Tirando todas as suas dúvidas com climatizadores

O Resfriamento corporativo é um tópico muito importante para um ambiente empresarial saudável e agradável. É necessário que a temperatura atmosférica não influencie no rendimento dos funcionários, o que se consegue por meio do controle da temperatura interna.

Neste artigo, você vai entender detalhes sobre os climatizadores, em prol de propiciar uma climatização de melhor qualidade e evitar gastos desnecessários.

Entenda melhor

Os Sistemas de climatização não são apenas sistemas de refrigeração. Mais do que apenas abaixar a temperatura de um ambiente, esses sistemas buscam melhorar a qualidade do ar.

Geralmente ele imita a natureza, tentando deixa o ar mais úmido e melhor oxigenado. Dessa forma, utiliza-se a evaporação para conseguir esse efeito.

A evaporação é um dos processos de mudança de estado da água. É a passagem do estado líquido para o estado de vapor, com a água ficando leve e subindo para a atmosfera. A umidade do ar é a quantidade de vapor nele presente.

Para entender com mais detalhes do que esses sistemas se tratam, é possível pensar nas funções que um Ar condicionado ou climatizador podem ter.

Seja em uma empresa, em um hospital, em uma casa ou em um navio, esses aparelhos servem para:

  • Arrefecimento;
  • Desumidificação;
  • Ventilação;
  • Filtragem;
  • Circulação;
  • Aquecimento;
  • Umidificação.

As duas últimas funções servem apenas para o período de inverno e alguns dos aparelhos podem não trabalhar com elas.

O arrefecimento e a desumidificação ocorrem de forma simultânea. No entanto, em lugares que oferecem mais dificuldade para a climatização pode ser preciso mais esforço para a desumidificação no verão. É comum que se utilize sílica gel para coletar umidade do ar.

A ventilação consiste em trocar o ar do interior com o ar do exterior. Isso é necessário, pois todas as janelas e portas devem estar fechadas para o bom desempenho do aparelho. Isso é essencial, pois mesmo sendo tratado constantemente o ar precisa se renovar. O motivo principal é o consumo de oxigênio e liberação de gás carbônico através da respiração humana.

O Climatizador funciona como um ventilador, mas utiliza a água gelada ou mesmo o gelo para modificar propriedades desse ar antes de devolver ao ambiente. Como longos períodos em um ambiente com ar condicionado prejudicam a saúde, essa opção acaba sendo mais benéfica aos funcionários.

Vale lembrar que também existem equipamentos exclusivos para o aquecimento.

Os aquecedores tem preço mais acessível e podem ser portáteis, usados apenas quando a temperatura cai. Eles podem funcionar eletricamente, a óleo, existindo diferentes modelos. A dica é buscar pelos que usam menos energia para funcionar.

Climatizadores na indústria

Nas indústrias, a necessidade de climatização é ainda maior. Isso porque o ambiente é repleto de máquinas que produzem calor ao funcionar, isso quando não há processos que implicam no uso de fornalhas e outras fontes de calor.

Além disso, costuma ser um ambiente muito maior que um cômodo comum. Assim, o Climatizador industrial precisa de muito mais potência que um comum.

Existe um aparelho de climatização chamado de chiller, muito usado nas indústrias. Ele é como um ar condicionado gigante e também recebe o nome de unidade de água gelada.

O chiller é usado em qualquer lugar que apresente um desafio de controle de temperatura, como aeroportos, shoppings center.

A água gelada que o chiller produz é responsável por arrefecer o ar ou outra estrutura. É possível ter um grande chiller para aquecer o ar de maneira geral, um sistema central ou ter um aparelho para cada máquina, neutralizando o calor por elas produzido.

Outro equipamento de uso frequente na indústria é o Climatizador Evaporativo Industrial. Nesse caso o objetivo é aumentar a qualidade do ar dentro da indústria, a partir de um ventilador e de um umidificador. A temperatura também é reduzida, mas esse não é o único foco.

Um climatizador evaporativo funciona com a aspiração do ar externo por um painel evaporativo, no qual a água circula e evapora em contato com o ar.

O resultado é um ar que sai frio, sem arraste de gotículas de água e sem nebulização. Assim como o chiller, pode ser usado em academias, grandes comércios e outros ambientes maiores.

Em conclusão, o ar afeta diretamente as pessoas e deve apresentar bons níveis de umidade e uma temperatura amena. É possível utilizar sistemas de refrigeração e de climatização para melhorar a qualidade do ar em qualquer ambiente fechado, mesmo que seja grande.

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *