Contar com uma maquina industrial de confiança é uma medida importante para assegurar a competitividade de uma indústria. Isto porque, desde a revolução industrial, entende-se que a era dos trabalhos manuais ficou para trás: a tendência é que cada vez mais tarefas sejam automatizadas.
A tecnologia, entretanto, evoluiu drasticamente desde então. Graças a isso, as máquinas a vapor estão definitivamente no passado: hoje, elas contam com comandos computadorizados, fazendo uso extensivo de inteligência artificial, machine learning e análise de dados. É o que os especialistas chamam da indústria 4.0.
Porém, vale ressaltar que o conjunto ideal de equipamentos capaz de tornar uma linha de produção bem eficiente costuma ser plural: há itens de diversos tipos usados em fábricas Brasil e mundo afora.
Confira alguns deles a seguir:
Misturador industrial
De rações para animais a cimento, diversos itens passam por misturas industriais antes de serem vendidos aos seus clientes finais. Tais aparatos têm como objetivo mesclar diferentes substâncias de uma maneira mais eficiente, dispensando trabalhos manuais.
Entretanto, para que isto se concretize, é preciso usar um tipo de equipamento apropriado. Um misturador industrial para pó, por exemplo, não terá um bom desempenho mesclando produtos pastosos.
Entre os modelos disponíveis no mercado, estão:
De fita;
De duplo braço,
De dispersão;
Nauta.
Para descobrir qual é o melhor, é importante consultar um profissional qualificado, como um engenheiro. Ele analisará aspectos como o espaço físico disponível para a instalação, bem como as características químicas e físicas das substâncias a serem misturadas.
Sensores de presença
Graças à crise de segurança pública pela qual o Brasil passa, praticamente todas as empresas têm investido em soluções para evitar ações criminosas, como invasões, em suas instalações.
Uma das ferramentas usadas para tal é o sensor de presença. Como o seu próprio nome diz, caso haja uma pessoa em um espaço onde ninguém é autorizado, ou se alguém entrar na empresa fora do horário comercial, ele emite um ruído, notificando o indivíduo em questão de que sua presença foi detectada.
Dependendo do modelo, ele também pode alertar as autoridades imediatamente. Entretanto, esse tipo de sensor também pode ser usado como ferramenta de segurança do trabalho: basta instalar um equipamento chamado cortina de luz.
Nela, um aparato emite um feixe de infravermelho a um receptor. Caso algo ou alguém entre no local e interrompa a comunicação entre ambas as partes, aciona-se um mecanismo, que pode interromper o funcionamento do equipamento em questão automaticamente.
Ou seja: caso um trabalhador insira um membro em uma máquina por acidente, por exemplo, ela deixa de operar imediatamente, reduzindo as chances de lesões graves.
Vale ressaltar que esse tipo de sensor infravermelho pode ser instalado até mesmo na entrada de cômodos que abrigam maquinário de risco. Dessa forma, a equipe pode trabalhar mais tranquila e protegida.
Relé de estado sólido
Com o aumento do alcance das redes de distribuição elétrica e o desenvolvimento de novas soluções na área da eletrônica, há cada vez mais equipamentos industriais que se aproveitam destas tecnologias.
Entretanto, é preciso ter atenção às características da corrente elétrica que é entregue pela rede de distribuição. Aspectos como intensidade, voltagem e o tipo (contínua ou alternada) podem comprometer o funcionamento de certas máquinas industriais.
Felizmente, há uma série de equipamentos projetados para fazer mudanças na corrente, conforme as demandas do aparato em questão.
Um deles é rele de estado solido, cuja função é desencadear alguma ação conforme uma condição determinada. Uma de suas aplicações mais comuns é na iluminação pública: quando escurece, essa peça faz com que as luzes se acendam automaticamente.
Há, ainda, outro equipamento semelhante no mercado: o relé fotoelétrico. Apesar de a função ser a mesma, considera-se o modelo de estado sólido mais moderno. Além disso, ele não possui peças móveis, o que reduz a possibilidade de defeitos.
Empilhadeiras
Apesar de normalmente serem associadas ao setor logístico, as empilhadeiras também têm muito a oferecer a empresas do ramo industrial.
Afinal, elas costumam abrigar uma certa quantidade de matérias-primas e equipamentos, ambos usados na fabricação de produtos prontos para o consumidor final.
A vantagem de contar com estes itens é que o transporte de produtos no interior da empresa se torna mais rápido, fácil e seguro. Normalmente, os modelos usados neste local são os elétricos, pois são mais compactos, silenciosos e não emitem gases poluentes.