Tudo sobre mangueiras industriais

Em muitas ocasiões, o uso de determinados utensílios é indispensável.

Durante um incêndio, por exemplo, as mangueiras são extremamente importantes, pois fazem o trabalho de condução da água até o ponto onde estão as chamas, apagando-as.

Pelo menos motivo, esses utensílios também são muito encontrados em diversos segmentos do setor industrial. Além disso, Hidrante de coluna industrial também possui mais funções do que imaginamos.

Nesse artigo, saiba mais sobre esses itens e como as mangueiras podem ajudar de diversas formas em muitos processos que demandam segurança, alta performance e durabilidade.

Dispositivos facilitadores

Para o bom uso das mangueiras, seja qual for a finalidade, é preciso contar com sistemas adequados que possam proporcionar o o desempenho necessário. Sendo assim, é importante obter acessórios que funcionem corretamente, tais como Engate rápido para mangueira.,

Esse dispositivo facilita o trabalho quando o objetivo é molhar uma área maior.

Ele funciona por meio de um mecanismo de giro, de forma que basta rodar a peça para impedir o fluxo de água ou inciá-lo.

O material do qual são feitos é um plástico resistente que pode ser encontrado em diferentes cores e acabamentos. Alguns modelos podem ser feitos de bronze.

Utilizados em conexões hidráulicas de alta pressão, os engates são válvulas de trabalho rápido que geram economia e alta performance, possibilitando que os resultado desejados sejam alcançados.

Além disso, o manuseio é muito simples e a estrutura de encaixe possibilita que você tire a peça sempre necessário, seja para limpeza ou troca. O jato criado por esse dispositivo é forte, de forma que a água cobre grandes distâncias. Ele é indicado na lavagem de:

  • Muros
  • Produtos de jardim
  • Equipamentos industriais
  • Máquinas diversas
  • Ferramentas manuais

A partir do sistema de pressão, a sujeira acumulada pode ser retirada por completo. Existem diferentes tamanhos, que variam de acordo com a necessidade, e é possível encontrar engates variados disponíveis no mercado.

Materiais resistentes

Em vários processos industriais, é preciso lidar com produtos químicos, muitas vezes substancias que não reagem bem a qualquer tipo de material. Algumas são como os gases fluorados, que podem liberar flúor quando em temperatura elevada.

Por isso, Mangueira teflon alta temperatura é costumeiramente encontrada em vários segmentos da indústria.

Esse tubo flexível possui propriedades especiais que permitem que ele entre em contato com os reagente químicos utilizados sem que seu desempenho ou a demanda sejam comprometidos.

Dessa forma, o produto possui aplicabilidades em muitos processos importantes.

Entre suas principais vantagens, estão:

  • Isolação elétrica
  • Toxidez nula
  • Resistência química
  • Baixa aderência
  • Não absorve água
  • Desliza sem atrito
  • Melhor custo-benefício

Além disso, alguns modelos oferecem performances ainda mais elevadas e garantidas, de acordo com a necessidade industrial do produto.

Mangueira de teflon com trama de aço pode conduzir substâncias em temperaturas que variam de -90°C a 260°C, provando que o material é mesmo resistente e durável.

Hidrante: segurança e praticidade

Outro item muito importante, especialmente onde os riscos de reações químicas diversas e de incêndio são maiores. Não é por acaso que sempre encontramos os chamados hidrantes nas calçadas, geralmente próximos a grandes construções.

A instalação de Hidrantes de coluna é uma medida protetiva que também deve se estender a ambientes internos no caso de fábricas e indústrias.

Muito eficiente no combate a chamas, mesmo as de grande proporção, esse dispositivo é utilizado pelo Corpo de Bombeiro para que a mangueira seja conectada a uma fonte de água que possa ser despejada na quantidade e com o impacto necessários para apagar o fogo.

Funcionalidade

Como possui ligação com a rede pública de distribuição de água, esse dispositivo deve ser utilizado em situações de emergência.

Dessa forma, o trabalho não pode ser dificultado ou atrasado, já que um incêndio pode acarretar em graves quadros de saúde gerado pela intoxicação com os gases e até óbito.

Sendo assim, além de ser obrigatório manter hidrantes de coluna sempre em boas condições de uso, o acesso a ele não deve ser obstruído de nenhuma maneira

Funções extra

Como possuem um mecanismo muito prático, os hidrantes também são aplicados em processo de limpeza. Espaços públicos geralmente contam com esse artifício, principalmente após inundações ou demais tipos de desastre que colocam em risco  o uso do local.

Vale lembrar que esse serviço deve ser operado por profissionais treinados e especializados no ramo, pois pessoas leigas não são capazes de lidar com o manuseio adequado desse utensílio.

Agora que você sabe como as mangueiras são importantes dentro das fábricas, fica mais fácil entender alguns processos industriais, não é mesmo?

Afinal, esses dispositivos conduzem nosso bem mais valioso: a água. Por isso, devem ser bem utilizados e garantir segurança, qualidade e eficiência.

 

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *