Uso do aço de alta resistência em usinagem

Aço de classe estrutural, transportadores de carga pesada, equipamentos de construção e engenharia e instalações offshore fazem uso generalizado de aços de alto rendimento para garantir a maior longevidade dos componentes ou das instalações diante de tensões de carga excepcionais.

Os aços de liga compreendem diferentes tipos de aços com composições que excedem as limitações de B, C, Mn, Mo, Ni, Si, Cr e Va definidas para aços de carbono. Eles são designados quatro dígitos de numerais.

O aço de aço SAE 4320 possui alta tenacidade e resistência. Contém baixo teor de carbono para obter boas características de soldagem.

A gama de aços de baixa liga de alta resistência é projetada para promover excelente resistência e tenacidade, que por sua vez fornece uma opção extremamente econômica para os compradores.

Em muitos casos, o uso do aço de alta performance no centro de usinagem reduz o volume de material necessário em um projeto sem comprometer a qualidade e a segurança da instalação, pois permite que o cliente reduza a espessura do material.

Benefícios do uso de aço de alta resistência

Os seguintes benefícios são aplicáveis ​​à utilização de aço de alta resistência:

  • Reduz o volume de compras;
  • Reduz os custos de transporte e montagem;
  • Custos reduzidos durante o processamento adicional;
  • É necessário menos material de enchimento;
  • Menos tempo de soldagem na fabricação;
  • Menos despesa para verificação de solda.

Com isso, os fabricantes e empresas de usinagem estão expandindo a gama de produtos. Originalmente, os aços de alta resistência eram limitados a produtos temperados.

Nos últimos anos, no entanto, os fabricantes de aço começaram a produzir aços de baixa liga de alta resistência por aços termomecânicos de laminação mecânica nos laminadores de chapas ou bobinas.

Esse desenvolvimento tem muitos benefícios para o fabricante e o cliente.

Materiais de grão fino podem ser produzidos, em caldeiraria pesada sp, melhorando a soldabilidade e a resistência. Há um melhor acabamento superficial devido à fina escala homogênea. O rendimento da usina é muito maior por não ter um processo de têmpera e revenido.

O desenvolvimento desses aços de alta resistência e baixa liga registram um aumento na resistência do material de até 1100 N/mm de resistência ao escoamento.

Forças de aço de alto rendimento

O aço de alto rendimento incorpora um desempenho excepcional sob cargas estruturais extremas. Tensão, compressão, impactos, abrasão e vibração são cargas usuais aplicadas aos componentes da indústria pesada quando em operação.

Essas ações podem levar a deformações substanciais, deslocamento estrutural e falhas mecânicas nos quais os materiais não são preparados para suportar os valores de tensão exclusivos de aplicações e ambientes de trabalho específicos.

A capacidade de um material de suportar cargas estruturais até o ponto de falha é medida como sua resistência ao escoamento.

Vários materiais mostram deformação plástica sob tensão em uma fresadora CNC, que se refere a uma elasticidade momentânea causada por tensão.

Deformação ou fratura irreparáveis ​​ocorrem no limite dessa elasticidade, levando à deformação permanente ou falha mecânica.

Esse conceito é medido em libra-força por polegada quadrada (psi) ou megapascal (Mpa). O aço de alto rendimento é desenvolvido para oferecer maior resistência a uma variedade de cargas estruturais, a fim de suportar as ações severas inatas em algumas das aplicações mais exigentes.

Os aços de alto rendimento são desenvolvidos para oferecer valores incomparáveis ​​de resistência após tratamento térmico e perfil mecânico.

As ligas de aço geralmente mostram uma diminuição nas propriedades mecânicas após a têmpera e revenido, mas os aços de alto rendimento são regularmente adequados para tratamento térmico e flexão sem queda substancial no comportamento do rendimento do material.

Isso se deve em parte ao teor de liga dos tipos de aço, que geralmente incluem baixos a altos teores de titânio (Ti) e níveis médios a ultra altos de molibdênio (Mo).

Aço de alto rendimento para aplicação em mineração

Os componentes de mineração, incluindo caçambas para movimentação de terra e cabeças de perfuração geológicas, são expostos a uma variedade de elementos abrasivos durante seu tempo de serviço.

O atrito direto de estratos geológicos ou outros componentes pode levar à deterioração dos materiais ao longo do tempo, reduzindo o rendimento e a eficiência dos dispositivos e exigindo procedimentos de manutenção possivelmente dispendiosos.

Aços de alto rendimento são rotineiramente usados ​​para fabricar componentes que resistem às forças abrasivas únicas encontradas no setor de mineração.

Eles exigem valores incomparáveis ​​de resistência mecânica e bons graus de formabilidade para permitir a fabricação de formas complexas de aço que possam suportar abrasão e corrosão.

Enfim, a industria metalurgica de maneira geral tem muito a ganhar com o uso de aço de alta performance.

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *