como o seu próprio nome diz, ele consiste em um duto que abriga a fiação do imóvel, evitando que ela fique exposta a elementos que podem danificá-la. Assim, há um ganho considerável em segurança e eficiência.
Tubo mecânico
Tubos em geral são tão versáteis que chegam a estar presentes no interior de equipamentos de uso cotidiano.
É o caso, por exemplo, dos automóveis: os cilindros de seus motores nada mais são do que tubos fabricados especialmente para esse uso, o chamado tubo mecânico. Feito de aço inox, ele é capaz de suportar as condições no interior do equipamento, movendo-se sem maiores problemas.
Tubo estrutural
Quando o assunto é construção civil, boa parte das pessoas faz uma associação imediata com tijolos e argamassa.
Por mais que ambos sejam excelentes opções para criar estruturas robustas, há outros itens que podem ser usados para reforçá-las, de modo a melhorar sua segurança e estabilidade, os tubos estruturais.
Feitos de metal, ambos são extremamente úteis, principalmente em obras de grande porte e com muitos pavimentos.
Da mesma forma, há a possibilidade de usar perfis, como o perfil u. Seu diferencial é o fato de estarem disponíveis em diversos formatos, que, por sua vez, são inspirados em letras do alfabeto. Quando usados corretamente, são de grande ajuda para tornar uma estrutura mais robusta.