Válvulas e anéis de vedação

Máquinas industriais e instalações pneumáticas ou, até mesmo, hidráulicas são compostas de diversas peças e engrenagens, para que seu funcionamento ocorra de maneira correta e plena. Um desses equipamentos usados são as válvulas.

As válvulas são peças fundamentais pois agem no sentido de controlar de forma contínua e também automática.

Nas válvulas industriais ela atua na prevenção do que é chamado de vazão reversa, agindo também no controle da pressão e serviço de liga e desliga.

As válvulas apresentam diversas funções e, por isso, têm diversos tipos, e que são condicionadas de acordo com o modelo de operação, da condição de pressão e também de temperatura, além disso, leva-se em consideração a natureza do fluído e a forma de acionamento.

Além das válvulas, existem outros equipamentos que são usados para que os sistemas não entrem em crises. Nesse sentido, o maquinário utilizado para isso é o anel de vedação, que auxilia em todo o processo.

Tipos de válvulas

Há alguns tipos de válvulas industriais que são usadas, como é o caso:

Válvula esfera

São usadas de forma mais geral na indústria naval, pois possui uma grande resistência a corrosões, pressão e também a temperaturas altas e baixas. Possui alguns tipos em sistemas pneumáticos como a válvula esfera com atuador pneumático.

Válvula borboleta

Esse tipo de válvula é feita para ser usada em líquidos e gases à baixa pressão. Sua ação é bastante rápida e de baixo custo e também apresenta baixa queda de pressão.

Válvula de retenção

É usada em ampla faixa de pressão e de temperatura, e então sua função consiste em reter a volta do fluxo de tubulação.

Válvula gaveta

Também é usada em faixas grandes de pressão e temperatura, e funciona sempre com um deslizamento de um disco dentro do fluido.

Válvula globo

Regula o fluxo e também apresenta um tipo de fechamento muito eficiente em fluidas e partículas sólidas em suspensão.

Válvula diafragma

É utilizada para todos os tipos de gases, e também fluidos abrasivos e corrosivos, além dos fluídos com altos níveis de sólidos em suspensão.

Outros tipos de válvulas para vedação de sistemas

Há outros tipos de válvulas existentes no mercado e que falaremos detalhadamente a seguir.

Valvula Hydra

A válvula hydra é uma peça hidráulica usada em sanitários. Ela é utilizada na parede diretamente junto ao encanamento de água, fazendo com a água seja liberada para o vaso quando acionada. Dessa maneira, quando a válvula é solta ela bloqueia a passagem de água em seguida.

Dentre suas principais vantagens, podemos citar:

  • A descarga pode ser feita com mais força e pressão;
  • Pode ser usada em diversos ambientes;
  • Consiste em um equipamento mais eficiente;
  • Garante mais estabilidade ao encanamento.

Válvula by pass

As válvulas “by pass” são peças de controle de passagem de fluidos, principalmente como óleos e ar. Como o próprio nome diz, esse equipamento dá a passagem ao fluxo do fluído.

Elas ajudam no controle da pressão de um compressor e são quase sempre direcionais, ou seja, permitem que o fluído funcione apenas em um tipo de sentido.

Válvulas de aço

Os modelos de válvula by pass, que citamos anteriormente, serão sempre do tipo globo com um tampa aparafusada, com rosca externa e extremidade soquete.

Todas as conexões de válvulas “by pass” são do tipo soquete para solda, fazendo com que haja grande rigidez e estanqueidade.

Anel oring

O anel oring atua como um vedador estático e dinâmico que é feito de borracha, possuindo um formato de anel e também uma seção circular.

Esse tipo de anel é alojado em uma ranhura pré-dimensionada, na qual a seção do anel passa por uma pressão, mas a segura, tornando a vedação firme.

O anel o’ring é o mais versátil dos vedadores e possui grande aplicação no campo de vedações, atuando principalmente na hidráulica e na pneumática.

Desta maneira, as válvulas são elementos primordiais para os equipamentos e instalações hidráulicas ou pneumáticas.

Isso acontece porque auxiliam no controle de pressão, vazamentos (em caso de instalações hidráulicas) e muitas outras situações. Assim, as válvulas são essenciais para o bom funcionamento dos sistemas.

Entretanto, é essencial que a corporação faça a devida manutenção, com o objetivo de manter o sistema seguro, evitando qualquer tipo de problema futuro.

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *