Tipos de cabos disponíveis no mercado

Na indústria ou na construção civil, o uso de cabos é uma demanda bastante comum. O cabo espiral para telefone, por exemplo, é um item indispensável não só nesse tipo de aparelho, mas também pode ser usado em outras estruturas.

Além desses acessórios, há modelos de cabos usados para tubulações industriais e obras na área da construção civil. Na fiação encontrada nas instalações elétricas ou hidráulicas o uso de acessórios como cabos e fios é uma necessidade. Para processos de amarração, composição de estruturas, reformas ou proteção das instalações industriais, elementos como estes fazem toda a diferença.

Assim como outros acessórios, os cabos podem ser encontrados em dimensões e espessuras variadas. Portanto, cada projeto industrial ou da construção, há um tipo de cabo adequado.

Quer saber mais sobre como funcionam esses acessórios na prática? Continue lendo e confira alguns tipos de cabos disponíveis no mercado.

1.Cabo chato para ponte rolante

O Cabo chato para ponte rolante é um acessório indispensável neste setor. Muito usado para sistemas elétricos, equipamentos industriais e estruturas como plataformas e pontes rolantes – máquina usada para elevação de equipamentos por guindaste – esse acessório se destaca.

O principal diferencial deste modelo de cabo é seu formato, adaptado especialmente para esse tipo de equipamento.

Há vários modelos e espessuras deste modelo que é o Cabo chato para ponte rolante. Mas, de forma geral, esse acessório se destaca devido à algumas vantagens em relação a outros cabos. São elas:

  • É um cabo flexivel;
  • Apresenta boa resistência contra raios solares e exposição às intempéries;
  • É resistente contra graxas e óleos e agentes químicos;
  • Tem ótima resistência contra altas temperaturas e calor.

2. Cabo espiral para telefone

O Cabo espiral para telefone é um dos modelos mais tradicionais da indústria. Na prática, esse acessório pode ser usado para as mais diversas finalidades.

No caso do telefone fixo, esse cabo serve para a conexão das peças à tomada de energia elétrica e facilita o uso deste produto, proporcionando praticidade ao dia a dia.

Além disso, o Cabo espiral para telefone também pode ser encontrado em equipamentos como impressoras e outros dispositivos eletrônicos.

Esse tipo de cabo pode ser encontrado em várias cores e dimensões distintas. Entre as vantagens do produto, é possível destacar a versatilidade do material, a resistência e a facilidade no encaixe em diversas estruturas.

Outro benefício desse material é que esse também é um cabo flexível e isso facilita o encaixe em diferentes tipos de estrutura.

3.Cabo coaxial

Usado para a transmissão de sinais, esse modelo de cabo é composto por cobre e materiais isolantes. Assim como outros modelos, esse cabo pode ser encontrado em várias espessuras e formatos. O grande destaque do modelo de Cabo coaxial é a composição reforçada.

Além de ser encapado por borracha e blindado com metal, esse material conta com um isolador que é capaz de proteger as interações elétricas. Ou seja, um possível curto circuito.

Na prática, esse cabo é responsável por exercer ondas eletromagnéticas entre o núcleo interno do cabo e a blindagem. Tudo isso torna o Cabo coaxial indispensável para transportar sinais de televisão e equipamentos de vídeo.

4. Suporte para antena externa

A instalação de torres e estruturas com ferro é muito comum no setor da indústria e da construção civil. Entre os acessórios industriais, o uso de dispositivos como cabos e conexões é muito comum.

Sendo o cabo do modelo coxial ou de outro modelo ,há outros elementos como o Suporte para antena externa que também é muito utilizado nas áreas externas.

Na prática, contar com esse acessório oferece muitas vantagens. A primeira é oferecer uma sustentação mais segura para o aparelho de TV.

Além disso, esse acessório é resistente e pode ser encontrado em diversas formatos. Entre as várias possibilidades de usar esse tipo de antena, algumas se destacam:

  • Suporte para TVs analógicas e parabólicas;
  • Utilização em estações meteorológicas;
  • Fixação em para-raios;
  • Proteção de aparelhos contra as intempéries e desgastes.

Independentemente de o cabo ser um Suporte para antena externa ou outro tipo de material, é importante tomar alguns cuidados na hora de fazer a aquisição desse material.

A certificação de qualidade deve ser seguida de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e outras organizações é um deles. Dessa forma, a vida útil do acessório tem maior garantia e durabilidade a longo prazo.

redator Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *