Tipos de vedação da indústria

A indústria é um setor que pede exatidão. Na prática, isso significa que qualquer falha, por mais insignificante que pareça, pode comprometer a linha de produção. Isso, por sua vez, gera não apenas contratempos, como também a perda de dinheiro e até mesmo de lotes inteiros de produtos acabados. Portanto, todo o cuidado é pouco.

Uma das principais maneiras de evitar esse tipo de ocorrência em sua indústria é investindo em bons elementos de vedação para os seus estabelecimentos.

Desde um simples anel até uma gaxeta de borracha, esses itens podem ser de grande ajuda para evitar imprevistos e, assim, tornar o seu estabelecimento mais produtivo.

Quer aprender mais sobre isso? Então continue lendo e confira exatamente o que é um elemento de vedação, bem como quais são os modelos desse item disponíveis no mercado.

O que é um elemento de vedação?

A definição de um elemento de vedação é algo extremamente simples. Esse item não é nada mais do que um objeto capaz de impedir a passagem de um fluido, seja ele líquido ou gasoso, de um ambiente ao outro.

Na prática, isso significa que um coxim de borracha, por exemplo, pode impedir que dois elementos químicos distintos entrem em contato um com o outro, o que, por sua vez, evita a ocorrência de reações indesejadas.

No contexto mecânico, os elementos de vedação têm uma aplicação diferente. Nesse caso, seu papel é impedir a entrada e a saída tanto de fluidos quanto de sólidos, como no caso do pó, do interior da máquina.

Desse modo, ela não apenas se torna mais produtiva como, também, tem a sua vida útil prolongada.

Quais tipos de elementos de vedação existem?

Por mais que todos os elementos de vedação tenham a mesma finalidade, é preciso ter em mente que existem vários modelos desse item no mercado.

Na prática, isso significa que, por mais que uma guarnição de borracha e um anel para vedação tenham a mesma finalidade, eles são considerados adequados para contextos e equipamentos diferentes.

Por essa razão, é preciso pesquisar a respeito de todos antes de decidir qual é o melhor para a sua máquina.

Em dúvida a respeito disso? Então confira, a seguir, alguns modelos de elementos de vedação disponíveis no mercado.

  1. Vedação hidráulica

Em alguns casos, um elemento de vedação pode ser projetado especialmente para barrar a passagem de determinado tipo de fluido.

É o caso daqueles que exercem a chamada vedação hidráulica. de modo geral, sua função é reter fluidos hidráulicos, ao mesmo tempo que barra a entrada de contaminantes e mantém a pressão em um nível adequado.

Entre as peças que podem ser usadas com essa finalidade, estão:

  • Borracha cirílica;
  • Anel de vedação seja para cilindro hidráulico, ou não;
  • Resina de acetato;
  • Resinas de Perfluor-alcoxi.

Como há várias opções de itens que podem cumprir esse papel, é preciso fazer uma análise minuciosa do contexto como um todo para identificar o melhor.

Entre os itens que devem ser avaliados, estão as características químicas do fluido a ser contido, sua pressão e sua temperatura.

Também é interessante considerar que há alguns itens desse grupo que não têm como função barrar fluidos, mas impedir a entrada de impurezas no sistema. É o caso do anel raspador, por exemplo.

  1. Junta de vedação

As juntas estão entre os elementos de vedação mais populares do mercado. O motivo por trás disso é o fato de que sua principal aplicação são os motores, normalmente os de combustão, inclusive aqueles de automóveis.

Desse modo, esses itens permitem que o motor, como um todo, funcione melhor.

  1. Vedação radial

Quem trabalha no ramo de produção de peças de metal sabe que, entre os itens mais demandados dessa área, estão os tubos.

O principal motivo por trás disso é a sua versatilidade: eles podem ser usados tanto como elementos estruturais em canteiros de obras quanto para o transporte de fluidos – líquidos ou gasosos – na indústria.

No caso de fluidos gasosos, normalmente é preciso contar com elementos de vedação pensados especialmente para o formato desses objetos.

A boa notícia é que já há itens disponíveis no mercado da indústria especificamente para essa finalidade: os elementos de vedação radial, como o anel de vedação O ring.

Assim, basta pesquisar a respeito deles e levar em conta as características dos fluidos transportados pela estrutura para definir qual é o melhor.

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *