Um pouco mais sobre compressores de ar

Os compressores de ar consistem em aparelhos utilizados para aumentar a pressão de um fluido em estado gasoso (ar, hidrogênio e vapor de água).

Captando o ar ambiente ao seu redor, armazenando-o e transformando em ar comprimido. São muitos os tipos de compressores, podendo estar presente na mecânica automobilística.

Como nas pistolas para pinturas e ferramentas pneumáticas em geral, também é utilizado nos equipamentos de usinagem, como furadeiras, lixadeiras e parafusadeiras.

Seu uso se estende até em hospitais, como o compressor de ar comprimido hospitalar, usado para inalações e para ventilações mecânicas artificiais de ar puro para pacientes em coma induzido.

Saiba como cuidar de forma correta do compressor

A manutenção compressor de ar correta, além de aumentar a eficiência em seu desempenho para o uso do dia-a-dia, aumentará a vida-útil de seus componentes.

Usar o compressor corretamente, com uma manutenção periódica, diminui riscos aos seus sistemas mecânico e elétrico, como o acúmulo de fluídos ou um possível curto-circuito. Lembre-se de nunca realizar manutenções com o compressor ligado.

Para um melhor aproveitamento de seu compressor, o ambiente em que ele se encontra deve estar sempre nivelado, firme e seco, além de longe de combustíveis.

O local ideal para um compressor, é cerca de 10 metros afastado do local de trabalho, para evitar danos à saúde devido ao seu ruído.

Use uma fiação adequada na chave de partida, com proteção de acordo com a potência e corrente do motor.

Nunca ligue seu compressor diretamente na rede elétrica, isso faz com que o compressor possa ter um superaquecimento, danificando peças de seu sistema como o cabeçote de compressor de ar.

O Acúmulo de água no reservatório, está relacionado à umidade do ar, drene a água regularmente de acordo com a frequência de uso.

O dimensionamento ideal para um compressor de pistão, é de no máximo 20% acima do consumo. A durabilidade e a eficiência do compressor, dependem da correta limpeza e a manutenção do filtro.

Por isso, a troca de filtro para compressor de ar deve ser feita regularmente. O compressor é constituído por peças substituíveis, assim como o filtro de ar.

Conheça um pouco mais sobre essas peças e suas funções

Reguladores de pressão: é onde se regula a pressão do ar comprimido, existem diferentes níveis de pressão para diversas finalidades industriais;

Separadores de óleo/água: barram a entrada de contaminantes ou a passagem dos mesmos, pelo caminho errado dentro da mangueira;

Detector de monóxido de carbono: mais utilizado quando a instalação do compressor de ar é permanente. Alguns compressores produzem esse gás, que é muito nocivo ao ser humano, por isso, a importância desse acessório;

Mangueiras e tubos: são peças que permitem o encaixe de ferramentas e outros objetos ao compressor de ar, é por essas peças que os fluidos passam. Quando há um mau funcionamento do sistema, pode ser que alguma delas esteja obstruída. O preço pode variar dependendo do material e da região;

Manômetro de pressão de ar: é ele que torna possível medir a pressão em psi do compressor;

Pistola de pintura: usada para pintar carros, paredes ou para o uso na indústria automobilística, funilarias, serralherias e vários outros ambientes.

Acessórios de limpeza dentário odontológico: alguns compressores são utilizados em consultórios, para auxiliar no funcionamento das ferramentas usadas pelos dentistas.

Quando falamos de compressor de ar, estamos falando de uma infinidade de modelos e sistemas, mas há dois tipos principais: o volumétrico e o dinâmico.

O chamado compressor volumétrico, também é conhecido como compressores de deslocamento positivo. O aumento da sua pressão, é adquirido por meio da redução do volume ocupado pelo gás.

Onde um ou mais pistões captam o ar atmosférico, para comprimi-lo em um depósito para ser utilizado quando necessário.

Compostos por uma estrutura conhecida como parafuso, os compressores de deslocamento positivo são utilizados onde a quantidade de ar ou gás é gradativamente reduzida, ao longo da extensão do parafuso, provocando o aumento da pressão.

A vedação de sua estrutura, faz com que sua quantidade de ar/gás não evapore com o passar do tempo.

Por isso, que esse sistema é conhecido por manter uma longa vida-útil dos componentes internos. Diferentemente dos compressores por deslocamento.

Os compressores de ar dinâmicos ou também chamados de turbo-compressores, têm a ascendência da pressão adquirida através da mudança de carga cinética, para carga de pressão, no decorrer do acesso do ar ao compressor.

Os compressores são utilizados atualmente em diferentes aplicações, seja um compressor de pintura portátil com Airless para veículos ou residências, seja para a alimentação de motores ou turbinas a gás de grandes máquinas industriais.

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *