Tipos de pintura na indústria

Assim como em nossa casa ou em prédios, sejam eles comerciais ou residenciais, é necessário que a indústria também faça seus acabamentos e chame um pintor ou vários até, para exercer sua função.

Não só pela decoração, mas também pelo bem-estar dos funcionários e preservação do ambiente. Quanto mais arrumado, bem pintado e com tintas especializadas, menos problemas terão as paredes, sejam elas internas ou externas.

Conheça mais sobre as possibilidades dessa área no ambiente industrial

Ou seja, assim como qualquer outro ambiente a importância da pintura de parede e afins na indústria atinge também o funcionamento e a manutenção do ambiente como um todo, pois as tintas possuem propriedades que ajudam a segurar umidade e outros problemas causados pelo ambiente e pelo tempo.

E para que você saiba mais como funciona o esquema de pintura industrial, continue lendo este artigo, pois falaremos como é seu funcionamento, mostraremos suas características e propriedades e iremos expor as melhores opções possíveis.

O que é pintura industrial e como ela funciona?

É uma técnica de proteção que empresas de pintura industrial aplicam nos locais para ter uma ação anticorrosiva e promover a proteção do local e os produtos que nele estão, como o aço e outros tipos de materiais como este.

Para que toda essa degradação e corrosão seja inibida, principalmente nos ambientes siderúrgicos, a pintura é uma das melhores saídas hoje em dia.

Esse método serve para diversos tipos de serviços e lugares, mas seu foco maior é realmente o aço, pois ele é o insumo mais utilizado no ambiente industrial.

Algumas de suas vantagens podem ser listadas, como:

  • Sua fácil aplicação
  • Custo-benefício muito interessante
  • Manutenção fácil e rápida
  • É impermeável
  • Protege os produtos que estão no ambiente
  • Adere até em equipamentos de vida marinha
  • Ajuda na estética do ambiente
  • Variação de cores
  • Dependendo da tinha, proporciona isolamentos elétricos, térmicos e acústicos

Para sua aplicação, são feitos basicamente duas etapas essenciais. O pré-tratamento e a pintura em si. O pré-tratamento é feito por um profissional nomeado jatista, o qual joga um jato de areia e granalha na parede para pode limpá-la.

Antes da introdução da tintura oficial, a parede deve ser higienizada e estar sem impurezas e o mais lisa possível para que possa ir para a segunda etapa.

A finalização é seguida da tintura, que primeira é um primer, e quando está seco a tinta toma conta do cenário em duas ou mais demãos até ser absorvida completamente e secar por inteiro.

E para que todo esse trabalho seja feito sem nenhum tipo de preocupação ou complicação, é importante chamar uma empresa de jateamento e pintura industrial, que possa fazer todas as etapas sem nenhum erro.

A vantagem de uma contratação especializada também é importante pois eles já conhecem mais sobre os cálculos de consumo, quantos litros de tinta e afins serão necessários. Também possuem especialista treinados para melhor resultado e analisam todos os ambientes antes de fazer os serviços. Ou seja, a consultoria é completa.

Outro tipo de cuidado que deve ser tomado, é quando você resolve fazer uma manutenção e repintar o ambiente. Ou seja, necessitará de removedor de tinta preço (a consultar).

Essa solução química, assim com a tinta é diferenciado para o ambiente de indústria, pois necessita ser mais forte e concentrado para retirar a tintas epóxi, que são as mais recomendadas para esses ambientes.

Eles são constituídos por alguns modelos diferenciados, sendo alguns deles os alcalinos e os universais. Os dois são usados pelas empresas, mas possuem especificações e propriedades diferenciadas.

Eles são usados comumente por essas empresas especializadas pois possuem algumas vantagens, como:

  • Desgaste mínimo ou zero do objeto ou cômodo
  • Mais agilidade na remoção
  • Praticidade
  • Eficiência
  • Mantém a integridade

Eles devem ser manuseados por profissionais preparados e especializados, pois são elementos tóxicos e necessitam de cuidados especiais.

Os funcionários que lidarão com esse produto necessitam de equipamentos de proteção individual e um treinamento especializado.

Conclusão

Todos os tipos de pinturas industriais são mais densos e pesadas que os comuns, que estamos acostumados.

Então, quando decidir reformar ou repintar o ambiente de sua empresa, contrate serviços especializados para que não haja problemas como acidentes ou trabalhos errados. O seu investimento momentâneo pode evitar maiores problemas pela frente.

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *