Uso do ferro e do aço para a produção de itens

Hoje, painéis de metal e postes emoldurando o jardim da frente são provavelmente de alumínio ou aço que evocam a aparência de ferro forjado. Veja o que você precisa saber para classificar as opções.

Nos tempos coloniais, somente os mais ricos podiam se dar ao luxo de importar ferro forjado para suas finas casas de tijolo e pedra. No início de 1800, no entanto, como a ferraria crescia domesticamente, o ferro ornamental começou a embelezar os estilos de casa de todos os tipos.

Tal metalurgia atingiu seu pico de popularidade durante a era vitoriana, quando as fundições começaram a fundir e produzir em massa piquetes, postes e detalhes de rolagem elaborados.

No comércio de ferro e aço, os painéis mais leves vêm junto com fixadores, facilitando a instalação. A clássica tinta preta brilhante do ferro forjado é aprimorada com um processo de revestimento em pó de várias etapas, mais duradouro, que reduz bastante a manutenção.

Quando os projetos de restauração exigem um verdadeiro ferro forjado, um artesão precisa contar com material recuperado que possa ser derretido para ser retrabalhado à mão.

O que é comercializado como ferro forjado hoje em dia é geralmente aço sólido (embora alumínio sólido também possa ser encontrado), revestido com pergaminhos feitos à máquina e detalhes moldados, como rosetas.

Um fabricante personalizado pode misturar materiais e métodos de fabricação, dependendo do orçamento, combinando detalhes de ferro fundido com piquetes de chapa oca que economizam nos custos de material.

Alguns fabricantes de alta tecnologia usam moldes para, como o nome indica, moldar painéis de cercas de ferro que apresentam formas encontradas em catálogos de ferragens ornamentais da era vitoriana.

Descubra qual tipo e estilo de ornamentação você prefere, a seguir:

Portão de aço oco

Caso você seja um especialista em bricolagem, montar e/ou instalar um portão de alumínio ou aço oco é viável. Isso se você não se importar em cavar buracos e derramar o concreto.

No entanto, o trabalho de um especialista é essencial. Dessa forma, deixe para um profissional lidar com o aço sólido mais pesado ou ferro fundido.

O melhor de tudo é que esse portão não requer muita manutenção. Arranhões em aço ou ferro precisam ser recobertos com tinta para evitar ferrugem. Alumínio à prova de ferrugem não requer nenhum tipo de revestimento.

Proteja o acabamento do seu portão de aço oco e você pode obter 20 anos ou mais tempo de vida. Já um portão de aço sólido, ferro fundido ou alumínio tubular pode durar a vida toda.

Portão de aço tubular

Sua escolha de metal depende do nível de detalhe desejado e da quantidade de manutenção que você pode suportar. Quanto melhor as partes de metal oco esconder seus fixadores, mais sólidos eles ficam. Todos exigem fixações em concreto.

Chapas de tubo de aço carbono são dobradas em piquetes ocos, trilhos e postes. Os painéis são soldados juntos e depois são parafusados ​​nos postes.

Lembre-se que o aço é forte o suficiente para permitir painéis de 2,5 m de comprimento — e menos postes.

Apesar de ter a possibilidade de um revestimento galvanizado sob a pintura, o aço pode arranhar e enferrujar.

Portão de aço sólido

As peças do portão de Chapa de aço são usinadas, depois soldadas juntas. Trilhos são anexados aos postes com suportes, guias ou soldas.

Acabamento de pintura para portão de aço ou ferro

Uma vez que o acabamento da pintura descasca em aço ou ferro, é apenas uma questão de tempo até que a ferrugem se desenvolva. Veja como pintar o seu portão de aço ou ferro:

  • Pegue uma máscara de pó, luvas e óculos de proteção;
  • Escolha o seu abrasivo;
  • Use lixa grossa ou uma escova de arame para pequenas áreas;
  • Use um perfurador equipado com um disco flap para manchas maiores;
  • Remova a ferrugem até o metal;
  • Mude para uma lixa de grão fino para obter um acabamento liso;
  • Lixe as bordas de qualquer tinta acumulada;
  • Lave o metal com sabão e água;
  • Enxágue e deixe secar;
  • Tape as áreas em torno dos danos para controlar a pulverização;
  • Passe na seção lixada um primer de metal inibidor de ferrugem.

Caso a seção esteja muito desgastada, use um primer de lixamento para preencher lacunas. Após a realização desse processo, pinte o portão.

Para finalizar e fixar ainda mais a pintura, aplique um primer lustroso para combinar com a cor existente.

Cabe destacar que tal serviço exige equipamentos específicos e destreza ao lidar com o material. Deste modo, o mais indicado é contar com um profissional gabaritado para o serviço.

Lembre-se que ao pesquisar por Barra de aço inox preço, esse é um material que requer pouca manutenção. Apesar de ter um custo mais elevado, ele apresenta maior durabilidade e resistência a intempéries.

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *