Veja como é feito o corte de vidro

O vidro é uma matéria-prima com aplicações muito diversas, sendo um item usado as finalidades mais distintas. Da construção de uma garrafa até portas e janelas, todo o processo começa em uma Mesa para corte de vidro.

Assim como outras matérias-primas, o vidro é medido, cortado e também passa por processos de montagem, encaixe e finalização.

A mesa, geralmente é ampla, reforçada com estruturas laterais e contém os instrumentos usados para corte, como a máquina CNC, que é um elemento computadorizado e, eventualmente instrumentos manuais.

Para garantir a segurança dos operadores, geralmente há elementos de Proteção de máquinas e equipamentos neste tipo de ambiente.

São os chamados equipamentos de proteção individual (EPIs). Neste caso, os óculos de proteção e as luvas são elementos fundamentais para esse tipo de operação, já que o corte do vidro é um processo que exige cautela para evitar acidentes.

Se você quer saber mais como é feito o corte do vidro e quais são os equipamentos usados para esse processo, este artigo pode te ajudar.

Mesa para corte de vidro

Antes de qualquer modelagem, toda matéria-prima precisa passar por processos de medição e corte. Por isso, a Mesa vibratória ou mesa feita para corte de vidro é um material indispensável neste processo.

Basicamente é neste espaço que esse material passa pelo processo de corte, através das máquinas de corte. Há vários modelos de máquinas para esse tipo de coisa.

Geralmente, as máquinas são adaptadas conforme a espessura do vidro, o estilo do material e o formato desejado do corte. Independente do produto final, uma maquina de vidro é um produto que serve para dar vida, forma e acabamento à matéria-prima inicial.  Pare e pense: como surgem as peças de vidraçaria, os espelhos e tantos outros utensílios?

Existem máquinas mais modernas com o chamado torno de CNC, que é um software computadorizado que foca no design, assim como há instrumentos manuais.

Independente do formato e do estilo, são esses materiais que fazem o corte e o design da matéria-prima em uma Mesa vibratória ou convencional. Entre as várias vantagens deste tipo de produto, algumas coisas se destacam, como, por exemplo:

  • Alta velocidade para corte;
  • Precisão no corte e acabamento;
  • Fabricação de peças em larga escala, com mesmo design;
  • Monitoramento computadorizado da produção.

Além das máquinas de corte convencionais, existem outros instrumentos que são fundamentais no corte e na moldagem dos vidros. As lapidadoras manuais são exemplos de ferramentas usadas para deixar um acabamento perfeito deste material.

Proteção de máquinas e equipamentos

Para que o processo de corte seja satisfatório e com certa qualidade, existem alguns cuidados que podem ser tomados durante o processo de corte. A Proteção de máquinas e equipamentos, manuais ou eletrônicos, é uma delas.

Há várias formas de garantir a proteção de um equipamento ou máquina, mas o caminho mais comum é o uso de acessórios de proteção pelo profissional de vidraçaria.

Considerando que o corte é um procedimento minucioso e que oferece certo risco para quem trabalha com corte ou então jateamento de vidros, toda proteção é sempre bem-vinda.

O processo de jateamento, aliás, é uma das técnicas que deixa o material resistente, decorativo e pronto para compor paredes, mesas, sancas e demais utensílios.

Como cortar um vidro temperado?

Se há vários estilos de vidro, certamente há várias formas de cortar esse material. Neste contexto, quais são os equipamentos certos?

Se você quer saber como cortar vidro temperado, por exemplo, saiba que esse vidro é mais resistente e denso do que os vidros comuns.

Instrumentos manuais estão fora de cogitação, assim como o próprio corte de vidro temperado é uma incógnita já que esse vidro é um material reforçado especialmente para garantir a segurança.

Por isso, somente máquinas e tecnologias avançadas podem proporcionar um resultado melhor. Se a pessoa tenta cortar o vidro com lâminas manuais, é mais fácil ela ter o material quebrado em vários cacos.

Diante disso, a pergunta como cortar vidro temperado é um desafio. De qualquer maneira todo corte de vidro precisa ser feito por especialistas no ramo de vidraçaria ou indústria.

Além de ser um trabalho bastante minucioso, o vidro é um elemento perigoso quando não manuseado de forma adequada. Por isso, cautela é sempre um ótimo cuidado.

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *